herocreator inteligencia artificial chatgpt

A necessidade de uma empresa investir na educação e aprendizagem de seus colaboradores é indiscutível. O que se discute muito, na verdade, é de que forma essa capacitação deve ser conduzida.

Afinal, existem inúmeras formas de aplicar modelos de aprendizagem em uma empresa. Uma técnica que foi criada nos anos 90 e ainda continua extremamente eficaz atualmente é o modelo de aprendizagem 70-20-10.

Já ouviu falar desse método? Continue lendo artigo e saiba como aplicar essa fórmula e melhorar os resultados da  sua empresa.

Leia também: Como aumentar a produtividade da sua empresa de forma eficaz.

modelo-70-20-10-dicas

O que é o método 70-20-10?

Na década de 90, três professores realizaram um estudo para descobrir o que fazer para que as empresas melhorassem seus resultados. Após pesquisas, chegaram à conclusão que hoje já sabemos: para um bom rendimento empresarial é preciso contar com profissionais mais motivados.

Como alcançar esse objetivo? Investindo na motivação no trabalho e engajamento de todos. Para isso, é necessário a combinação de estratégias de aprendizagem que vão além de certificações, seminários e cursos engessados.

Assim, Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, por meio de estudos e experiências, conseguiram chegar no modelo de aprendizagem que decidiram chamar de “70-20-10”.

Nesse modelo de aprendizagem é entendido que:

70% do aprendizado acontece por meio das experiências pessoais

Aqui, está incluso o dia-a-dia do profissional, o que engloba sua rotina, desafios e experiências vivenciadas a cada dia. Segundo esse método, 70% do aprendizado decorre do trabalho cotidiano observado na empresa e todas as situações que envolvem essa rotina.

Pode parecer muito, tratando-se de 70% do aprendizado. Porém, é importante para que os gestores tenham noção do quanto é importante preocupar-se com as questões diárias.

20% do aprendizado acontece por meio da observação e inspiração promovida por bons líderes/mentores

A interação com outras pessoas e a inspiração promovida pelos colegas também resultam em aprendizado. Mais especificamente, 20% desse formato de aprendizagem vem da observação e interação com outros.

Por isso é tão importante que a empresa tenha um ambiente de trabalho saudável e conte com bons líderes e gestores. Eles devem inspirar os outros a sua volta por meio de ações e atitudes corretas.

Complemente a leitura: Treinamento de líderes: um passo a passo para aplicar em sua empresa.

10% do aprendizado é adquirido por meio de cursos

Segundo o modelo de aprendizagem 70-20-10, apenas 10% do aprendizado é adquirido e absorvido por meio de cursos. Aqui, estão incluídos também demais formatos de treinamentos corporativos, como seminários/webinários, congressos, workshops, etc.

Como implementar o modelo 70-20-10 no seu negócio

O impacto que o modelo 70-20-10 pode ter sobre os negócios é determinado pela eficácia com que é implementado. Aqui, fornecemos algumas dicas práticas sobre como integrar  o método 70/20/10 em sua estratégia de aprendizado e desenvolvimento.

Aumentar a conscientização sobre 70-20-10 em toda a empresa

O sucesso do modelo de aprendizagem 70-20-10 depende de quão bem informados os gerentes e funcionários são sobre o processo e os benefícios do método.

banner_blog_AI

Seja claro sobre por que o 70-20-10 está sendo implementado e certifique-se de que todos – de gerentes de linha a membros de equipe – entendam que o aprendizado e o desenvolvimento futuros serão facilitados menos pelo treinamento formal e mais pela experiência no trabalho.

Tanto os gerentes quanto a equipe precisam estar cientes do papel que desempenham em seu próprio desenvolvimento, então fale com sua equipe e promova uma conversa entre os membros para dar o pontapé inicial no ciclo 70/20/10.

Utilize os materiais disponíveis

Uma das razões pelas quais o modelo 70-20-10 está crescendo em popularidade é a maior disponibilidade de materiais de aprendizagem.

Graças às plataformas de aprendizagem e compartilhamento de dados na web, empresas de todos os portes agora têm acesso eficiente a materiais de aprendizado acessíveis e de alta qualidade.

Promover a aprendizagem experiencial

Dado que 70% da aprendizagem vem de fazer, é vital que os funcionários recebam uma plataforma para desenvolver suas habilidades no trabalho.

Facilitar a aprendizagem experiencial no local de trabalho se resume a dar às equipes maiores responsabilidades e desafios. Por isso, elas estão constantemente desenvolvendo novas habilidades e adquirindo novas experiências.

Comece delegando tarefas mais desafiadoras aos membros individuais da equipe e dando-lhes maior poder de decisão e controle.

Você também pode impulsionar o aspecto da aprendizagem social incentivando a equipe a construir relacionamentos com pessoas além de seu departamento. Lembre-se de oferecer feedback quando apropriado, sem microgerenciar o fluxo de trabalho.

Aceite uma queda na eficiência para facilitar o desenvolvimento

Quando os indivíduos recebem maiores responsabilidades e desafios, uma ligeira queda na eficiência pode ocorrer enquanto eles encontram e se acostumam a novos métodos de trabalho.

Para promover a aprendizagem experiencial, é importante aceitar isso como um compromisso e permitir-lhes a liberdade de se desenvolver através do fazer e aprender com os erros do passado.

Veja uma queda na eficiência como uma curva de aprendizado e ofereça feedback prático que os ajudará a atender às expectativas sem comprometer seu aprendizado e desenvolvimento.

Em busca de 100% de aproveitamento

Toda empresa quer explorar ao máximo o seu potencial e alcançar o sonhado 100% de aproveitamento.

O modelo de aprendizagem 70-20-10 mostra que para chegar o mais perto possível desse objetivo é preciso encontrar um equilíbrio e investir, primeiramente, em uma empresa com profissionais motivados.

É importante contar com colaboradores engajados e que se sentem parte da empresa. E essas metas são alcançadas nas pequenas atitudes diárias.

Por isso, investir em um bom clima organizacional, valorizar todos os profissionais e mantê-los motivados é de extrema importância para o sucesso da corporação.

Para saber um pouco mais sobre como alcançar esses objetivos, leia: Engajamento no trabalho: como atingir a motivação dos colaboradores.

[wen_cta id=”6405″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias