Vantagens do endomarketing

Entenda agora as vantagens do endomarketing

As vantagens do endomarketing em uma empresa são visíveis a longo prazo. O endomarketing é uma forma de marketing voltada para o público interno de uma empresa ou organização. Ela usa técnicas e ferramentas de marketing, porém direcionadas para o público interno da empresa, os colaboradores.

Na prática, significa explorar os recursos de marketing para engajar o público interno em torno dos objetivos da organização. Para isso, é preciso trabalhar ações e estratégias para desenvolver tal metodologia e fazê-la crescer dentro do ambiente corporativo.

Investir no planejamento é o início. Como qualquer estratégia de marketing, é importante planejar as iniciativas que serão empregadas. Para isto é preciso delimitar os objetivos que se buscam. Se não se sabe aonde quer chegar, como escolher o caminho?

O primeiro passo é fazer um diagnóstico das condições internas da organização. Detectar os pontos de melhoria no que diz respeito à relação entre empresa e colaborador. Saber se existe motivação, coesão, comunicação, envolvimento entre o público e a empresa.

É a partir desse tipo de análise que a equipe de marketing será capaz de definir os objetivos da estratégia. Ela pode ser feita através de conversas informais ou questionários mais estruturados. Após isso, o departamento de marketing será capaz de avaliar as iniciativas mais apropriadas para cada situação.

Uma vez determinadas as ações, quais são as vantagens do endomarketing, quais os benefícios podem ser colhidos pela empresa?

Veja também: aprenda o é endomarketing e porque a sua empresa precisa dele.

As vantagens do endomarketing

O marketing interno traz benesses não somente as pessoas, bem como as corporações. Uma das principais vantagens do endomarketing, segundo apontado por especialistas, é a redução dos níveis de turnover que as empresas experimentam. Turnover é o termo usado para explicar o fenômeno de troca de organização pelo colaborador. Quando ele troca uma empresa por outra, basicamente.

Houve uma melhora no clima organizacional após as ações do endomarketing? Os funcionários mostram mais engajamento no desempenho de suas funções? O colaborador tem conhecimento sobre as atividades da empresa? As respostas para tais perguntas ajudam a explicar os efeitos das ações. Se elas ampliam o nível de satisfação e se geram envolvimento entre pessoa e marca. Se a resposta, ou respostas, forem positivas, um passo foi dado no sentido da redução do turnover. Cada dia mais as companhias se preocupam em adquirir talentos, capacitá-los, e acima de tudo, mantê-los.

As organizações se beneficiam da maior satisfação dos funcionários e de sua retenção. Recrutamento e treinamento envolvem tempo e, principalmente, investimento. Portanto, a lógica é que quanto mais os funcionários ficarem na empresa, estando satisfeitos com seu trabalho, maior vai ser o nível de rentabilidade que eles vão conseguir gerar. Consequentemente, maior será a economia destas organizações.

Veja também: como construir um clima organizacional estável e de sucesso.

Diversifique as inicitivas do endomarketing

Quando falamos sobre a aplicação de técnicas de marketing, temos várias opções para usar. Ou seja, é possível sair das soluções padrão de comunicação com os colaboradores, como e-mails de marketing por exemplo. Tal como acontece com o consumidor final, o público interno também é exigente e não é fácil chamar sua atenção. O conteúdo produzido precisa gerar comprometimento por parte do consumidor, e não é diferente com o público interno.

Se internamente há criação de conteúdo, existe ambiente para proporcionar a diversificação e a inovação. Esta característica fatalmente será transportada para o público externo. Geralmente são os colaboradores os responsáveis pelo processo de venda da empresa para o consumidor final. O sucesso do endomarketing depende do rastreamento dos resultados. Essa é uma das vantagens do endomarketing, você pode aplicar ele de acordo com os dados captados com os seus colaboradores. Inicialmente, é pouco tangível a influência que tem sobre fatores internos. Por isso, monitorar as reações do público externo acaba elucidando o benefício trazido para a organização.

Avaliar números e objetivos é mais fácil que medir a percepção e a satisfação das pessoas sobre o resultado das iniciativas.

Veja também: como melhorar a comunicação corporativa.

Contato com o cliente

Uma força de trabalho bem orientada acaba gerando automaticamente maior satisfação ao consumidor. Quanto mais a cadeia for organizada, bem informada e objetiva, maior é o grau de certeza de concretização do negócio. Maior também vai ser o envolvimento que as partes mantêm durante a negociação. Além de um método de gerência, isso é uma forma de atuar também sobre o ciclo de vendas. É uma maneira de aprimorar as relações comerciais.

Este grau de qualificação e organização gera um melhor fluxo de informação. Isso incentiva e amplia a percepção da necessidade de capacitação, gerando maior engajamento aos padrões e procedimentos da empresa. Além de trazer valor e visibilidade à marca, o que é imprescindível para o mercado atualmente.

O ambiente corporativo

Se os funcionários se sentem mais motivados experimentam maior satisfação no trabalho, eles se sentem capazes de tomar decisões com maior autonomia e passam a se sentir mais respeitados e valorizados por suas contribuições.

Este sentimento leva a um maior espirito de equipe, bem como amplia a sensação de responsabilidade. Um bom ambiente corporativo gera um engajamento maior dos empregadores com a empresa. Os conflitos pessoais também diminuem, já que as pessoas tendem a pensar mais de forma coletiva e menos em objetivos individuais. Desta forma os colaboradores têm melhor disposição para o trabalho. Isso não conta apenas para a a produção, mas também para o convívio social que faz parte da rotina de todas as empresas.

Quem não gostaria de trabalhar para uma organização com uma cultura como essa? Abertura, flexibilidade, busca comum por objetivos e desejo de melhoria. Estes são fatores que auxiliam a criação de um bom ambiente corporativo. E podem ser transmitidos e reforçados com ações de endomarketing. As vantagens do endomarketing extrapolam a produtividade dos seus colaboradores, sua empresa pode ser reconhecida como um local bom para trabalhar pelo mercado, o que vai atrair os melhores profissionais para a sua companhia.

Veja também: comunicação corporativa: 9 dicas para alcançar o sucesso na sua empresa.

Sirva de exemplo

Quando os funcionários de uma empresa utilizam o produto ou serviço da empresa, eles acabam produzindo um conhecimento aprofundado sobre o objeto. Uma das vantagens do endomarketing é fazer com que o seu colaborador tenha a oportunidade de se tornar um cliente. Isso possibilita, partir de críticas, opiniões e avaliações que muitas vezes, se partem do consumidor externo, não chegam aos setores responsáveis pelas mudanças. Isso permite que equipes de marketing interno personalizem e maximizem seus esforços de pesquisa e direcionem seus esforços para a otimização dos processos, dos produtos e serviços.

A mentalidade de orientação ao cliente deve sempre existir, independentemente de como se planeja e foca as ações, mas o endomarketing acaba por servir também como um grande laboratório, já que propicia um espaço de teste de ações, iniciativas, sem precisar expor a marca ao mercado, e principalmente, a seus concorrentes.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias