Ícone do site Eadbox

Músicas sem direitos autorais: 4 listas para utilizar agora

músicas sem direitos autorais
herocreator inteligencia artificial chatgpt

Se você produz vídeos para a internet, deve saber que existem algumas regras em relação às músicas para as produções. Para não ter nenhum tipo de problema, o ideal é sempre utilizar músicas sem direitos autorais como trilha sonora dos seus conteúdos. Mas, se a maior parte das músicas com as quais temos contato não estão dentro dessa categoria, onde é possível encontrar esse tipo de música?

Continue lendo o post que preparamos, com 4 listas de músicas sem copyright para você utilizar nos seus vídeos!

O que são os direitos autorais das músicas?

Músicas com direitos autorais precisam de licença ou pagamento aos produtores, autores, compositores e muitas vezes gravadoras, para serem utilizadas. Logo, músicas sem direitos autorais são aquelas criadas já com esse viés não comercial. O autor das músicas abre mão de receber os direitos autorais para que elas possam ser utilizadas gratuitamente.

Onde encontrar músicas sem direitos autorais?

Hoje vários sites catalogam e disponibilizam músicas sem copyright de forma gratuita. Listamos alguns deles aqui para você poder adicionar trilha sonora às suas produções audiovisuais sem se preocupar:

BenSound

Esse é um site com um acervo de músicas bem interessante para utilização em vídeos para a internet. O BenSound é bem organizado e categorizado, o que facilita na hora de escolher o tema perfeito para combinar com a proposta do seu vídeo.

Jamendo Music

Outro banco de músicas de uso livre, o Jamendo disponibiliza faixas em MP3 e em OGG. Funciona como uma comunidade online, onde os autores das músicas as liberam para uso. O site é muito prático de usar e também gratuito.

OpSound

O OpSound é um site bem conhecido por quem procura músicas isentas de direitos autorais, principalmente porque é um dos que liberam e inclusive incentivam que as faixas disponibilizadas sejam utilizadas inclusive em projetos comerciais.

YouTube AudioLibrary

O próprio Youtube disponibiliza uma biblioteca de áudio com uma série de músicas sem direitos autorais e também efeitos sonoros, para que os produtores de conteúdo possam utilizar em seus vídeos. As músicas podem ser utilizadas em qualquer projeto, mesmo que não seja para veiculação no YouTube.

Cuidados ao utilizar músicas de livre acesso

Vale lembrar que, além de uma questão de ética, utilizar nos seus vídeos apenas músicas sem direitos autorais é fundamental se você quiser postá-los em plataformas como o Youtube. Esse tipo de site inclusive retira do ar vídeos e canais que não seguem essas regras.

Outro ponto importante é ler com atenção os termos e condições de uso dos sites antes da utilização das músicas. Todos os sites citados aqui disponibilizam músicas sem direitos autorais, mas muitas vezes com alguns padrões e regras de utilização conforme liberado pelos autores.

 

Tomando esses cuidados, você poderá criar os seus vídeos com trilhas sonoras de qualidade, interessantes e sem se preocupar com os direitos autorais das músicas!

[wen_cta id=”3925″]