quanto ganha um youtuber

Quanto um youtuber ganha?

Se você assiste alguns vídeos no YouTube ou está pensando em se aventurar nessa plataforma, deve se perguntar quanto um youtuber ganha, certo? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque esses dados são muito variáveis e não são divulgados oficialmente, nem pelo site, nem pelos inúmeros canais existentes.

quanto um youtuber ganha

Entretanto, existem algumas estimativas em relação aos valores. Com essas especulações, conseguimos ter uma ideia de quanto é possível faturar com os vídeos publicados.

Como funciona a monetização no YouTube?

O Youtube é hoje o principal site de vídeos e continua crescendo exponencialmente. Todos os dias novos canais surgem e são milhões de acessos aos conteúdos audiovisuais. Com essa audiência enorme, a Google (atual dona do YouTube) viu a possibilidade de lucrar – e muito! – com inserção de publicidade.

A plataforma oferece a possibilidade de marcas anunciarem em espaços nos vídeos exibidos no site. Os anúncios aparecem no formato de banners fixos nas laterais dos vídeos, no rodapé e no formato de “vídeo comercial”, na abertura ou no meio do vídeo dos canais.

Uma parte dos valores pagos pelas empresas fica com o próprio YouTube. Outra parte é repassada para os canais que produzem os conteúdos e abrem espaço para os anúncios.

Para ganhar dinheiro com os vídeos do YouTube, é preciso ter um canal na plataforma. Além disso postar vídeos originais, vincular a conta ao AdSense e liberar a exibição dos anúncios.

Leia também: Como ganhar dinheiro no youtube: dois passos essenciais

Mas afinal, quanto um Youtuber ganha mensalmente?

O algoritmo utilizado pelo YouTube para calcular o valor que é repassado da arrecadação dos anúncios pagos não é divulgado e muda com frequência. Mas é de conhecimento geral que fatores como número de visualizações, número de inscritos no canal e a relevância do canal, através de métricas de interação do público com o conteúdo (likes, comentários e compartilhamentos dos vídeos, por exemplo).

No geral, o YouTube considera cada mil visualizações dos anúncios para pagamento da monetização, que pode variar entre U$ 0,60 a U$ 4,00.

Apesar disso, não existe uma regra. Um canal com menos inscritos pode faturar mais do que um com mais inscritos, mas com menos postagens, por exemplo. Ou com vídeos com melhor qualidade e que atingem em cheio o público que os assiste.

Veja também: Quanto ganham os youtubers mais famosos do Brasil

E quanto é possível lucrar por mês? Esse valor não é fixo e quem faz dinheiro com os vídeos não tem como prever o valor que receberá dentro do mês. Em alguns meses o rendimento vai ser maior, em outros menor.  

 

Apesar dessa ser uma pergunta difícil de responder, agora você já consegue ter alguma ideia de quanto um youtuber ganha. Se você tem vontade de começar a gravar vídeos ou já faz isso por diversão, pode começar a pensar em ganhar dinheiro com isso.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias