Como captar mais alunos em cursos online e crescer sua lista de e-mails

Aprenda a Captar mais alunos, aumentar sua audiência e Lista de Emails

E aí pessoal, hoje vim falar um pouco sobre como você pode aumentar sua audiência, captar mais alunos e aumentar sua lista de emails.

Quando se está começando uma escola online, a vender seus primeiros cursos ou até mesmo quando o projeto necessita gerar mais receitas e captar alunos, a situação pode parecer alarmante, porém, é possível aplicar alguns passos que irão ajudar em sua caminhada. Mesmo que você esteja começando seu negócio agora, as dicas que vou passar aqui se fazem muito importantes para que o crescimento do seu negócio e/ou curso online seja visível de maneira rápida e eficiente.

O que eu vou abordar nesse artigo?

  • Como criar uma página que converte;
  • Como criar incentivos para converter visitantes em contatos e crescer sua lista;
  • Dicas para aumentar audiência e conseguir mais visitas;
  • Como gerar tráfego através de SEO ou anúncios;
  • Por que utilizar Webinars em sua estratégia;
  • Como criar conteúdos consistentes

Você também pode assistir esse material via curso online, acessando: Como Aumentar sua Audiência, Lista de Emails e Conseguir mais Alunos.

 

1. Crie uma página que converte para captar alunos

Geralmente, muitos empreendedores que estão começando perdem boa parte de seu tempo criando uma página bonita e profissional. Percebemos que ao decorrer do negócio, ocorrem vários abandonos pela falta de conhecimento em programação e a pressa de vender o curso acaba sobressaindo a falta de experiência em desenvolver o site. Porém, hoje em dia existem diversas ferramentas que podem ajudar nisso.

exemplo landing page

Se você não faz ideia de como criar um wordpress ou um site do zero, existe a possibilidade de contratar um freelancer, mas, o custo pode ser alto. O ponto que queremos chegar é que esse detalhe não pode ser um impeditivo para a criação do seu negócio. Existem sites gratuitos que possuem templates bonitos e podem te ajudar.

Chega de perder muito tempo no site porque não conhece ou não possui skills de programação! Na eadbox por exemplo, ao criar seu curso, é possível que o layout seja desenvolvido pela equipe e uma base de conversão seja fornecida. Sabendo disso, se torna tecnicamente simples desenvolver a parte visual. Se não faz ideia de como fazer, deixe que alguém cuide dessa parte e sempre pergunte o valor, assim você terá a noção de como aplicar isso no seu negócio. 

 

1.1 Dicas de aplicação

Tenha um CTA logo no início da sua página

landing page eadsummit

No EadSummit, fizemos um teste em nossa academia e também no site principal da Eadbox no mês de novembro de 2016. Quando o site era acessado, surgia a tela perguntando se havia ou não interesse na participação do evento sobre educação a distância gratuito, pedindo o nome e o email.

grafico evolução landing page captar alunos

Foi uma ação simples e rápida que rendeu 351 emails cadastrados na lista. Uma simples ação de 5 minutos que teve uma taxa de conversão de 6.45%, ou seja, é notável a importância desta ferramenta em sua página.

Não sabe o que é CTA? Veja essa dica!

 

Tenha de 3 a 5 conversões em sua página

É importante que estas conversões estejam principalmente no topo. Pode ser um link, um formulário, um banner, enfim, o que importa não é o que está oferecendo, mas sim, como está sendo oferecido.

landing page que converte

Você conhece a regra do 7? Esta regra, define que o ser humano precisa ver sete vezes para finalmente prestar atenção em algo. No mundo digital em que vivemos isso é muito mais presente, pois há muita informação e às vezes uma boa parte dela pode passar despercebida.

Com esta regra, fica clara a importância de uma boa quantidade de conversões. Obviamente, todas elas devem estar dentro de um contexto. 

 

1.2 Ferramentas

SUMOME

É uma ferramenta que possui pop-ups, chamadas de captura, barra de share, diversas maneiras de captura de email. Não possui versão em português mas é fácil de utilizar. Basicamente, é preciso inserir a url que automaticamente é gerado um código de script para colar no html. Se você não domina, peça para quem mexe em sua página fazê-lo que funcionará instantaneamente.

HELLOBAR

Um pouco mais enxuto que o Sumome, porém é o mesmo processo.

MAILCHIMP

Mailchimp nasceu como uma ferramenta de email marketing e permanece até hoje como tal, dando opções de plug-ins que você pode colocar nas laterais ou rodapé do seu site para capturar mais interessados e captar alunos. 

 

2. Crie incentivos para converter visitantes em contatos

Agora que você já sabe criar CTAs e outros itens de conversão, é preciso criar incentivos. Mas o que são incentivos? Pode ser um guia, uma planilha que a pessoa vai baixar, um documento do word, entre outros. Antes de vender você deve criar materiais no seu blog ou no seu curso, sem vender ainda, mas instigando a pessoa a baixar o material. A partir disso você consegue engajamento e conversão para venda, se for seu caso.

Aposte em:

  • Guias ou spreadsheets;
  • Cursos gratuitos;
  • Webinars;
  • Ebooks;
  • Biblioteca com vários materiais que você possui

 

 

O que geralmente fazemos? Utilizamos webinars!

pagina para captar alunos
 
O webinar, uma espécie de transmissão ao vivo, é um dos incentivos que tem dado mais certo. É muito importante saber de webinar hoje em dia, seja qual for seu negócio, é uma boa ideia utilizá-lo. Se você ainda não utiliza, está perdendo negócio. Porém, esta ferramenta é resultado de uma série de testes. Afinal, ao realizar um incentivo você deve testar, testar e testar novamente para ter a certeza de que é a escolha certa.

Além dos testes, é importante sempre pensar no esforço gasto em qualquer tipo de incentivo.

Se você fez um Ebook em uma semana e isso te rendeu 100 alunos, mas o webinar que durou apenas 2 horas gerou 300 alunos, você deve colocar ambos na balança e avaliar qual das opções deve-se investir mais para captar alunos. Já sabe a resposta aqui né? 🙂  

 

3. Dicas para aumentar audiência e conseguir mais visitas

Porque só falar de conversão antes de visitas? Pelo simples fato de que somente visitas em seu site não adiantam de NADA!

Pense, se o seu site possui um tráfego de 200 pessoas por dia, mas não está gerando nenhuma receita, isso se torna inviável para o crescimento do seu negócio. Porém, se 200 pessoas acessam o site e pelo menos 10% delas gera conversão, isso já é um avanço.

 

3.1 gerando tráfego através de SEO e anúncios

SEO

De maneira geral, SEO é um conjunto de técnicas que torna o seu site mais amigável para os mecanismos de busca, ajudando a aumentar o seu tráfego orgânico. Se tratando de tráfego, é uma questão polêmica, pois existem diversos pontos de vista. O ponto que vamos explanar neste texto é o que acreditamos.

Quem utiliza SEO, quer algo mais sustentável, pois quando se tem um SEO bem estruturado, ele cresce mensalmente. Vamos supor que ele cresce 10% mensalmente, ou seja, cresce no piloto automático, através das palavras chaves que estão sendo utilizadas, conteúdos pro seu curso, entre outras questões. Isso gera um crescimento orgânico natural, sem precisar de investimento. Porém, é preciso destacar que este crescimento é demorado e não acontece do dia para noite.

É bom salientar que é muito difícil crescer organicamente em apenas 2 meses. Os resultados serão obtidos de 6 meses para frente, pois existe a concorrência, indexação demorada e outros motivos.

Anúncios

Com os anúncios, o retorno é sem dúvidas mais rápido. Claro, sempre deve haver o teste antes, pois nem sempre você vai acertar em cheio, podendo gastar mais do que deveria, dando um tiro no pé e torrando dinheiro. Mas se der certo, o retorno é mais rápido porque ao invés de esperar o Google te ranquear entre as páginas, você paga e acaba forçando a visualização do seu anúncio.

 

3.2 Como aumentar audiência

SEO

Uma palavra chave muito ampla torna a indexação mais difícil. Tente utilizar palavras mais específicas, que aumentam a probabilidade das pessoas encontrarem. Foque na palavra mais longa que possui um menor volume de buscas, porém o volume certo, por ser menos competitivo. Outra ideia é ter barras de compartilhamento no seu site, ajudando as pessoas a passarem seu conteúdo para frente compartilhando em suas redes sociais.

DICA

Trabalhe o título, a descrição e a url do site com a mesma palavra chave. Não esqueça que o conteúdo deve estar de acordo com o tema e as imagens devem conter a palavra chave na descrição.

 

3.3 Anúncios para captar alunos

Facebook Ads

Com o Facebook ads o retorno é mais rápido por um valor muito menor. É uma boa opção para você que vai começar. Reserve uma quantia de dinheiro necessária para colocar em prática. O Facebook Ads é ótimo para possuir uma proximidade maior com seu público.

Google Adwords

Uma ótima opção assim como a anterior, porém, o custo é mais alto e o retorno é também mais demorado. E geralmente você conseguira captar mais alunos “fundo de funil”.

 

4. Por que usar webinars na sua estratégia?

captar alunos com webinar

Como destacado anteriormente, o webinar é uma das ferramentas que mais converte atualmente. A conversão chega a ser 30 a 40% maior que em outros materiais, sendo uma opção prática e fácil de fazer. Além disso, o custo para a produção é muito baixo.

O webinar é caracterizado como uma transmissão ao vivo onde conteúdo e conhecimento são compartilhados de maneira dinâmica. É fácil, rápido e barato, exigindo basicamente uma webcam, um computador, microfone e acesso a internet. Este modelo se adapta a qualquer negócio, seja para treinar clientes, franquias, funcionários ou fazer consultorias.

SEO para captar alunos

Com muito pouco você consegue:

  • Aumentar lista de contato;
  • Converter e captar alunos como um campeão;
  • Construir um relacionamento e engajamento mais próximo do público;
  • Dominar seu mercado;
  • Fazer sua marca crescer;
  • Criar conteúdo reutilizável

 

 

5. Criando conteúdos consistentes

Não pare nos incentivos do passo 2. Mantenha uma rotina de materiais mensais. Se pretende realizar um webinar a cada mês ou uma aula gratuita a cada semana, calcule seus recursos e o tamanho de sua equipe para então, colocar as mãos na massa.

Uma ideia legal é tentar possuir um tema para cada mês. A partir daí, você pode se inspirar para criar um incentivo mensal diferente e compartilhá-lo.

Outra dica importante é não deixar quem se interessa pelo seu negócio para trás. Você deve conversar com sua lista com uma certa frequência. Seja semanalmente ou a cada 15 dias, mande email para eles e gere conteúdo, criando uma relação próxima com as pessoas que se interessam pelo seu trabalho, encorajando-as com desafios.

Se for possível realizar alguns desses passos, será visível o resultado e o aumento de assinantes por email. A melhor parte após seguir este sistema específico, é ver seus assinantes entrando no piloto automático, ou seja, não será mais necessário realizar promoções constantemente para sua lista e o melhor, não terá que pagar por anúncios.

Mas não se esqueça: Você precisa de algo que funciona, então não gaste dinheiro em infraestrutura e softwares profissionais quando a qualidade do seu trabalho é o que deve sobressair para atrair novos parceiros.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias