e-learning

Dicas e Ferramentas Para Ter Uma Turma de E-learning Criativa

Apesar da eficácia do e-learning, os alunos de um curso online facilmente perdem o foco na matéria. Além disso, são poucos os cursos online que estão preparado com ferramentas que irão ajudar no engajamento de seus alunos. Então, é nosso dever identificar e aplicar estar ferramentas, para facilitar o aprendizado e a colaboração dos alunos dentro de um ambiente EaD.

Veja então algumas maneiras de baixo curso que ajudam os seus alunos a aproveitar ao máximo a sua experiência na aprendizagem à distância.

1) Aposte em Ferramentas de Aprendizagem Diversificadas

“Gurus” do mundo da aprendizagem falam muito sobre a necessidade de criar um ambiente de aprendizagem descontraído. Em cursos presenciais, os treinadores preenchem suas salas de treinamento sinalizando as regras e as expectativas do ambiente, eles utilizam músicas, marcadores coloridos e até mesmo brinquedos (para ajudar os alunos melhor foco).

Por que então não investir nos mesmos processos dentro do aprendizado online? Atualmente com a aprendizagem online, uma tendência pende para o aprendizado auditivo e visual. Embora possa ser pouco intuitivo, o simples ato de rabiscar ideias é outra maneira de aumentar o foco dos alunos, pois através deste processo, os alunos criam um mapa mental do conteúdo que estão absorvendo. Um estudo recente sobre este ato de rabiscar mostra que a retenção dos fatos era 29 por cento maior entre os os estudantes que anotavam sua ideias do que aqueles que não utilizavam este recurso. Então vá em frente e incentive o “rabisco”. Um bom exemplo é apostar em Whiteboards em seu ambiente online.

2) Crie um Senso de Comunidade no E-learning.

Em treinamentos presenciais, é comum o instrutor iniciar a aula com algum “quebra gelo”. Geralmente eles focam em 3 objetivos principais:

  1. Apresentar os alunos uns para os outros;
  2. Dar confiança aos participantes aproximando-os e oferecendo-os uma oportunidade de participação de baixo risco;
  3. Aplicar uma cultura de compartilhamento de objetivos, interesses e preocupações;

Também devemos tomar isso como lição no e-learning. Claro que é mais difícil realizar este processo durante uma chamada online ou em um webinar, mas introduções e quebra-gelos podem realmente aquecer o ambiente e dar uma compreensão dos benefícios de participar das discussões, mesmo que remotamente.

Algumas técnicas interessantes:

  • Quebra gelo estilo Twitter: Pedir uma introdução de máximo 140 caracteres;
  • Interesses: Perguntar aos participantes onde eles gostariam de estar em 10 anos e por quê?

3) Crie Estímulos Visuais Adicionais

Se imagine sentado e observando uma sala de aula comum. Você verá os gestos e as expressões faciais do instrutor, o quadro, a tela do projetor, as respostas dos alunos e, possivelmente, até mesmo o movimento das árvores pela janela. No e-learning, todos os eventos virão diretamente dos recursos que você irá disponibilizar dentro de sua sala de aula, logo, a importância de ter um conteúdo cativante e intrigante para o aluno é extrema.

Uma ideia interessante seria apostar em recursos que necessitem da interação por parte dos alunos. Como pequenas avaliações, exercícios de fixação e até mesmo animações para ir avançando na matéria. Um bom exemplo destas  animações para o EaD são os conteúdos do tipo Scorm. Diversifique e proponha atividades, pergunte e peça opiniões durante as conferências. Uma vez que seu aluno esteja participando, ele provavelmente estará motivado.

Categorias