thumbnail

Thumbnail: o que é e como utilizar em seus vídeos

Ao longo do tempo muitas palavras foram sendo criadas e a partir do seu uso constante começaram a fazer parte do nosso dia a dia. Esse é o caso do thumbnail – que em inglês significa polegar (thumb) e unha (nail) –, apesar do nome não ter relação com seu atual significado. Isso quer dizer que com o tempo algumas palavras têm seu significado alterado, como por exemplo, a palavra nuvem. Ela pode significar a condensação de água suspensa na atmosfera ou, como conhecemos hoje, pelo drive de armazenamento online.

 

thumbnail

 

Afinal, o que é thumbnail?

Talvez você não esteja familiarizado com a palavra, mas se você acessa sites como o YouTube, por exemplo, com certeza já viu. Thumbnail nada mais é do que imagens em miniatura. São aquelas pequenas imagens estáticas na lista de vídeos que aparecem quando você pesquisa algo.

Mas não é somente no YouTube que podem ser utilizados. As imagens em miniatura são usadas em diversos tipos de mídia como blogs, Google imagens e galeria de imagens do seu celular, por exemplo.
A principal função de um thumbnail é dar uma perspectiva do que vai ser apresentado. Por ser uma imagem em miniatura, é mais leve e seu carregamento é mais rápido. Dessa forma é possível carregar várias imagens para ilustrar o que vem a seguir.

Um exemplo clássico é o próprio Google imagens. Ao procurar alguma imagem aparecem exemplos em miniaturas e ao clicar a imagem em tamanho real aparece. Dependendo do tamanho, a imagem pode demorar a carregar, isso pode acarretar em uma desistência ou falta de entendimento do assunto.

Quais são os benefícios?

Com o tamanho reduzido mais rápido será carregado e menos banda de internet é gasto. No meio digital quem usa com muita prioridade o thumbnail é o próprio YouTube. Que resume todo o vídeo em uma imagem.

Componentes de uma boa miniatura

Quando pensamos em YouTube imaginamos apenas o player de vídeos, mas acabamos esquecendo que também é um mecanismo de busca. Assim como o Google, o YouTube possui algoritmos de busca que otimizam os resultados.

Portanto, o thumbnail é o elemento crucial para a decisão do usuário clicar ou não em seu vídeo. Para que sua miniatura tenha resultados satisfatórios, é necessário que possua alguns componentes:

  • Imagem – é o elemento principal de uma thumbnail. Pode ser uma imagem capturada ou produzida de modo que faça referência com o vídeo. Ela será o que mais vai chamar atenção na miniatura;
  • Texto – apesar de a imagem ter um significado forte é necessário um texto. Pode ser uma frase curta, mas que tenha ligação com seu vídeo;
  • Cores – as cores têm grande importância no resultado final. Quando utilizadas de forma certa casam com o branding do seu negócio;

Quanto mais alinhado sua miniatura estiver com seu vídeo, mais assertivo será. Isso contribui no tempo de permanência que é fator de extrema importância para seu ranqueamento.

Então, de nada adianta sua miniatura ser esteticamente bonita se não tiver nenhuma ligação com seu vídeo. Quando isso acontece a taxa de rejeição aumenta, aumentando a má reputação e trazendo um ranqueamento baixo por conta disso. Portanto, capriche nas suas imagens em miniatura e seja objetivo!

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias