herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Quando uma pessoa busca por uma mentoria, ela espera muito mais do que um crescimento profissional. Espera também uma relação alinhada com desenvolvimento pessoal, empatia e planejamento estratégico. Para alcançar isto, um bom roteiro de mentoria é fundamental.

Mas, então, como um mentor pode estruturar um plano de trabalho alinhando seus conhecimentos com as expectativas dos mentorados? 

Pensando na sua jornada rumo ao sucesso, montamos um roteiro de mentoria que vai te ajudar a criar um programa com alto valor agregado e a se posicionar como uma autoridade digital. Confira!

Passo a passo para criar um roteiro de mentoria de sucesso

Defina sua persona

Ao iniciar o seu roteiro de mentoria, o primeiro passo após estabelecer o tema deve ser traçar o perfil do seu mentorado ideal. Afinal, projetar uma persona vai lhe render benefícios ao ajustar seu foco e investimento para mentorados em potencial.

Entender a necessidade dessa persona lhe permite planejar focando no resultado buscado, antecipando, assim, a dor dos mentorados e sendo capaz de oferecer as melhores ferramentas e estratégias para que eles alcancem os objetivos estabelecidos.

Alguns aspectos importantes para a construção de uma persona são:

  • Definição de um perfil demográfico;
  • Análise do posicionamento profissional;
  • Conhecimento sobre os conteúdos que ela consome;
  • Identificação dos hábitos de compras.

Definir uma persona é um processo analítico. Então, investir em coleta e análise de dados é fundamental para conseguir mapear seu público-alvo e sua clientela ideal. 

Vale dizer que conhecer o perfil do seu cliente ideal é muito importante dentro de uma estratégia de marketing digital, pois permite o planejamento de campanhas corretamente direcionadas

Portanto, uma coleta de dados eficiente pode ser feita através de pesquisas e formulários ou até mesmo por análise de redes sociais. 

Defina o conteúdo das aulas

O sucesso de um programa de mentoria começa no planejamento dos conteúdos. Afinal, a mentoria não se trata de um papo entre amigos, mas sim de uma relação profissional baseada em confiança mútua e muito conteúdo estratégico.

Desse modo, conheça alguns pontos relevantes que devem ser considerados no seu roteiro de mentoria no momento em que você for definir os conteúdos:

  1. Infraestrutura: a plataforma utilizada é muito relevante na construção do material de acompanhamento, uma vez que você deve ter em mente como será o acesso dos mentorados às aulas.
  2. Tempo: a duração de programas de mentoria pode variar, mas boa parte deles dura 6 meses. Então é importante pensar em conteúdos que possam ser trabalhos dentro do tempo estimado, levando em consideração propostas de atividades práticas e o período de avaliação individual de cada mentorado.
  3. Assuntos: você deve focar na dor do seu mentorado. Os assuntos trabalhados nos encontros ou videoaulas devem sempre agregar ao que eles estão buscando. Um conteúdo de alto valor é aquele que consegue ter uma visão 360º da angústia do mentorado para nutri-lo em excelência.
  4. Feedbacks: avaliar de maneira individualizada cada mentorado é fundamental. Além do profissionalismo, isso ajuda a estreitar os laços entre vocês.

Um conteúdo deve agregar valor ao seu público e também demonstrar a sua autoridade sobre o assunto. Se você está construindo um programa voltado para pessoas em transição de carreira para a área da tecnologia, por exemplo, então todo o material deve ser voltado para temas como planejamento, oportunidades de emprego, tendências do mercado e etc. 

A elaboração de e-books, infográficos e todo o material de acompanhamento deve ser seguido do cuidado na organização do roteiro de aulas, gravação de vídeos e escolha de equipamentos para lives e videoconferências. 

Dedique um espaço para dúvidas e aconselhamentos

Fazer um acompanhamento individualizado e ter momentos para tirar dúvidas e dar conselhos faz parte do escopo de um programa de mentoria de alta performance.

Além de ser um momento empático, ele é fundamental para que os seus mentorados compreendam os assuntos trabalhados e para que você acompanhe de perto a trajetória deles. Isso encurta a curva de aprendizagem dentro de um processo.

É nesse momento reservado que um mentor também consegue sentir o real estágio de crescimento de seu mentorado, podendo dar feedbacks e aconselhar para que ele possa atingir o melhor desempenho possível. 

É possível também estabelecer um momento para dúvidas de grupos, dependendo da dinâmica da sua mentoria. 

O tempo determinado para esse tipo de acompanhamento pode ser estabelecido semanalmente, quinzenalmente ou em encontros mensais. No entanto, é importante defini-lo antecipadamente em seu roteiro de mentoria.

Crie uma relação com o mentorado

Desde o primeiro momento, mentor e mentorado devem alinhar suas expectativas e estabelecer uma relação de confiança durante todo processo. 

Assim, um bom mentor deve se atentar para:

  • Ser um bom ouvinte;
  • Saber fazer as perguntas certas;
  • Conhecer o assunto;
  • Observar seu mentorado e ter consciência de suas ações; 
  • Tecer sempre comentários e feedbacks construtivos.

Ser mentor é, antes de tudo, inspirar alguém a se desenvolver pessoal e profissionalmente. E a melhor forma de realizar uma tarefa como essa é sabendo como compreender as pessoas e se conectando com elas para atingir objetivos.

A mentoria é um infoproduto em ascensão no mercado. Por isso, fazer dos seus conhecimentos e habilidades uma forma rentável de empreender no digital é uma realidade e pode ser mais simples do que você imagina.

Para isso, a HeroSpark te dá um suporte completo, desde a montagem do funil de vendas até a hospedagem do seu curso online. Com a Hero você também conta com uma área de checkout exclusiva para fazer as vendas da sua mentoria com muito mais segurança. 

Portanto, assim que você construir o seu roteiro de mentoria, crie sua conta grátis na HeroSpark e venda a sua mentoria em uma plataforma que vai alavancar o seu negócio! 

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias