Como Criar Títulos Incríveis para Cursos Online e Webinars

Como Criar Títulos Incríveis para Cursos Online e Webinars

Você apostou no melhor conteúdo para seus cursos online e webinars, mas é o título que vai definir se o internauta verá distraidamente o link e não vai clicar, ou se ele vai pensar “isso parece interessante, vou ler/assistir”. Portanto você deve fazer com que os títulos dos seus cursos ou webinars sejam os melhores possíveis.

 

Com atenção e criatividade é possível até duplicar o tráfego de acesso!

 

É comum que com a preocupação em produzir um conteúdo excelente, deixa-se o título por último, como se ele fosse apenas um “acessório” do material escrito. Porém, o título é tão importante quanto o restante do texto, ter isso em mente é primordial para o sucesso do seu curso.

 

Títulos podem falhar quando eles não combinam com o artigo escrito ou não são relevantes para aquele tema específico. Por exemplo, quando o comprimento excede 62 caracteres, os mecanismos de buscam tendem a ignorar o restante do título e isso pode diminuir sua taxa de conversão a longo prazo.

 

Pequenos ajustes podem trazer um excelente resultado. Por exemplo, um estudo recente feito pela Content Marketing Institute descobriu que incluir um hífen ou dois pontos no título aumentou a taxa de cliques (CTR) em 9% nos títulos que não tinham.

Leia Também: Como Divulgar e Promover meus Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

capa-divugação

 

Ficou empolgado? Então é hora de encarar o desafio do título. É ele que vai garantir que todo o trabalho feito não fique esquecido em um cantinho nas páginas de resultados dos buscadores. Neste artigo, confira as melhores dicas para escrever títulos poderosos, atrativos e úteis para os leitores.

Porque Webinars Geram Mais Leads que outros materiais ?

TEMPO NECESSÁRIO PARA CRIAÇÃO DE TÍTULOS

 

Em alguns casos de sorte o título surge em nossa mente de surpresa e é puro sucesso. Mas não é recomendável contar apenas com a sorte, ainda mais quando se trata de estratégias de divulgação de conteúdos da sua empresa, certo?

 

Por isso, dedique um tempo razoável e crie seus títulos com capricho. O ideal é se imaginar no lugar do leitor e pensar o que o atrairia mais: um título bem pensado ou uma chamada genérica?

 

BRAINSTORM DE TÍTULOS

 

Não crie apenas 1 (um) título, crie diversas versões para escolher a melhor opção. Com base nessa ideia, elabore até 15 títulos por artigo, extraia os 5 melhores e só depois faça seleção definitiva.

 

Pode parecer exagerado à primeira vista, mas certamente com o tempo você vai perceber que é possível aumentar a meta de acessos únicos mensais. Trabalhe desde modelos mais simples até os mais elaborados, e só então compare e decida qual é o melhor.

 

PERCENTUAIS E LISTAS

Destacar no título as porcentagens também é interessante. Introduções com este tipo de informação fisgam logo de primeira o público interessado naquele determinado assunto.

 

Outra atratividade que as pessoas adoram são as listas, das mais simples e de puro entretenimento até as mais técnicas e profissionais. Títulos como “10 dicas para ….” ou “15 fatores que facilitam....” tendem a chamar mais atenção.

 

 

TÉCNICAS DE SEO

seo-wheel-ss-1920

Bem, e não adianta nada escrever um conteúdo que recebeu muitas visitas quando foi publicado, mas não fica bem posicionado no mar de buscas, não é mesmo?

 

Lembre-se: Seu título será a primeira conexão com os leitores e, se você falhar, tudo estará perdido. As pessoas irão ver seu título no e-mail, nas redes sociais e até mesmo nas ferramentas de busca, como o Google. É por esse motivo que você deve pensar bastante antes de definir o título do seu artigo.

 

Portanto, você não pode esquecer as técnicas de SEOOtimização de Sites. É um conjunto de práticas e técnicas que visa a posicionar um site em mecanismos de busca, como Bing e Google.

 

A dica principal com relação aos títulos é que eles contenham palavras-chave que possam gerar tráfego para o seu site. No título podem haver duas palavras-chave que, combinadas em uma pesquisa, podem posicionar muito bem seu site.

 

A TÉCNICA AIDA

 

Essa é uma técnica bem simples para explicar os elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do usuário. O acrônimo AIDA pode ser traduzido como:

 

  • ATENÇÃO
  • INTERESSE
  • DESEJO
  • AÇÃO

 

É um ciclo que você precisa seguir para atrair visitantes para seu site.

