barreiras da comunicação

Veja como superar as barreiras da comunicação com nossas dicas

Toda empresa bem sucedida possui uma boa comunicação. Se não possui, é possível concluir que esse sucesso terá prazo de validade. Por que? Porque a boa comunicação é o que faz com que toda a empresa trabalhe em conjunto e em prol do mesmo objetivo. Quando não se presta atenção nessa questão, as barreiras da comunicação se tornam problemas que afetam o desempenho da empresa. E, às vezes, até o lado pessoal dos profissionais.

Informações incompletas, decisões importantes tomadas sem o conhecimento dos colaboradores e objetivos desalinhados são alguns dos exemplos comuns encontrados em empresas que sofrem com uma comunicação ruim.

Para lidar de forma pontual com essas barreiras, é preciso identificar quais são os problemas para, a partir de então, estudar e pensar nas melhores soluções. Vale lembrar que nenhuma mudança acontece de um dia para o outro – mas o quanto antes elas forem identificadas, antes iniciam as mudanças.

Você também pode se interessar por: Entenda a importância da comunicação interna nas organizações

barreiras da comunicação

As barreiras da comunicação X a sua superação

Existem várias barreiras da comunicação que afetam o dia-a-dia das empresas. Selecionamos cinco que consideramos extremamente importantes – assim como sugestões para solucioná-las.

Barreira hierárquica X Relação de confiança e transparência

Os colaboradores precisam confiar nos profissionais com cargos superiores para quebrar a barreira entre eles. Para isso, é preciso criar um relacionamento de transparência entre as duas partes – assim, a confiança será conquistada.

Barreiras físicas X Utilização da tecnologia

A distância física era uma barreira da comunicação interna. Hoje, utilizando corretamente as inúmeras ferramentas e plataformas tecnológicas disponíveis, já é possível driblá-la. Inclusive, ao invés de barreira, é possível transformá-la em um método de aproximação e aprendizagem entre todos os colaboradores.

Barreiras mecânicas X Investimento na empresa

Aparelhos que não funcionam adequadamente fazem parte dessa barreira. Quando acontece algo dessa natureza, é possível que a produtividade diminua e haja uma falha na comunicação tanto interna quanto com clientes e/ou fornecedores.

Barreiras pessoais e preconceitos X Conhecimento e respeito

No ambiente de trabalho existem pessoas com todos os perfis e personalidades. É preciso aprender a lidar a conviver na sociedade, respeitando e coexistindo com todos, deixando os preconceitos de lado.

A maioria dos preconceitos existem quando não há um conhecimento adequado sobre determinado tema. Essa situação cria barreiras na comunicação, pois causa constrangimento/dores naqueles que se identificam com o que está sendo menosprezado. Para superar isso, o caminho é investir em diálogo, ações de conscientização e o mais importante, respeito para todos.

Barreiras burocráticas X Facilitação de processos

Às vezes as empresas utilizam sistemas de gestão que dificultam a comunicação entre os setores. Para isso, a sugestão é investir em processos que facilitem a troca de informações e a aproximação.

Para complementar a leitura: Ferramentas de comunicação interna: uma lista com 5 opções para sua empresa

Deixando as barreiras para trás

Conhecendo as possíveis barreiras da comunicação e tendo uma noção de quais ações realizar para diminuí-las, cabe à empresa fazer os investimentos certeiros. Uma dica é lembrar de utilizar ao máximo as capacidades tecnológicas para resolver essas questões. Aplicativos auxiliam bastante na comunicação.

Além disso, também é de grande valia estar atento nas rotinas de trabalho e demais processos da empresa. Mesmo que esteja tudo funcionando, é importante ressaltar que o investimento na comunicação deve ser contínuo. Afinal, todos os dias surgem novas informações e compartilhamentos de ideias.

Lembra de mais algumas barreiras da comunicação existentes? Compartilhe com a gente a sua experiência!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias