briefing de treinamento

Aprenda a montar um bom briefing de treinamento para aplicar em sua empresa

Para que todas as operações da sua empresa funcionem de forma coerente, é preciso que a gestão faça certas ações. Uma delas é criar um bom briefing de treinamento. Independe do tamanho da empresa e área de atuação, elaborar um bom briefing é a chave para o sucesso. Isso porque essa ação faz com que a equipe entenda o que deve fazer de maneira objetiva e clara. Ou seja: o bom briefing evita o retrabalho. Com isso, auxilia na redução de custos, otimização de tempo e aumento de produtividade.

Na hora de implantar e oferecer um treinamento para os colaboradores não é diferente. Fazer um bom briefing de treinamento é de grande auxílio, tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Você ainda não compreende a importância de se dedicar a fazer um bom briefing de treinamento? Tem dúvidas de como tirar essa ideia do papel e transformá-la em uma ação efetiva? Então confira esse artigo até o final.

– Veja também: Conheça a importância de estruturar um projeto de treinamento

Qual a importância de fazer um briefing de treinamento?

briefing de treinamento

O briefing pode ser entendido como uma forma de orientação sobre os detalhes que contemplam um projeto. É uma descrição, de forma resumida, sobre as diretrizes dessa ação. Quais ações devem ser feitas por cada pessoa, quais os objetivos finais, entre outros.

Ao se tratar de um briefing de treinamento, esse documento deve mostrar para os colaboradores quais ações realizar. Também devem saber no que devem se inspirar e quais os resultados a serem alcançados. É uma forma para oficializar a orientação, criação e desenvolvimento do projeto de treinamento – seja ele presencial ou online.

O briefing de treinamento, quando bem executado, oferece:

  • A descrição de maneira clara e objetiva do treinamento em questão;
  • Quais os recursos serão necessários/utilizados para colocar o treinamento em prática;
  • Quais os resultados esperados: tanto pela empresa, quanto pelos colaboradores e clientes.

Assim, o briefing permite que as expectativas e desejos de todas as partes envolvidas estejam alinhados. Também é uma garantia maior de que o serviço/produto esteja de acordo com o planejado.

Como fazer um briefing de treinamento?

Como são inúmeras as ações que podem ser feitas, não é possível estabelecer uma receita para esse documento ideal para todos. Porém, existem sim alguns passos básicos que devem ser seguidos nesse momento. Se você está a um passo de criar o seu briefing de treinamento, anote essas informações:

  • Qual o motivo que o fez pensar em criar um treinamento?
  • O que deseja resolver com o treinamento? Qual o seu principal foco do problema?
  • Para quem será feito esse treinamento? Será para a empresa inteira ou apenas para algum setor específico?
  • Quais são os principais objetivos da empresa ao implementar esse treinamento em questão?
  • Quais são os principais temas a serem abordados na ação?
  • Qual será a metodologia utilizada para o compartilhamento de informações?
  • Quais são os recursos que a empresa possui para a realização do treinamento? Aqui, estão incluídos os recursos financeiros e humanos;
  • O treinamento será presencial, online ou híbrido?
  • Qual será o conteúdo e o formato do treinamento? Acontecerão aulas e palestras na própria empresa? Ou vídeo aulas online, leituras complementares, jogos, atividades de interação, entre outros?
  • Como a empresa avaliará o desempenho dos colaboradores?
  • Qual a data de início e a data final do treinamento?
  • Existem outros detalhes que devem ser levados em consideração?

Qual o objetivo desse mapeamento tão específico?

Essas são questões essenciais para a elaboração de um bom briefing. Elas garantem que a empresa invista em uma ação concreta e objetiva. Essas perguntas provam o quão completo deve ser um bom briefing de treinamento.

Apesar de ser um material extenso, ele explica apenas de forma concisa o contexto no qual a empresa está inserida. Também mostra a questão que motivou o treinamento e em qual (ou quais) setor (ou setores) a empresa deve fazer um maior investimento. Esses dados norteiam a equipe. Com isso, é feito um treinamento mais eficaz e alinhado com as expectativas da corporação.

Vale ressaltar que essa é uma etapa extremamente necessária para se obter sucesso no treinamento. Apesar de exigir muita atenção e certo tempo do gestor, o resultado é recompensado. Um bom briefing de treinamento é tão importante quanto o próprio treinamento em si.

– Você também pode se interessar por: Leia nossas dicas para ter sucesso no treinamento online de colaboradores

Antes de aplicar o treinamento faça uma pesquisa de mercado

Além dos pontos anteriores ressaltados, a empresa deve fazer uma pesquisa de mercado antes de aplicar o treinamento. Isso porque a pesquisa mostrará:

  • O que os concorrentes estão fazendo nesse âmbito;
  • Quais as principais tendências de mercado;
  • O que os clientes esperam da sua marca, entre outros.

Após a pesquisa de mercado e a produção do briefing, pense no melhor formato de apresentá-lo para a sua equipe. Essa apresentação pode ser feita via reunião formal e presencial ou online. Cabe aos gestores definirem como o engajamento será maior.

Uma dica para agilizar esse processo é: envie o briefing para aqueles que participarão do treinamento. Peça para eles responderem o e-mail caso tiverem dúvidas. Após, marque uma reunião para responder essas possíveis dúvidas.

Se o briefing de treinamento for bem executado, as dúvidas serão pontuais e a reunião será rápida. Assim, não tomará tempo de trabalho. Por isso ressaltamos, novamente, a importância de desenvolver um documento bem estruturado.

Está pronto para criar um bom briefing de treinamento para a sua empresa?

Hoje não se discute mais se a empresa deve ou não fazer treinamentos. Afinal é de conhecimento geral que essa é uma ação necessária. O que se discute é a forma de fazer esse treinamento.

Ele deve ser o mais eficaz possível, garantir maior produtividade e engajamento dos colaboradores.

Para alcançar esse objetivos propostos a empresa deve, antes de tudo: fazer um bom briefing de treinamento. A partir de então, está mais apta para qualificar e orientar a sua equipe.

A sua empresa já dedica a atenção necessária para o briefing de treinamento? Desenvolve ações efetivas e de qualificação para os colaboradores? Compartilhe conosco suas experiências e resultados positivos nessa área de atuação.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias