Certamente você já acompanhou um vídeo no YouTube que a imagem possui uma qualidade aceitável, mas o áudio incomoda a ponto de você não conseguir entender certas frases do seu interlocutor. Agora, imagine se isso ocorre quando você está em meio de um Curso Online. Um áudio profissional para vídeos não vai fazer com que você tenha mais alunos, mas um áudio ruim certamente fará você perdê-los.
A sinergia entre o vídeo e o áudio é o que entregam a mensagem para o expectador. Tornar o seu áudio profissional para vídeos é fundamental para passar a experiência desejada para seu aluno. O primeiro passo é analisar o local que está fazendo a captura do conteúdo, pois as ondas sonoras refletem nas paredes, teto e no chão. Você pode perceber nitidamente a diferença dessa reverberação quando fala no banheiro, devido ao revestimento, e também em ambientes grandes e vazios que produzem eco. Por isso, evite locais com o pé direito alto e cômodos grandes, pois vão gerar uma reverberação que o microfone irá captar.
Tanto câmeras digitais quanto DSLR possuem microfones incorporados, alguns deles até estéreo, mas não são ideais para captar uma vídeo aula, por exemplo, eles são mais focados para sons ambientes do que a voz de quem está falando para a câmera. Investir em um microfone pode ser a solução.
[wen_cta id="2329"] |
Qual microfone é o ideal para mim? Os microfones direcionais, boom ou shortgun, são aqueles utilizados nos cinemas e possuem uma qualidade incrível, podendo ser utilizado com alguém operando ou parado com um suporte próprio. A qualidade tem o seu preço, geralmente são caros, a compra é recomendada para quem quer investir em muitos cursos em vídeo.
Os microfones de lapela são aqueles utilizados pelos apresentadores de telejornal, são discretos e ficam presos nas golas da camisas. A captação do áudio deste tipo de microfone é muito sensível, ou seja, capta pouco o som ambiente e por isso deve ser posicionado próximo da origem do som.
Como Criar Títulos Incríveis para Cursos Online e Webinars
Mas se você está sem dinheiro pra investir no momento a saída pode ser utilizar o seu smartphone. Todos da nova geração possuem um microfone integrado melhor do que o das câmeras e são bem práticos de usar. Se optar por isso, duas dicas valiosas: os microfones de celular são omnidirecionais, ou seja, vão captar o som de tudo que está a sua volta, quanto mais silencioso for o local de gravação, melhor; além disso, você não poderá conectar o celular na câmera, então não se esqueça de sincronizar o áudio com a câmera batendo uma palma ou utilizando uma claquete para utilizar este pico de onda como referência.
[wen_cta id="2320"] |