o que é e-learning

O que é e-learning: tudo o que você precisa saber

O e-learning é uma modalidade de ensino a distância que tornou-se popular de uns anos para cá. Se você está se perguntando o que é e-learning, pode ficar calmo que vamos explicar tudo neste post. Com certeza você já deve ter visto essa palavra em algum lugar da internet. Pois bem, esse processo é relativamente novo se comparado com a modalidade de ensino tradicional.

Não é de hoje que se fala sobre a transformação da educação. Com a evolução da forma de se adquirir conhecimento, com novas ferramentas para obtenção de informação e com a própria tecnologia, a educação também sofreu mudanças. Pensando nisso, criamos um post para abordar esse assunto e tirar suas dúvidas.

Leia também: universidade e-learning, entenda o futuro da educação.

 

O que é e-learning

 

O que você vai ler nesse artigo?

O que é e-learning?

Para entender o que é e-learning, é importante lembrar que essa modalidade não é tão nova no Brasil e está ganhando cada vez mais espaço no mercado, agregando cursos livres e até mesmo graduações.

O e-learning vem da palavra em inglês que significa aprendizagem eletrônica, ou seja, é o método de ensino feito totalmente online. Portanto, é a modalidade de ensino que não sofre interferência por barreiras físicas e geográficas. E, principalmente, é feita somente online. Existe a possibilidade de alguns cursos utilizarem a modalidade presencial e a distância para transferir o conhecimento. Mas, o e-learning se atém apenas a metodologia a distância.

Veja também: e-learning: tudo o que você precisa saber.

O e-learning funciona através de uma plataforma que suporta a criação de cursos online. Geralmente são plataformas LMS (Learning Management System) que funcionam como uma forma de gerenciar o aprendizado. A plataforma simula uma sala de aula, em que o aluno pode acessar os conteúdos necessários para agregar conhecimento. Nela, ele pode participar de fóruns de discussão, chat em aulas, além de ter acesso a materiais auxiliares.

O ponto principal de uma plataforma para e-learning é a capacidade que o aluno tem para se comunicar com outros alunos e tutores EAD. A dúvida predominante de muitas pessoas é se o aluno terá falta de contato com outros tipos de pensamento ao fazer cursos online. Mas, com o avanço da tecnologia e desenvoltura de algumas plataformas, essa dúvida não existe mais. Isso é possível já que a maioria das plataformas possui chats e fóruns integrados.

Benefícios do e-learning

O e-learning proporciona uma nova forma de adquirir conhecimento e não é a toa que tem se tornado tão popular nos últimos tempos. Veja a lista de alguns benefícios do e-learning:

  • Foco no aluno e em sua forma de aprendizado;
  • Flexibilidade de horários;
  • Construção do ritmo de aprendizado do aluno;
  • Empoderamento do aluno na busca por autoaprendizado;
  • Investimento financeiro menor comparado com a modalidade tradicional e presencial;
  • Possibilidade de crescimento, visto que você pode ter quantos alunos quiser, sem depender do espaço físico;
  • É possível oferecer diversos tipos de cursos e conteúdos;
  • O acompanhamento dos rendimentos dos alunos é feito de forma individual.

 

Agora que você já sabe o que é e-learning e seus benefícios comece a planejar suas aulas.

Gostou desse post? Compartilhe com algum amigo ou colega que também pode se interessar pelo assunto.


Categorias