Coaching e mentoring são opções de produtos digitais em que o empreendedor precisa ter um contato maior e personalizado com seu cliente.
Eles são basicamente programas de aceleração, que ajudam as pessoas a se desenvolverem melhor em algum aspecto de sua vida. As duas opções são tão parecidas que muitos empreendedores acabam usando-as como sinônimos.
No entanto, antes de começar a trabalhar com eles, é importante saber que tratam-se de programas que apresentam muitas diferenças.
Sendo assim, neste post, vamos falar mais sobre coaching e mentoring e suas diferenças, além de oferecer um passo a passo completo para você lançar sua mentoria! Boa leitura!
O que você vai ler nesse artigo?
O que é coaching?
Coaching, que traduzido para o português significa “treinamento”, é basicamente um programa que ajuda as pessoas a alcançarem um objetivo específico na vida.
Aqui, é importante perceber que o coach não atua criando uma solução ou plano de ação para o cliente. Nesse modelo, o próprio cliente já tem seu plano montado, mas ele precisa de apoio para tirá-lo do papel.
Para isso, o coach fará sessões individuais com uma frequência específica para ajudar o cliente a:
- Ter disciplina e constância;
- Se manter motivado durante a sua jornada;
- Perceber seus principais pontos de mentoria.
Por não precisar montar uma solução para o cliente, o coach não tem a necessidade de ser especialista naquilo que seu cliente busca.
Ele só precisa saber motivar a pessoa para que ela se mantenha fiel ao planejamento e dar conselhos sobre quais habilidades ou comportamentos precisam ser melhorados para que ela alcance seu objetivo.
O que é mentoring?
Por outro lado, o mentoring ajuda o público a se desenvolver melhor em algum aspecto da sua vida e, assim, alcançar seus próprios objetivos.
Para fazer isso, o mentor precisa ter experiência na área que o mentorado quer se desenvolver. Isso é necessário porque, aqui, o mentor terá que montar um plano de ação para o mentorado alcançar o que busca.
O mentoring geralmente é organizado por sessões que podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou a partir de outra frequência. Nesse programa, é comum que ele seja realizado de forma:
- Individual: na qual o mentor realiza sessões personalizadas com um mentorado de cada vez;
- Coletiva: na qual o mentoring acontece com um grupo de pessoas que precisam de orientação para a mesma área;
- Mista: na qual existem sessões tanto em grupo quanto individuais.
Para oferecer uma boa mentoria, geralmente os mentores possuem suas próprias metodologias prontas. Dessa forma, cada mentorado pode passar pelas mesmas etapas e ter os mesmos conhecimentos para conseguir atingir seu objetivo.
Apesar de usar a metodologia, o mentoring consegue ser um programa bem personalizável, onde é possível adaptá-lo à realidade do mentorado para que, assim, ele tenha bons resultados.
Qual é a diferença entre coaching e mentoring?
Depois de conhecer melhor a definição de coaching e mentoring, fica mais fácil enxergar as diferenças dessas duas práticas, não é mesmo? Dessa forma, vemos que, por mais que ambas consigam desenvolver melhor as pessoas, cada uma faz isso de forma diferente.
O coaching ajuda um cliente que já possui um plano a colocá-lo em prática enquanto melhora suas habilidades e comportamentos. Para isso, o coach não precisa ter formação na área do cliente.
Por outro lado, o mentoring visa propor uma solução para os desafios enfrentados pelo mentorado e acompanhá-lo enquanto isso é colocado em prática. Dessa forma, é importante que o mentor tenha experiência na área.
Sendo assim, ambos podem desenvolver melhor as pessoas e promover melhorias importantes em suas vidas. Porém, um necessita que o cliente tenha um plano enquanto o outro cria o plano e o acompanha na trajetória.
Como lançar uma mentoria? Passo a passo
Agora que as diferenças entre coaching e mentoring estão mais esclarecidas, chegou o momento de aprender a como lançar uma mentoria na prática!
Por isso, se você tem bastante experiência em uma área e sabe que pode ajudar as pessoas com seu conhecimento, criar uma mentoria pode ser o melhor formato para realizar isso!
Mas é preciso se planejar e definir alguns pontos antes de lançar a sua mentoria. Sendo assim, separamos abaixo alguns passos para te ajudar. Confira!
1. Defina seu objetivo com a mentoria
O primeiro passo de qualquer projeto que tenhamos na vida é definir o que desejamos alcançar com ele. Dessa forma, fica mais fácil se manter motivado e focar nas atividades certas que ajudem a alcançar o objetivo.
Sendo assim, é interessante pensar no seu objetivo com a mentoria. Para isso, você pode refletir em como deseja impactar a vida das pessoas e que tipo de melhorias gostaria de trazer para elas se desenvolverem melhor.
E para que esse objetivo seja mais fácil de ser feito, pode ser interessante trabalhar com as metas SMART, que ajudam a especificar melhor o objetivo, ajudando, assim, no momento de criar as etapas e tarefas do seu plano de ação.
2. Defina um público-alvo
Com o objetivo definido, você precisa pensar em que tipo de pessoas gostaria de alcançar com a sua mentoria. Para isso, é interessante que você comece a pensar em todas as características do seu público, como:
- Idade, escolaridade e gênero;
- Área de atuação do público;
- Seus principais desafios atualmente;
- O que desejam alcançar;
- Principais erros que cometem;
- Entre outros.
Ao refletir melhor sobre esses pontos, será mais fácil para você construir uma mentoria personalizada para esse público, com as soluções certas para suas principais dores.
3. Construa a sua mentoria
Com o público definido, chegou o momento de realmente construir a sua mentoria! Nessa etapa, você precisa definir como ela será feita na prática e que tipo de conhecimentos você deseja passar para seu público.
Sendo assim, aqui é preciso pensar em alguns pontos importante da sua mentoria, como:
- Qual será o tema dela;
- Quantas sessões ela vai ter;
- Será uma mentoria individual, em grupo ou mista;
- Qual metodologia você vai utilizar durante a mentoria;
- Quais módulos sua mentoria poderá ter;
- Existirá material complementar após as sessões;
- Entre outros.
Nessa etapa de construção de mentoria, você deve pensar no formato que ela vai ter e no que você vai entregar para o seu público.
Após montar o esqueleto dela, você pode seguir criando os materiais necessários, como e-books, vídeos, templates, entre outros que vão existir no seu programa.
4. Faça a precificação
Com a estrutura da sua mentoria pronta, você já pode seguir fazendo a precificação da mesma. Para isso, é interessante considerar alguns pontos, como
- Custos que você vai ter com a mentoria;
- Poder de compra do seu público;
- O valor de trabalho da sua hora.
Com esses pontos estabelecidos, ficará mais fácil para você definir um valor justo pela sua mentoria.
5. Crie uma estratégia de lançamento
O quinto passo da criação de uma mentoria é criar a estratégia do seu lançamento no mercado. No meio de produtos digitais, existem várias formas diferentes de criar um lançamento.
Nesse meio, o importante é gerar expectativa no público para fazer com que ele tenha interesse em adquirir a sua mentoria.
Para criar uma estratégia assim, é importante considerar alguns itens, como:
- O que seu público verá de maior valor no seu programa;
- Em qual linguagem seu público está mais habituado a consumir conteúdos;
- Quais canais você divulgará o lançamento, como redes sociais, e-mail marketing, entre outros;
- Quais formatos de conteúdo você vai utilizar para divulgar sua mentoria, como lives, reels, stories, etc;
- Quanto tempo vai durar o seu lançamento.
Responder essas questões ajudará a dar mais clareza para o processo. Mas, se quiser, também é possível pesquisar estratégias de lançamento para se inspirar nelas.
6. Escolha a plataforma
Por fim, na nossa lista temos a etapa da plataforma que você utilizará para lançar sua mentoria e disponibilizar os materiais dela para seu público.
Esse é um ponto muito importante porque a plataforma é que vai apoiar você durante todo o lançamento, divulgação e hospedagem do produto. Por isso, é importante saber escolher muito bem e se atentar para alguns pontos, como:
- Possibilidade de personalizar;
- Suporte para suas dúvidas;
- Sistema de pagamento integrado;
- Preço acessível para a sua estratégia.
Nessa etapa, nós indicamos que você realize seu lançamento de mentoria com a HeroSpark! Nós possuímos uma plataforma completa com todas as funcionalidades que você precisa para criar uma mentoria de sucesso!
Com a gente você consegue:
- Criar landing pages personalizadas;
- Programar disparos de e-mail marketing;
- Criar seu próprio programa de afiliados;
- Desenvolver um funil de vendas personalizado.
Além disso, nosso suporte funciona todos os dias e possuímos diversos conteúdos para você aprender a vender mais e melhor!
Por isso, venha com a gente e lance a sua mentoria usando a HeroSpark!