Atenção é simples. Você deve usar uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do leitor. (ao final desse artigo, listamos algumas palavras poderosas para essa função).

 

Você deve despertar o interesse mencionando o principal benefício que o leitor irá tirar do seu artigo.

 

O desejo de ler o artigo precisa ser despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência.

 

Finalmente, faça a sua chamada para ação quando estiver compartilhando seu artigo nas redes sociais, com o uso de “clique aqui para ler o artigo”.

 

perdomoenilson

TÉCNICA 4US

Essa é outra técnica para lembrar quatro regras blog que chamem a atenção do público. Elas são consideradas os “4 U’s”:

  1. Seja ÚTIL para o leitor,
  2. Crie um senso de URGÊNCIA,
  3. Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
  4. Faça tudo de forma ULTRA ESPECÍFICA.

a) Título único: Significa ser “de um único tipo.” Em outras palavras, seu título tem que ser diferente dos outros. Então como você sabe que seu título é único?

Simples: coloque-o no Google e digite o título entre aspas. Você tem que usar as aspas para obter a busca exata que você quer. Nos resultados de busca do Google acima, o ideal é que a apareça a informação de o título digitado “não foi encontrado.”

É claro, milhares de pessoas podem direcionar para a mesma palavra-chave (otimização da taxa de conversão), mas seu objetivo é escrever um título que ninguém tenha, que seja inédito!

 b) Títulos ultra específicos: A segunda regra para escrever um título que chama a atenção é: seja ultra específico. O título do seu conteúdo controla tudo que você coloca abaixo dele, não importa o formato ou plataforma que você o publique.

Quanto mais preciso você é, mais autoridade você terá em seu segmento de atuação e mais fácil será para construir uma conexão com os clientes. Além do mais os títulos ultra específicos dão ao leitor o entendimento do que ele pode esperar quando clicar para ler o conteúdo.

Ser ultra específico também ajuda a não confundir seus leitores com seus títulos. Portanto, evite ser vago e vá direto ao ponto.

c) Senso de urgência: Crie um receio de perder uma grande oportunidade.

O público é propenso a parar de ler seu conteúdo ou até mesmo marcá-lo para ler depois. O propósito é conseguir fazer com que seus leitores cliquem no título na hora criando um senso de urgência.

Clientes em potencial tentem a responder rapidamente, porque a psicologia está sendo utilizada para persuadi-los a comprar baseados em suas emoções e justificar suas decisões baseadas na lógica.

Escassez e urgência são dois elementos importantes do texto que são usados juntos para produzir resultados excepcionais. O público não irá ignorar seu título, porque eles não querer perder o que está do outro lado do título, depois que ele for clicado. A única maneira que eles tem para descobrir, é clicando e lendo.

d) Útil: Todas as três regras acima – único, ultra específico e urgente – se relacionam à utilidade. Se seu título e conteúdo não são úteis, não importa a urgência que você empregue, não vai funcionar.

Útil quer dizer muitas coisas – prático, que ajude, tenha valor, seja informativo, que valha a pena, gere benefícios, vantagens e por aí vai. A questão é ajudar os leitores a terem esperança, sabendo que seus problemas podem ser resolvidos.

 

Esperamos que você tenha entendido a parte psicológica de como os títulos conseguem atrair a atenção do usuário, você está pronto para aprender como criar títulos incríveis para cursos online e webinars?

 

Veja a seguir 4 passos para escrever títulos poderosos que impulsionarão seu tráfego de busca, classificação e compartilhamentos sociais.

 

CTA Ebook Vendas

Banner_Ebook-5Dicas-para-vender-seus-cursos-online_Eadbox

 

PASSO #1: USE NÚMEROS ESPECÍFICOS & DADOS EM SEU TÍTULO

 

O título é responsável por mais de 50% da eficácia dos seus posts. Se você falha em escrever títulos poderosos e clicáveis, todo passo que você der no marketing será uma perda de tempo. Integrar números específicos e dados dentro do seu título é uma maneira eficaz de fazer com que ele seja mais atraente aos leitores.

 

Uma curiosidade é a ciência por trás dos números ímpares. Frequentemente você encontrará posts virais com números ímpares no título e irá se perguntar o motivo dos autores não terem utilizado números pares.

 

Isso acontece porque o cérebro parece acreditar mais nos números ímpares do que nos pares. Números ímpares também parecem ajudar as pessoas a digerir e recordar a informação mais facilmente. E em vez de usar o numeral por extenso, experimente inserir o próprio numeral nos títulos.

 

Nota: Se você está escrevendo um guia com um passo a passo, não inclua mais do que nove passos, porque o cérebro humano encontra dificuldade em processar mais do que nove itens de uma vez. Entretanto, se você está escrevendo sobre ferramentas ou diferentes maneiras de fazer as coisas, não há limites para os números que você quiser usar.

 

 

PASSO #2: UTILIZE UMA LÓGICA ÚNICA

 

Usamos a expressão lógica para este tópico para mostrar o quanto é importante ter uma razão subjacente para que algo seja feito. Se você quer que as pessoas leiam seu conteúdo, você tem uma boa razão para isso?

 

Algumas das palavras que demonstram lógica para ler que você pode usar para escrever títulos dos seus cursos online são:

criar cursos online

PASSO #3: CHAME ATENÇÃO

 

Sabemos que as pessoas têm muitas coisas disputando a atenção delas, e infelizmente a atenção das pessoas tem caído ao longo dos anos. De acordo com o site StatisticBrain, a média de atenção das pessoas nos dias atuais é de 8,25 segundos.

 

Então a principal função do título é chamar atenção. “Atenção” simplesmente significa foco mental para uma dada tarefa, neste caso ler o conteúdo completo ou assistir ao seu webinar.

 

Como fazer isso?

 

1). Afirme o óbvio em seu título: Os títulos devem ser fáceis de entender. No momento que um leitor em potencial cai em sua página, eles não podem precisar de ajuda para descobrir sobre o que você está falando. Use palavras simples para se expressar e transmitir sua mensagem.

 

2) Use adjetivos interessantes: Adjetivos são importantes na linguagem falada e escrita. O adjetivo é aquilo que descreve ou qualifica e pode ser usado para impulsionar seu título e fazer com que ele seja muito atrativo para as necessidades do seu público-alvo. Veja alguns exemplos de adjetivos interessantes que você pode usar para criar seu título:

criar contenido para cursos online

3) Direcione o leitor com seu título: Todo título que contém “você”, o engajamento é muito alto. A palavra “você” conecta e cativa seus leitores a um nível pessoal.

 

Mas além disso, direcione seus leitores e procure escrever títulos específicos para eles, principalmente que façam eles se sentirem exclusivos. Veja alguns exemplos:

  • Apenas Para Filiados do Clickbank: Dobre Sua Comissão WordPress Para Blogueiros: 4 Maneiras de Proteger Seu Blog
  • Blogueiros: Criem um Fluxo Interminável de Ideias
  • Atenção Professores: Garanta a atenção dos seus alunos

4) Use palavras emotivas: Nenhuma palavra é igual à outra. Algumas palavras têm o poder de causar mudança, podem fazer as pessoas chorarem, enquanto outras evocam a alegria.

 

Palavras impactantes e emotivas são popularmente chamadas de “palavras com poder.” Aqui estão algumas palavras que incentivam os potenciais clientes a tomar a decisão de acessar seu curso ou seminário:

crear titulos para cursos online

 

Você pode usar uma ou mais palavras poderosas em seu título, mas certifique-se de que elas sejam úteis e tenham uma leitura natural. O propósito de usar palavras poderosas é para aumentar a taxa de conversão, em seus e-mails, nos posts no blog, cursos online e webinars.

 

Apelar para a emoção do seu cliente irá aumentar suas vendas e compartilhamentos sociais de uma forma significativa. O cérebro dos seus potenciais clientes é programado para repelir qualquer mensagem que não seja clara e realista. Mas assim que você começa a trazer um apelo emocional para as pessoas, eles serão mais propensos a confiar em você.

 

 

PASSO #4: COMPARTILHAMENTOS DE MÍDIA SOCIAL

 

Você tem que monitorar o número de compartilhamentos e likes no Facebook, tweets, compartilhamento no LinkedIn e pins no Pinterest. Se uma parte do conteúdo gera mais comentários que os outros cursos que você lançou ou textos que você escreveu, isso significa que você fez algo melhor – talvez com seu título, promoção ou estratégia. Você precisa descobrir o que é e usar como fonte para as próximas.

Acima de tudo, seja consistente e continue aprendendo novas maneiras de fazer com que seus títulos sejam clicáveis e úteis.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias