capa divulgação

Como Divulgar e Promover Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

Nesse momento você já deve estar com o seu curso online funcionando a todo vapor e com uma cartela de clientes e alunos em constante crescimento. Agora é o momento de você melhorar a forma de promover e divulgar cursos online para que os seus clientes continuem utilizando o seu conteúdo, para assim alcançar aquilo que eles tanto almejam.

Para isso é necessário que você consiga atrair a atenção das pessoas, construir interesse, fazer com que elas sintam que precisam daquilo e ainda motivar os seus atuais consumidores de conteúdo. E isso só irá funcionar se utilizar métodos criativos para ganhar visibilidade, e não focar só na criação de conteúdo e no contato com os clientes.

 

USE O QUE VOCÊ TEM DE DISPONÍVEL

As melhores maneiras de divulgar o seu curso online é por meio da mídia social, do apoio da comunidade, o seu público alvo, networking e propaganda.

 

USE SUA EXPERIÊNCIA

Para muitos criadores de conteúdo essa não é a primeira experiência com o material utilizado, então se você possui experiência com determina assunto certifique-se de mostrar isso e use-o de forma vantajosa.

 

FAÇA COM QUE SEUS ALUNOS PROCUREM SEU CONTEÚDO

 divulgar cursos online

Seus alunos e clientes vão voltar ao seu conteúdo se este estiver sempre atualizado e trazendo informações fáceis de entender e de acessar. Também é legal fazer divulgação de pessoa para pessoa, o que gera confiança e consequentemente irá elevar as conversões do seu curso. Usar o seu conhecimento para orientar seus alunos é uma das lições mais úteis durante a gestão do curso.

 

Uma vez que a divulgação e promoção do curso está caminhando, a única coisa a se fazer é esperar para que os estudantes comecem a entrar no seu site. Com o apoio certo, a pesquisa e a paixão pelo assunto, o curso estará no caminho certo para o sucesso.

 

Veja os passos que devem ser seguidos para divulgar e promover o seu curso com sucesso:

1 – Decida quem você esta querendo ajudar.

2 – Alcance os meios de comunicação locais para divulgar seu curso.

3 – Utilize as mídias sociais para chamar a atenção do público.

4 – Administre seu tempo.

5 – Envie atualizações.

6 – Interaja com seus alunos semanalmente para manter o interesse deles sobre o curso.

7 – Peça feedback para melhorias futuras.

8 – Use todos os recursos que a plataforma oferece.

 

Ainda assim, mesmo com toda a organização e preparação do seu curso, você tem que lidar com outros fatores importantes. O ensino à distância cresceu muito nos últimos anos, ou seja, a procura é grande, mas o mesmo acontece com a oferta. E o grande desafio é destacar o seu curso online entre tantas opções disponíveis na internet.

 

Confira algumas dicas de planejamento de marketing digital que você pode utilizar para chamar atenção para o seu curso:

 

– QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO?

Se você está criando um curso online é porque há um público interessado nesse assunto, então antes de qualquer coisa descubra quem é o seu target, isso irá ajudar a segmentar a divulgação e atingir os seus alunos em potencial. Quando se usa a internet é essencial fazer um filtro ou você não conseguirá atingir aquelas pessoas que teriam real interesse em seu curso e no final você só iria esgotar os seus investimentos.

Se o que você busca é um posicionamento relevante diante dos seus concorrentes, é necessário usar ferramentas que o auxiliem, pois as pesquisar na internet trabalham com conceitos muitos específicos e rígidos para filtrar tudo que é publicado. Se for usar palavras-chave, fuja daquelas com conceito muito amplo e que possam direcionar usuários da rede de maneira errada ou que coloque seus conteúdos no meio de informações dispersas.

 

– QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS QUE VOCÊ IRÁ OFERECER?

Mesmo que o seu curso seja criativo e inovador tenha certeza que outra pessoa tem um conteúdo no mínimo parecido com o seu, ou seja, você possui concorrentes (diretos e indiretos) e a melhor forma de se destacar diante deles é divulgar os seus melhores conteúdos e mais específicos. Forneça a seus alunos conteúdos extras, como por exemplo, videoaulas, textos, infográficos, revisão, entre outros. Também se mostre próximo a seu aluno, esteja disponível para tirar as dúvidas sobre o conteúdo, faça com que suas aulas sejam sempre dinâmicas e diferentes, mantendo o interesse de seus alunos.

 

– TRACE ESTRATÉGIAS

divulgar cursos online

 

Para ter uma ideia de quanto você irá investir em seu curso, é importante criar um campanha que responda a estratégias e objetivos, assim você pode ajustar eventuais falhas com mais facilidade e principalmente identificar a vida útil daquela divulgação. Não deixe a mesma mensagem de divulgação por muito tempo, tente de tempo em tempo modificá-la para assim causar maior impacto e efeito nas pessoas.

 

– SITE

Por oferecer maior comodidade, flexibilidade e facilidade, os cursos online passaram a ter maior procura por pessoas que precisam ter maior controle sobre o seu tempo. Lembre de focar o conteúdo para essas pessoas, para o seu público-alvo, e mantenha o seu site sempre atualizado, objetivo e com uma interface simples e de fácil entendimento.

Com relação ao conteúdo, tente sempre deixar claro no título sobre o que será o conteúdo do texto, não seja redundante, traga informações novas com exemplos e dicas, prenda a atenção do aluno a cada palavra e dessa forma você conseguirá construir uma rede de clientes que sempre vão procurar o seu conteúdo e não o do seu concorrente.

 

– PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO

Agora é importante pensar quais canais de comunicação podem ser usados de forma relevante para divulgar o seu conteúdo, e para definir qual plataforma usar, é importante ter sinergia entre as ações para assim potencializar os seus resultados. As redes sociais, os e-mails marketing e os links patrocinados são algumas das redes mais eficientes e mais acessados pelos usuários na rede.

Criar perfil nas redes sociais é essencial para qualquer um que tem vontade de criar um curso online, pois essa é uma das melhores maneiras de divulgação e chamada para promoções ou outras ações que podem ser diárias e amplas.

No caso dos emails marketing é importante prestar atenção para que ele seja composto de forma coerente e que atinja o público-alvo. A melhor maneia de construir o seu mailing é através do cadastro de interesse que pode ser realizado por meio do site, por isso é fundamental investir em links patrocinados que direcionem o seu público-alvo para o seu site.

 

– MANTENHA CONTATO COM O SEU PÚBLICO

Um dos erros cometidos por várias pessoas após criarem a os seus cursos online é acreditar que depois de sua divulgação tudo vai se resolver por conta própria. Mas não é bem assim, mesmo que você tenha se empenhado ao máximo para planejar e criar os seus conteúdos, é importante fazer um acompanhamento, rever as etapas, verificar se algo pode ser melhorado, pedir um feedback de seus alunos para saber se eles estão satisfeitos e sempre ficar atento a tudo para que não ocorra imprevistos que possam atrapalhar o andamento de seu curso online.

Leia Também- > Como Criar Cursos Online: Aprenda a Planejar, Construir e Vender Cursos Online

Para isso é legal verificar se sua campanha está tendo os resultados esperados, exemplo, se a quantidade de visualizações e os percentuais de cliques previstos estão dando retorno, e caso isso não esteja acontecendo muitas vezes só é necessário fazer pequenos ajustes.

Outro fator importante é responder em um prazo aceitável as dúvidas e solicitações que surgirem, pois quando uma campanha é lançada é normal que o fluxo de contatos aumente e é importante estar preparado para qualquer situação.

São muitas as possibilidades de divulgação dos cursos online, agora só é necessário verificar qual é o modelo que melhor se encaixa no seu programa.

 

DICAS DE MARKETING PARA IMPULSIONAR AS VENDAS DO SEU CURSO ONLINE

Não só você deve ser capaz de projetar cursos online que sejam envolventes e esclarecedores, mas também deve ter o know-how para entrar no mercado e promover os seus  cursos de ensino à distância para o seu público-alvo.

 

Estratégias infalíveis de email marketing para lançar seu curso online

online-marketing

 

1 – MOSTRAR AOS ALUNOS UM POUCO DO QUE SERÁ APRESENTADO NO CURSO PARA PRENDER A ATENÇÃO DELES

Hoje em dia, muitos alunos querem ter uma ideia do conteúdo que será apresentado no curso online que eles irão fazer, pois ninguém quer investir em algo que na verdade não era o esperado. Por exemplo, comerciantes e promotores oferecem brindes de seus produtos para os clientes experimentarem e assim decidirem se gostaram ou não, e fazer isso com cursos online não deveria ser diferente. Além disso, você cria confiança com seu futuro público mostrando que o foi prometido será cumprido.

Isso funciona muito bem para aqueles que são céticos com relação aos cursos online, assim eles podem verificar quais os conteúdos apresentados e ter uma primeira ideia de como será a aula. Não esqueça de aproveitar para pegar um feedback para que você faça as modificações antes mesmo do curso ir para o ar efetivamente, ou seja, funciona como um test drive. Além disso, certifique-se de incluir informações de contato, como o seu site ou e-mail no final da pré-visualização, assim eles podem comprar o curso completo após a visualização da versão gratuita.

 

2 – GARANTA SUA APROVAÇÃO

feedback divulgar cursos online

 

Se você quer ter mais alunos se inscrevendo para o curso online, por que não oferecer-lhes uma prova de que ele realmente faz o que você diz que faz. Por exemplo, se você afirmar que o seu curso online vai aumentar a sua habilidades para resolver problemas, peça a um de seus alunos satisfeitos para escrever algo aprovando ou um depoimento para que você possa colocar no seu site.

As pessoas geralmente gostam de experimentar coisas novas. Mas no caso de curso online eles preferem ver comentários e depoimentos de outros alunos para se decidirem. Mas como você pode obter esses apoios? Você pode pedir a seus alunos para escrever uma revisão positiva ou pode optar por pesquisas e questionários. Se um aluno dá um feedback positivo, você pode usar isso em seu site ou em seus materiais de marketing.

Publicar a opinião de um dos seus alunos sobre o conteúdo irá mostrar mais confiança e satisfação sobre o material apresentado, assim ficará mais fácil para que as outras pessoas que ainda estavam indecisas sobre a inscrição a realizem, pois agora eles têm uma certeza de que o conteúdo trás algum benefício em algum nível.

 

3 – DESENVOLVA A IMAGEM DA SUA MARCA

Mesmo se você desenvolver um curso online que ofereça uma ampla gama de benefícios para os seus alunos e preencha uma necessidade que eles têm, ainda assim não é possível ver os seus números de inscrição dispararem a menos que os seus futuros alunos percebam que a sua imagem de marca como confiável e credível. É por isso que é tão importante para trabalhar a sua marca. Você não quer que os alunos lembrem somente da sua marca, mas que de algum modo eles queiram continuar aprendendo sempre algo novo com o seu curso e que este conteúdo seja de alta qualidade.

Separe um tempo para construir uma marca e, em seguida gerencie sua reputação e sua presença online. Peça para os alunos te darem um feedback, assim você pode fazer tudo em seu poder para garantir que a sua marca seja sinônimo de experiência e comprometimento com o que foi prometido no programa. Além disso, em todas as mensagens ou posts, não se esqueça de incluir o seu site e todas as informações importantes de contato, para que os alunos possam entrar em contato com você.

 

4 – SEJA UM ESPECIALISTA NA SUA ÁREA

Ser autoridade sobre o seu conteúdo lhe dará oportunidade de construir um nível de credibilidade que é incomparável. Você deve ser a pessoa que todo mundo procura quando eles precisam de informações sobre o seu conteúdo. Crie posts que tragam dicas e conselhos. Torne-se ativo nas redes sociais, como o LinkedIn e Twitter, participe de grupos de cursos online, como o design instrucional e dos profissionais de E-Learning Group, e comente regularmente nas redes sociais e fóruns sobre o seu curso e opinião. Seja coerente sobre a criação de posts, se torne especialista em seu campo para que os alunos não hesitem em procurar você quando eles precisarem de ajuda com algum assunto ou dúvida específica sobre o tema de sua especialidade.

 

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

 

5 – OFEREÇA UMA SOLUÇÃO ESPECÍFICA PARA OS PROBLEMAS

Como acontece em qualquer modelo de ensino, quando surge uma dúvida é importante ter alguém a quem recorrer para resolver esse problema, e para que o seu curso online seja completo você deve responder prontamente a seus alunos e suas dúvidas. É importante deixar claro aos alunos o que eles vão ganhar com aquela experiência especificamente, e não dar uma explicação vaga e sem falar nas habilidades e conhecimentos que serão apresentados no curso online. Outra dica é criar uma campanha que atenda às necessidades de grupos específicos, ou seja, deixe a sua marca na mensagem, mostre quem é você e porque você é o/a melhor sobre o assunto.

 

6 – EXPLIQUE COMO O SEU CURSO ONLINE VAI ATENDER AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM

Seja o mais específico possível quando você estiver criando a descrição de seu curso online. Mostre exatamente o que eles vão aprender após realizar o seu curso, da forma mais concisa e clara possível. Dê a eles informações detalhadas sobre não só o que eles vão ganhar com esse conteúdo, mas como eles podem aplicar essas informações no mundo real. Os produtores de conteúdo não dizem aos consumidores o que o produto faz, eles enfatizam o quanto o produto irá mudar suas vidas para melhor, é dessa forma que eles conseguem chamar a atenção dos alunos para o conhecimento que será adquirido fora da sala de aula.

Por isso é essencial que você indique claramente o que o seu curso pode oferecer, quais os benefícios que ele irá fornecer e como isso vai funcionar. Mostre a seus alunos como o curso vai resolver um problema que eles enfrentam em uma base diária e quais as vantagens que eles pode receber ao concluir esse curso online. Em alguns casos, também é importante exaltar porque o seu curso online é melhor que os cursos tradicionais, especialmente quando se lida com as organizações que podem estar em dúvida se converter ao ensino online.

 

7 – IDENTIFIQUE O SEU PÚBLICO-ALVO

Antes de qualquer coisa é necessário identificar exatamente quem você está querendo abordar e o que eles esperam. Isso normalmente envolve uma quantidade razoável de pesquisa de mercado, pesquisas, entrevistas e grupos focais. Aprenda o máximo que puder sobre o tipo de formação educacional e cultural de seu público-alvo, saiba identificar se você vai se dirigir para iniciantes ou alunos avançados, qual a base de conhecimento atual do seu público-alvo e que tipo de informação eles precisam para adquirir ao comprar o seu curso online.

Uma vez que você tem uma ideia de quem será o seu público-alvo, você terá maior capacidade de adaptar os seus conteúdos para melhor atender aqueles que têm interesse em comprar o seu curso.

 

8 – MOSTRE COMO O SEU CURSO ONLINE É MAIS EFETIVO

Existem dois tipos de valores a considerar aqui. O primeiro é o valor que os seus alunos vão investir no seu curso e o segundo é se ele for gratuito. Se eles estão pagando para o seu curso online, então você precisa para mostrar que esse valor cobrado vale a pena. Por outro lado, se a sua empresa está pagando a conta, é preciso também entender se o tempo que você esta gastando vale a pena. Tenha em mente que seus alunos não têm muito tempo livre, de modo que eles estão procurando um curso online exatamente para cumprir o que um curso presencial não oferece.

 

Após colocar em prática as dicas para impulsionar as vendas de seu curso online, é importante contratar pessoas capacitadas para dar aulas e planejar da melhor maneira o seu curso. Agora siga o seu instinto, produza um conteúdo interessante e de qualidade e não esqueça de criar campanhas para aumentar ainda mais a procura por seus cursos online. Boa sorte!

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias