vender curso online

Vender curso online através do WordPress

Quando se fala em vender curso online pela internet atualmente, a ideia de criar uma loja virtual é a primeira coisa que vem em mente.

Mas existem vários serviços de construção de lojas virtuais para vender o seu curso de ensino à distância. A EadBox, por exemplo, conta com uma plataforma ead integrada com os meios de pagamentos. Porém, existe um modelo de negócios para conversar as suas vendas que é direcionado para o ensino a distância: os blogs.

A melhor plataforma para executar o marketing de conteúdo através dos blogs é o wordpress. Mas como é possível transformar um blog em uma verdadeira máquina de vendas? Primeiro, a empresa precisa ter certeza que seguiu alguns pré-requisitos para não ter problemas posteriores em seu wordpress.

Domínio de marca na internet, hospedagem, tema profissional e plugins são pontos geralmente desconsiderados, ou até mesmo esquecidos no momento de ingressar em plataformas similares. Mas são importantes no desenvolvimento do negócio virtual.

Neste texto, vamos abordar o básico para a implantação do wordpress visando o marketing de conteúdo para o seu curso online.

CTA Ebook cursos online

ebookcursos-online

Domínio

Escolher um domínio está entre os passos mais importantes. É preciso levar algumas coisas em consideração para não errar já no início. Evite nomes longos ou com erros ortográficos, além hífens e outros caracteres que não sejam letras. Use o mínimo possível de números. Domínios difíceis de lembrar também não são uma boa escolha. Criar um domínio com nome de marca e empresa que possui o direito do nome por lei também pode trazer problemas futuros.

Hospedagem

O WordPress é uma plataforma completa, mas há um pequeno detalhe: é preciso pagar pela hospedagem do seu site. Ainda assim, vale a pena, visto que falamos de negócios. E mesmo que seja um investimento mínimo, será necessário.

Criar o espaço em uma plataforma gratuita pode ser uma tentação em um primeiro momento, para quem quer economizar. Mas a brincadeira pode ficar séria e as vantagens por economizar no início podem se dissolver quando os acessos começarem a crescer e problemas com tráfego e falta de controle surgirem.

As principais vantagens da hospedagem paga são: possibilidade de uma composição visual bem trabalhada (e portanto mais pesada), o carregamento mais rápido das páginas, além do controle total sobre as funcionalidades do blog.

Há mais um malefício dos hospedeiros gratuitos: a publicidade. Mesmo sem autorização específica do ‘dono’ do blog, o hospedeiro vincula propagandas nos blogs hospedados, o que pode gerar mal estar com algum possível cliente ou, até mesmo, um conflito de interesses entre a publicação e a publicidade.

Vamos utilizar de exemplo a própria EadBox. Imagine que aqui, em nosso blog de conteúdo sobre educação a distância, aparecesse ao lado uma publicidade sobre um concorrente, mesmo que indireto. Isso é mais comum do que se imagina, já que os algoritmos dos sites de pesquisa têm sido desenvolvidos para entender os gostos de cada internauta, a fim de apresentar propagandas que coincidam com seu gosto. Se a pessoa está em um canal de informações sobre ead, é possível, e até provável, que já tenha pesquisado sobre isso, e alguma publicidade a respeito do assunto vai ser mostrada a ele, independentemente de ser ou não um blog de uma empresa que presta tal serviço. Isso pode diminuir a conversão em seu site.

Pagando pela hospedagem, o seu endereço não está sujeito a anúncios indevidos e incompatíveis com os seus negócios. Você até pode ter publicidade, mas a negociação será diretamente da companhia.

Tema profissional e plugins

Utilizar um tema profissional proporciona ao visitante uma experiência visual única. Quando se fala de experiência do usuário, o design do site tem papel primordial no quesito. No próprio site do wordpress, você encontra uma variedade de temas e plugins, e muitos deles podem se encaixar nas necessidades do negócio. Portanto, há de se considerar investir em um tema profissional para seu site.

Busque plugins que satisfaçam as suas necessidades. O desenvolvedor armazena diversos plugins para blogs, muitos são gratuitos, outros pagos. Porém, é necessário ter cautela quando escolher, pois nem todos são confiáveis.

blog eadbox

Descrição dos produtos

Além da descrição bem escrita do produto, ela precisa ser informativa e atraente. É importante ter detalhes (breves), ser espontâneo, criativo e, ao mesmo tempo, instrutivo ao consumidor para que ele sabia exatamente o que está adquirindo.

Otimização para SEO

O Search Engine Optimization (SEO), é uma das alavancas de uma página bem feita e bem pensada. A mecânica por trás da sigla é a forma como os sites de busca encontram os respectivos assuntos e catalogam em suas páginas. Ou seja, quanto mais otimizado para a busca, mais fácil a página da empresa será encontrada e mais cedo ela aparecerá nas páginas do google, bing, yahoo, etc.

Escrever títulos e textos baseados na forma como as pessoas pesquisam, e em técnicas de SEO, ajuda a melhorar o ranking do seu blog nos mecanismos de busca, e consequentemente os produtos têm maior chance de exposição.

É possível usar plugins para tal otimização, o que permite à empresa focar na palavra-chave de seu produto e verificar possíveis formas de melhorar sua mensagem, seu conteúdo e sua dinâmica.

Processo de compra rápido e fácil

É imprescindível garantir que o seu aluno vai ter um processo de compra simples, curto e rápido. Isso evita que ele se sinta incomodado a ponto de desistir. É recomendável que se solicite ao comprador apenas o que for estritamente necessário para completar o processo.

Aumente a conversão e as vendas de sua loja com uma plataforma totalmente integrada com meios de pagamentos. Ofereça diversas opções de pagamentos para os seus clientes.
Com os meios de pagamentos integrados na plataforma suas vendas ficam mais fáceis e seguras. Você tem acesso a estas funcionalidades com a plataforma eadBox.

Agilidade do método de entrega

Produtos digitais, como o acesso a plataformas de ensino a distância, podem ser entregues ao comprador imediatamente após o pagamento. O visitante adiciona o produto ao carrinho, digita suas informações de pagamento, executa o pagamento e então é imediatamente direcionado a uma página segura para fazer o download ou para realizar seu cadastro na plataforma ead.

Concluídos os passos anteriores à venda, alguns pontos técnicos também são necessários para otimizar o blog da empresa e gerar vendas de plataforma ead com ele.

Transparência

É fundamental para qualquer empresa transmitir credibilidade e confiança. Ter uma política de vendas clara, fácil e disponível é essencial para qualquer blog que pretende vender um serviço. FAQs e procedimentos a respeito de devoluções, problemas técnicos e insatisfações, devem fazer parte de sua página e devem ser de fácil acesso, proporcionando agilidade e resolução às pessoas, o que as fará sentir mais confortáveis em fazer negócios com você.

Seja rápido para responder perguntas

É preciso estabelecer contato com possíveis clientes o quanto antes. Quando alguém busca um produto, está na iminência da compra, mas espera que a empresa também esteja apta a responder suas perguntas quando preciso. É imprescindível não deixar o consumidor esperando.

Além disso, tais questionamentos servem como um retorno de opinião, o que pode gerar informações importantes sobre suas estratégias de divulgação e vendas, apontando melhorias nos processos da companhia.

CTA Trial

trial


Categorias