moodle

Moodle: conheça esse ambiente virtual de aprendizado

Você já ouviu falar em Moodle? Muito usado por instituições de ensino, ele pode ser uma ferramenta muito interessante para cursos inteiramente virtuais e também para suporte de aulas presenciais.

moodle

O que você vai ler nesse artigo?

O que é o Moodle?

Moodle é um tipo de plataforma online e gratuita de aprendizado a distância. É um sistema de gerenciamento de aprendizado, que oferece a possibilidade de disponibilizar cursos e treinamentos de forma online. O nome é uma sigla em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Podemos traduzir como “Ambiente de aprendizado modular orientado ao objeto”.

Dentro dessa plataforma existem muitos recursos disponíveis. Os profissionais de educação ou treinamento podem criar salas de estudo, disponibilizar os materiais didáticos, realizar avaliações, propor discussões e interações entre os alunos… Tudo de forma online e com acesso facilitado para todo o grupo, seja para quem está ensinando, como para quem está aprendendo.

Esse tipo de ação facilita muito o dia a dia do profissional de educação e dos alunos. Por exemplo, hoje ao alguns educadores deixam o materiais complementares disponíveis apenas para cópia na própria instituição de ensino ou distribuem um link para download que pode acabar se perdendo ou não chegando a todos os alunos. Usar um ambiente virtual torna esse tipo de compartilhamento muito mais prático e seguro.

Veja mais: a importância da tecnologia educacional

A primeira versão saiu em 2002, mas estava em desenvolvimento desde a década de 90, por Martin Dougiamas. Na época, Dougiamas era responsável pela administração do sistema de gerenciamento de aprendizado da Curtin University of Technology, na Austrália.

Hoje, a plataforma continua a ser desenvolvida e melhorada de forma colaborativa, por professores, programadores, desenvolvedores e alunos por todo o mundo.

Como o Moodle funciona?

A plataforma funciona como qualquer outro software, podendo ser instalado em qualquer sistema com linguagem php como Windows, MAC Os e Linux. Ela deve também estar vinculada a algum servidor. Para acessá-la, basta estar em um computador com o software instalado, conectado ao servidor e com acesso a internet.

Leia também: ambiente Virtual – AVA: o que é e como utilizá-lo

O moodle pode ser usado como suporte para cursos totalmente pautados em ambiente virtual. Pode também ser utilizado como um espaço para que professores de diversas instituições de educação presencial possam ter contato com os alunos e para disponibilizar os materiais didáticos de forma prática e com acesso remoto.

Muitas universidades e instituições de ensino fazem uso desse software. Alguns destaques são Universidade de Cambridge, Universidade Nacional da Austrália, Universidade da Louisiana. Até mesmo empresas já aderiram ao Moodle, como a Shell, Novell e Allianz.

Você também pode gostar de ler: portal de ensino: entenda o que é e porque investir.

Atualmente o Moodle está disponível em 34 idiomas. A plataforma é utilizada por mais de 4 milhões de professores e alunos em 155 países, com mais de 25 mil instalações e como suporte para 360 mil cursos.

 

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias