marketing direto

Conheça as estratégias de marketing direto e planeje suas ações

Existem inúmeras estratégias de marketing no mercado. Porém, por mais que elas continuem a se desenvolver e surjam cada de vez mais tecnologias, um formato que nunca sai de moda é o marketing direto. Ou seja: a busca por pessoas que já possuem interesse naquilo que você deseja vender – seja produto ou serviço.

Sabe-se que o marketing é um esforço feito para divulgar algo. Pode ser feito por inúmeras plataformas, de vários jeitos e para qualquer empresa, independente da área e tamanho. Não adianta tentar fugir: o marketing está sempre presente. Quando bem feito, ele é eficiente para alcançar os principais objetivos da empresa em qualquer âmbito. Aqui, ressaltamos algumas modalidades de marketing que merecem destaque, são eles: o marketing direto e o marketing de permissão – assim como a ligação entre eles. Você já ouviu falar sobre cada um destes?

marketing direto

O que é marketing direto?

O marketing direto é conhecido por focar seus esforços no público que realmente já possui interesse naquilo que você oferece. Sem precisar da ação de intermediários para intervir nesse processo. Porém, erra quem pensa que devido à isso a empresa não deve investir no marketing. Muito pelo contrário.

O marketing direto deve ser feito para reforçar ainda mais o relacionamento com os clientes, fazendo ações para que se tornem – e continuem sendo – consumidores fiéis.

Antes da utilização maciça da internet, o marketing direto era relacionado diretamente à ideias de relacionamento com os clientes por meio de telemarketing e mala direta. Esses formatos de contato ainda existem. Porém, é possível utilizar novas plataformas mais práticas úteis para colocar o marketing direto em prática, como o e-mail marketing e demais ações online personalizadas para cada cliente.

O grande destaque do marketing direto em comparação com os outros formatos de marketing é, principalmente: é mais fácil convencer uma pessoa que já está interessada na sua empresa a consumir seu produto do que começar essa abordagem do zero. Muitas vezes, nem é necessário que haja um trabalho de convencimento real.

– Veja também: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

A ligação entre marketing direto e marketing de permissão

Apesar de esse artigo explicar mais profundamente sobre o marketing direto, é importante ressaltar que o marketing de permissão está muito ligado a ele. Isso porque o marketing de permissão consiste em criar conteúdos relevantes para o seu público. Ou seja: nesse formato, você também já sabe quem é o seu público e cria materiais específicos para ele.

O marketing de permissão preza pelo respeito da marca com o cliente. A corporação só entra em contato após o cliente permitir isso. Essa permissão pode ser feita, por exemplo, por meio da resolução de um questionário.

– Sugerimos que você complemente a leitura com: Entenda o que é o marketing de permissão e como aplicá-lo

Ações de marketing direto para aplicar na sua empresa

Para o marketing direto funcionar de maneira eficiente, a sua empresa pode investir em ações certeiras. Algumas que merecem destaque são:

1. Saiba quem é o público que tem interesse real na sua marca

Essa parte é relativamente fácil de ser colocada em prática. Afinal, o marketing direto já é dedicado para essas pessoas. Cabe à empresa identificar de forma clara quem são esses indivíduos. Ou seja: tenha claro seu público-alvo.

Após, faça uso do marketing de permissão e entre em contato com aquelas pessoas que você já tem conhecimento no seu cadastro de clientes. Para isso, invista em um bom CRM e mantenha-o sempre atualizado. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, leia: Importância do CRM e Carreira por Mateus Rabello – Moskit.

É importante lembrar, para ter sucesso no marketing direto, jamais compre mailing. Construa a sua própria rede de contatos por meio da produção de materiais relevantes e relacionamentos online.

2. Fidelize os clientes e invista no relacionamento com eles

Esse marketing é destinado para aqueles que já conhecem a sua marca. Porém, apenas o conhecimento e o interesse não garante que eles se tornarão clientes fiéis. Por isso, é de extrema importância investir no relacionamento duradouro e constante com eles.

Não dê valor aos seus clientes apenas no momento de oferecer uma oferta especial. Seja mais do que isso. Mantenha uma conversa relevante e contínua. Para fazer isso, a melhor estratégia é manter a audiência engajada por meio de redes sociais com conteúdo de qualidade. Os e-mails marketing também podem ser enviados com uma frequência considerada adequada. Para descobri-la, a melhor forma é fazer testes. Testar os melhores horários de envio, quantidade de material que deve ser enviada por semana/mês, materiais que possuem mais taxa de abertura, etc. Também invista no feedback, que pode ser feito por todos esses canais de comunicação citados – como as redes sociais e e-mail.

3. Quais são as vantagens que os seus clientes recebem por serem fiéis?

Assim como ressaltado no tópico anterior, o público conhecer a sua marca não significa que ele continuará consumindo os seus serviços/produtos. Para garantir que isso aconteça, os clientes devem estar cientes das vantagens e benefícios que recebem por serem fiéis à sua marca. Como fazer isso? Por meio de ações reais, que realmente chamem a atenção do público.

É possível oferecer bônus, brindes, promoções especiais, entre outros. Devem ser ações que façam eles se arrependerem caso não aproveitem naquele momento. Assim, você também incita o senso de urgência do público e faz com que ele esteja sempre atento às ações que você criar. Isso aumenta a sua credibilidade e conquista a confiança do mercado.

Além disso, essas ações auxiliam o cliente a se sentir valorizado e a perceber os benefícios de ser fiel. Você pode oferecer um clube de assinatura, cartão fidelidade e sistema de pontos, por exemplo.

Sua empresa já investe em marketing direto?

De forma prática e resumida: utilizar o marketing direto é importante para uma empresa conquistar e fidelizar seus clientes. Fazer ações pontuais, certeiras e investir em um bom relacionamento com o público auxiliam nesse processo.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco que será um prazer ajudar.  

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias