programa de afiliados

Programa de afiliados: conheça essa estratégia de marketing

Destacar um produto ou serviço no mercado sempre foi desafiador. Com a alta concorrência de hoje em dia então, isso se torna ainda mais difícil. As empresas recorrem a diferentes estratégias de marketing para conseguir chamar a atenção dos consumidores. Uma delas é investir em programa de afiliados, pensando principalmente em multiplicar a presença da marca na internet.

Apesar do crescimento do uso dessa ferramenta, ainda existem muitas dúvidas em relação à estratégia, principalmente para quem se torna um afiliado. No post de hoje vamos te contar como esse processo funciona, para quem é interessante participar e como você pode ganhar dinheiro na internet em cima disso.

 

programas de afiliados

 

Como funciona um programa de afiliados?

Um programa de afiliados está atrelado à publicidade e faz parte de uma estratégia maior, chamada de marketing de afiliados. Essa é uma forma de marcas e produtores de conteúdo online trabalharem juntos. A comunicação é mutável e as empresas têm que se adaptar de forma muito rápida para não perder relevância e contato com o consumidor.

Você já deve ter acessado diversos sites ou blogs que têm publicidade no topo, rodapé ou na lateral, certo? Existem algumas formas de disponibilizar o espaço online de um site para inserção de anúncios. Uma delas é colocando o site em uma rede de afiliados.

As empresas querem ter contato com o público e estar presente na internet fora dos canais de comunicação, site e páginas oficiais da marca. Para conseguir isso, buscam divulgação em outros sites.

Veja também: monetização do conhecimento: saiba como fazer.

Dessa forma, vender espaço publicitário na internet por meio de anúncios é uma estratégia de mão dupla. As marcas ganham com a exposição para diferentes públicos e quem abre espaço para anúncio ganha com a remuneração paga por aquele espaço.

Como é possível ganhar dinheiro com esse tipo de programa?

Essa é uma oportunidade interessante para conseguir ganhar dinheiro na internet sim.

Se você tem um site, blog ou até mesmo páginas em redes sociais, pode participar dos programas de afiliados. Disponibilizando espaços específicos para a inserção de publicidade de diversas marcas – principalmente em formato de banners.

Atualmente o maior programa de afiliados é o Google AdSense. Através dele é possível monetizar através de sites, blogs, portais de conteúdo e até mesmo de vídeos do YouTube.

Leia mais: como ganhar dinheiro com o Youtube.

Os ganhos variam conforme o programa de afiliados e são gerados através dos acessos a partir desses anúncios. Isso quer dizer que os rendimentos dependem da quantidades de cliques nos banners, que vão direcionar para a página ou site do anunciante. No caso do Google AdSense, por exemplo, é repassado para o site de hospedagem cerca de 60% do valor pago pelo anunciante pelo clique no anúncio.
O seu site só pode estar vinculado a um programa de afiliados. Por isso, faça uma pesquisa ampla de quais programas de afiliados estão disponíveis para participação, para escolher o que faz mais sentido para você.

Vale a pena filiar o meu site em um programa assim?

Algumas pessoas ainda são mais resistentes aos anúncios na internet, mas elas representam uma porção pequena do público geral. Hoje já existe um entendimento mais amplo de que os produtores de conteúdo não estão errados ao disponibilizar espaço para as marcas e para a publicidade.

A publicidade é o que mantém muitos canais de comunicação. É através dos ganhos com os anunciantes que uma emissora de TV ou de rádio podem continuar produzindo e exibindo os programas para o público, por exemplo. Por que na internet isso seria diferente?

Pense que abrir espaço para as marcas funcionará como um investimento para seu site ou blog. Muitas pessoas que monetizam em cima dos vídeos do YouTube, por exemplo, usam esse ganho para comprar equipamentos de filmagem e iluminação melhores. Para investir nos cenários de gravação, para criar uma carreira.

Veja também: como fazer um vídeo em 6 passos simples.

Através dessa rentabilização você terá um retorno direto de dinheiro em cima do conteúdo que produz e poderá criar conteúdo com cada vez mais qualidade.

Os ganham não são automáticos

Outro ponto importante de reforçar é que ganhar dinheiro com essa ferramenta não depende só de estar cadastrado em um programa de afiliados.

Nenhum dinheiro cai do céu. Todo trabalho demanda esforço e dedicação e quando falamos em produção de conteúdo para a internet isso também é verdade.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias