O que é mapa de empatia? Conhecendo o perfil do seu cliente ideal5 min read

Sabe aquela sensação gostosa de que um produto ou serviço foi pensado especialmente para você? Quando atende seus desejos e necessidades?

É exatamente esse o objetivo do Mapa de Empatia!

Continue lendo e saiba mais sobre o que é mapa de empatia e como ele é estratégico nas suas ações de vendas.

mapa-de-empatia-online-empreendedores
O que é mapa de empatia?

Essa ferramenta, que faz parte da metodologia Canvas, foi desenvolvida pela Xplane Consultoria com o objetivo de proporcionar uma visão mais íntima sobre o perfil do cliente ideal de cada empreendimento, além de ajudar a entender o que ainda precisa ser aprofundado sobre ele.

E não se engane, elaborar um mapa de empatia vai muito além do que conhecer dados de perfil demográfico.

Afinal, o conceito da palavra empatia envolve a capacidade de compreender o sentimento e, até mesmo, se colocar no lugar do outro para enxergar vários aspectos de uma mesma situação.

Dessa forma,entender realmente o que é mapa de empatia se torna algo essencial para o desenvolvimento de um plano de negócio efetivo e para empreendedores.

Você também pode se interessar porSatisfação do cliente: como conquistar fãs para sua marca.

Mapa de empatia para empreendedores

Com o avanço da tecnologia, várias mudanças podem ser percebidas no perfil do novo consumidor.

Independente do setor em que se atua, conhecer quem realmente se conecta com sua empresa torna-se cada vez mais essencial. Principalmente, para empreendedores que desejam elaborar soluções e estratégias mais adequadas ao seu público.

Identificar o perfil ideal de cliente é uma tarefa que demanda tempo e dedicação!

Por este motivo, para colocar essa ferramenta em prática, o primeiro passo é reservar algumas horas à pesquisa e análise. Entrar em contato com os consumidores e conversar, fazer pesquisas de mercado, só assim a empresa terá uma boa base de dados para trabalhar.

Você também pode se interessar porEstratégias de fidelização de clientes 9 táticas infáliveis.

Através desses 6 questionamentos é possível identificar qual é o perfil do cliente ideal, persona, buyer persona ou avatar que melhor se relaciona com a empresa. Assim, sua empresa desenvolve produtos, serviços, experiências e soluções de acordo com suas necessidades.

1. O que pensa e sente?

Essa é uma daquelas perguntas complexas e que a resposta pode variar de pessoa para pessoa, mas o objetivo principal é entender como o indivíduo sente-se em relação a vida e seus interesses.

  • Como se sente em relação a determinados assuntos?
  • Quais as suas preocupações?
  • Quais são seus objetivos de vida?
  • Quais são suas dores?

2. O que ouve?

Aqui é interessante entender quais as influências sonoras de seu consumidor, a partir de como, onde e o que ele ouve, considerando meios de comunicação e até mesmo pessoas de seu convívio social.

  • Quem são suas influências?
  • Quais ideais segue?
  • Possui ídolos?
  • Quais meios de comunicação consome?

3. O que fala e faz?

Este questionamento possui o objetivo de entender, de forma simples, o que o consumidor faz com as informações que recebe. Afinal, tudo aquilo que ele ouve pode influenciar diretamente na tomada de decisões tanto profissionais quanto pessoais.

  • Quais assuntos gosta e não gosta de falar?
  • O que gosta de fazer?
  • Possui hobbies?

4. O que vê?

Essa pergunta tem o objetivo de entender o que a pessoa assiste, tendo em vista o meio onde o indivíduo está inserido. Desde programas de tv à redes sociais, tudo que é visto pelos olhos de seu cliente torna-se importante para a empresa.

  • Quais meios de comunicação consome?
  • Como ele consome informações?
  • Como é seu mundo?

5. Quais são suas dores?

A finalidade desse questionamento é entender os medos, frustrações desse indivíduo, além de compreender o que gostaria de mudar na própria vida.

  • O que precisa enfrentar para alcançar os objetivos?
  • Quais são os seus obstáculos?
  • Quais são os desafios que encontra no dia a dia?

6. Quais são seus objetivos?

Esse quesito está relacionado com o que o cliente deseja, compreendendo aquilo que ele precisa para ser feliz.

  • Onde quer chegar?
  • O que acabaria com seus problemas?
  • Quais são os seus sonhos?

Mapa de empatia pronto: exemplo aplicado

Para o mapa de empatia, mais importante do que reter os dados é visualizá-los, não esqueça que essa é uma ferramenta visual. Dessa forma, ele pode ser impresso, feito em quadro negro, em flip chart, com post its e até mesmo online, a dica aqui é usar da criatividade!

mapa-de-empatia-exemplo

Exemplo mapa de empatia pronto | Fonte: Canvas Academy.

Monte o modelo de mapa de empatia online ou offline que melhor se adequa às suas necessidades e que seja mais fácil de incorporar no seu dia a dia.

No mapa, todas as informações serão divididas e categorizadas entre dores, necessidades e sentimentos. Além disso, é interessante dar um nome, idade e profissão a essa persona que representa o cliente ideal da empresa.

Quando todos os questionamentos estiverem respondidos, seu mapa de empatia estará pronto! E assim como ele, você estará pronto para assumir a posição do cliente, imaginando soluções ideais para seu universo, sem achismos ou obviedades, afinal isso é empatia.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é mapa de empatia? Compartilhe com a gente aqui nos comentários para podermos te ajudar!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias