modelo de aprendizagem 702010

Conheça o modelo de aprendizagem 702010 e aplique em sua empresa

Não se discute a necessidade de a empresa investir na educação e aprendizagem de seus colaboradores. Apenas se discute de que forma essa capacitação deve ser conduzida. Afinal, existem inúmeras formas de aplicar o aprendizado em sua empresa. Uma técnica que foi criada nos anos 90 e ainda continua extremamente eficaz atualmente é o modelo de aprendizagem 702010.

Já ouviu falar desse formato? Continue lendo artigo e saiba como aplicar essa fórmula e melhorar os resultados da sua empresa.

Veja mais: Como aumentar a produtividade da sua empresa de forma eficaz

modelo de aprendizagem 702010

O que é o modelo de aprendizagem 702010?

Na década de 90, três professores realizaram um estudo para descobrir o que fazer para que as empresas melhorem seus resultados. Após pesquisas, chegaram à conclusão que hoje já sabemos: para um bom rendimento empresarial é preciso contar com profissionais mais motivados.

Como alcançar esse objetivo? Investindo na motivação e engajamento de todos. Para isso, é necessário a combinação de estratégias de aprendizagem que vão além de certificações, seminários e cursos engessados.

Assim, Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, por meio de estudos e experiências, conseguiram chegar no modelo de aprendizagem que decidiram chamar de “70 : 20 : 10”. Nesse formato, é entendido que:

70% do aprendizado acontece por meio das experiências pessoais

Aqui, está incluso o dia-a-dia do profissional. O que engloba sua rotina, desafios e experiências vivenciadas a cada dia. Segundo esse método, 70% do aprendizado decorre do trabalho cotidiano observado na empresa e todas as situações que envolvem essa rotina.

Pode parecer muito, tratando-se de 70% do aprendizado. Porém, é importante para que os gestores tenham noção do quanto é importante preocupar-se com as questões diárias.

20% do aprendizado acontece por meio da observação e inspiração promovida por bons líderes/mentores

A interação com outras pessoas e a inspiração promovida pelos colegas também resultam em aprendizado. Mais especificamente, 20% desse formato de aprendizagem vem da observação e interação com outros. Por isso é tão importante que a empresa tenha um bom ambiente empresarial e conte com bons líderes e gestores. Eles devem inspirar os outros a sua volta por meio de ações e atitudes corretas.

– Complemente a leitura com: Treinamento de líderes: um passo a passo para aplicar em sua empresa

10% do aprendizado é adquirido por meio de cursos

Segundo o modelo de aprendizagem 702010, apenas 10% do aprendizado é adquirido e absorvido por meio de cursos. Aqui, estão incluídos também demais formatos de treinamentos, como seminários/webinários, congressos, workshops, etc.

Em busca de 100% de aproveitamento

Toda empresa quer explorar ao máximo o seu potencial e alcançar o sonhado 100% de aproveitamento. O modelo de aprendizagem 702010 mostra que: para chegar o mais perto possível desse objetivo é preciso encontrar um equilíbrio e investir, primeiramente, em uma empresa com profissionais motivados.

É importante contar com colaboradores engajados e que se sentem parte da empresa. E essas metas são alcançadas nas pequenas atitudes diárias. Por isso, investir em um bom clima organizacional, valorizar todos os profissionais e mantê-los motivados é de extrema importância para o sucesso da corporação.

Para saber um pouco mais sobre como alcançar esses objetivos, leia: Engajamento no trabalho: como atingir a motivação dos colaboradores

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias