mkt-reduzido

Estratégias infalíveis de email marketing para lançar seu curso online

Quando falamos sobre todas as tarefas que você vai precisar realizar para construir, comercializar  e lançar seu curso online, o envio de emails marketing é uma das partes mais importantes para a conclusão efetiva do projeto. Aqui você vai entender porque é importante estar preparado para qualquer situação que surgir, como lidar com ela e qual a melhor maneira de escrever e configurar seu email.

A criação de um email marketing pode ser muito mais complicada do que parece, por ser um canal de comunicação e relacionamento. Para isso é necessário entender qual a melhor forma de incentivar as pessoas a abrirem e clicarem nos links do seu email. E isso só será possível se você melhorar a sua taxa de abertura, número de cliques e relacionamento com sua lista de contatos.

Para criar um incentivo é necessário enviar em média de 3 a 5 emails para que os clientes comecem a criar confiança e criem interesse em abrir seus emails. Outro ponto fundamental para isso acontecer é fazer com que o seus clientes em potencial sintam que são importantes, isso pode ser comprovado por meio de um planejamento feito com antecedência sobre os conteúdos que serão enviados a eles e quais complementos podem ser adicionados a seus estudos.

O processo de vendas só será efetivo quando você quando você configurar a sequência de emails de lançamento e determinar quem fará parte da sua lista de contatos. Com esse canal pronto, é possível enviar inúmeros formatos de emails, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis e muito mais. E cada um desses formatos devem ser enviados em determinadas situações, exemplos, quando vender um produto, notificar sobre atualizações em um blog, disponibilizar um download gratuito ou celebrar o fim de ano.

 

Criação de email marketing

Se você precisa enviar uma grande demanda de email por semana, é muito mais fácil ter modelos pré-definidos de email marketing, assim a cada campanha não será necessário criar um novo template. É possível mudar apenas o conteúdo e manter o modelo, isso te oferece mais agilidade, qualidade, economia e identidade da sua marca. Seguem algumas dicas para a criação de seu email marketing:

 

html-css lançar um curso online

 

 

1 – Crie o email no formato HTML e distribua o conteúdo entre texto e imagens;

2 – Use alt tags nas imagens e sempre as descreva. Utilize esse espaço para encorajar a exibição da imagem, escrevendo na alt tag, por exemplo, “eBook Introdução ao Email Marketing – Clique em ‘Autorizar imagens’ para visualizar”;

3 – Coloque links nas imagens, pois mesmo se elas não forem exibidas, a área das mesmas serão clicáveis;

4  – Tome cuidado com o tamanho da imagem, pois se for muito pesada vai demorar para carregar, a espera pode desencorajar o destinatário ou mesmo ser interpretada como SPAM pelos serviços de email;

5 – Veja se o serviço de email marketing que sua empresa utiliza possui templates prontos em HTML para envio.

 

O Guia Completo Para Vender Cursos Com Webinars

 

 

Formato para criar emails marketing

Abaixo veja algumas opções de formato que podem ser utilizados na criação de um email marketing e em qual situação devem ser aplicadas:

 

1 – Modelo de email promocional

Emails promocionais são campanhas que possuem como foco promover uma oferta, geralmente são compostos por muitas imagens e call to actions, como por exemplo, “Compre aqui” ou “Baixe gratuitamente”. Pode tratar sobre:

– produtos físicos, como e-commerces e empresas de varejo em geral, que usam o email como canal de vendas para o consumidor final;

– produtos ou serviços digitais, ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas;

– produtos digitais gratuitos, como eBooks, ferramentas, webinars ou outros materiais.

 

 

2 – Modelo de email informativo

Conhecidos como newsletters, tem como objetivo informar sobre atualizações e novidades relevantes sobre o seu negócio ou sobre o nicho de mercado. São emails com uma quantidade significativa de textos e chamadas maiores contendo links para seu site ou para seu blog. Modelo em que o conteúdo deve ser o centro da ação, o foco não é somente na métrica, mas na informação de quem clicou em determinado link. É importante que as newsletters sejam enviadas de forma periódica para garantir o engajamento e deixar sua marca em destaque, garantindo assim sua visibilidade.

 

3 – Modelo de email transacional

Emails transacionais são mensagens que indicam algo já esperado por seus clientes. São informações para os usuários confirmarem um pedido, uma compra, a troca de uma senha, um cadastro ou o recebimento de um material gratuito. O foco é a confirmação, geralmente são emails mais simples e curtos, e essa é uma das formas de melhorar o relacionamento com o cliente.

 

4 – Modelo de email especial

Nesse caso é possível usar as datas especiais de cada usuário para criar uma mensagem personalizada. Podem ser enviadas como mensagens de aniversário, datas comemorativas, conquistas e felicitações. A ideia é fazer com que seus leads e clientes lembrem da sua empresa, com uso de imagens e gráficos, ou seja, usam artifícios visuais e textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário.

 

Após a escolha do template para seu email marketing, lembre que ainda assim é necessário fazer algumas adaptações ao seu negócio. O template é a primeira informação que seu leitor vai ver, mas o que vai dar continuidade ao seu trabalho é a boa execução e utilização do email, no final o que vai trazer resultados é a união correta de diversos fatores, ou seja, pense bem antes de finalizar a criação de seu email.

 

TOP 50 Livros de Negócios e Marketing para quem cria cursos

tumblr_mzgf80xud31stoq5to1_500

 

 

 

Chame a atenção para seu email marketing

Segue algumas dicas de como fazer com que seus emails sejam lidos e clicados por todos os seus futuros clientes:

 

1 – Não compre listas de emails

Esse não é um bom investimento! Você não sabe quem são as pessoas que estão na lista, qual o interesse delas e se elas querem fazer parte da sua rede de contato. Conheça seu cliente antes de adicioná-lo a sua rede e não perca tempo com quem não tem interesse pelo seu conteúdo.

 

 

2 – Seja pessoal

Pessoas gostam de se conectar e fazer parte de um grupo, use o seu nome ao invés do nome da empresa ou do site, dessa forma o email se torna mais pessoal. A caixa de entrada é o primeiro contato com o seu cliente e muitas vezes é usado para uma conversa pessoal, dessa forma é essencial mostrar que a sua marca faz parte do seu canal de comunicação.

 

3 – Personalize seus emails com o nome da pessoa

Quando você coloca o nome da pessoa no corpo de email a probabilidade de cliques pode ser de até 14%. Ou seja, quando você se torna mais próximo do cliente o retorno é maior e ali se inicia a confiança.

 

4 – Crie um clube exclusivo

Fazer com que os assinantes das campanhas de emails se sintam especiais é perfeito para gerar entusiasmo pelo conteúdo ou ofertas que são enviadas para os clientes através dos emails, além de ser uma ferramenta de construção de comunidade poderosa. A exclusividade pode ser algo bem sutil ou mais evidente, vai depender da situação. Uma dica é implementar nos emails a utilização da expressão “acesso antecipado” na linha de assunto do email. Dessa forma, as pessoas que receberem os emails vão se sentir parte de algo exclusivo, o que é verdade. Isso pode acontecer no lançamento de um nova material ou novo post que vai cair um dia antes para os assinantes do email marketing.

 

5 – Mostre que você se importa

Os assinantes recebem vários emails nas suas caixas de mensagens além dos seus, e a melhor forma de diferenciar o seu dos outros é chamar a atenção de alguma forma. O melhor conselho é se mostrar interessado nas pessoas, estar a disposição de seus clientes para qualquer dúvida que surgir. Outro ponto legal é criar um campo ou uma chamada diferente para saber identificar quando um email de determinado grupo for recebido.

 

feedback lançar curso online

6 – Feedback é essencial

Só assim é possível entender melhor o que os usuários da sua empresa querem, com o feedback você pode melhor algumas funções e conteúdos que para os usuários não são interessantes ou importantes. Assim é possível contribuir para o crescimento da empresa e fazer com que ela ofereça um produto ou serviço melhor no futuro. Isso pode ser feito através de uma pequena pesquisa incluída no call to action do email, ou de forma mais simples, no qual eles pedem uma nota de recomendações após o uso do produto ou serviço. Seja sincero e simples, dessa forma as pessoas irão responder.

 

7 – Crie um título que chame a atenção

O título do artigo e do seu email são muito importantes, gaste tempo com ele, faça com que seu cliente queira abrir e ler o conteúdo criado no email.

 

8 – Se torne mobile

Hoje, muitas pessoas abrem seus emails no seu aparelho móvel, dessa forma, se você disponibiliza o seu conteúdo via mobile os cliques serão maiores e mais contínuos.

 

9 – Quantidade e qualidade

Evite enviar emails com muita frequência, envie aqueles email que são necessários e que vão trazer alguma informação indispensável ao cliente. E também será sucinto, traga a mensagem que o cliente vai ler, não faça as pessoas perderem tempo.

 

10 – Referência de usuários

Consumidores confiam no que os outros consumidores falam, a propaganda feita boca a boca ou via redes sociais funciona e pode ser boa ou ruim. Quando se fala sobre um produto ou serviço de uma empresa, é importante saber qual a opinião do consumidor para entender qual será o resultado. Isso também pode ser aplicado no email marketing, de forma sutil. Uma pesquisa realizada pela ZMOT (Zero Moment of Truth) do Think with Google trouxe alguns dados importantes:

– 54% dos consumidores compraram usando a comparação de produtos online;

– 62% dos compradores dizem que pesquisam ofertas na internet antes de ir às compras.

 

11 – Faça da conversão um hábito

É simples e extremamente importante. Cada email gera um tipo de interação, um clique pode direcionar para uma ação externa à mensagem apresentada no corpo do email e gerar um valor alto. Exemplo, “siga no twitter” ou “faça upgrade da sua conta”. Essas ações geram um grande valor e faz com que as pessoas conheçam o trabalho da empresa, gerando uma ação de marketing e futuro ganho para a empresa.

 

12 – Inclua downloads

De acordo com estudos realizados pela Radicati entre 2009 e 2013, cerca de 43% dos emails enviados e recebidos diariamente contém algo em anexo. Isso significa que os emails são plataformas perfeitas para a troca de arquivos.

 

13 – Seja prestativo

Fuja do discurso corporativo, seja mais pessoal e procure ajudar o leitor sempre que possível.

 

14 – Informe

Sempre que criar um conteúdo deixe claro qual será o próximo passo a ser seguido, indique o que fazer após a inscrição. É importante enviar um email falando sobre quais serão os próximos passos e a disponibilidade de uma planilha e eBook para auxiliar no planejamento do leitor, também é legal mostrar o que deverá ser feito na sequência sem atrapalhar a execução das ações, pois o software ficará subutilizado e não terá valor.

 

15 – Mesma linha de assunto

Use as mesmas linhas de assunto de email, assim fica mais fácil identificar um tipo de ação como emails transacionais e notas fiscais. Isso facilita aos leitores identificarem qual é a proposta do email. Faça isso de forma periódica, sendo ela diária, semanal ou mensal para toda a base.

 

16 – Foco

Direcione os emails e conteúdos para o seu leitor, não em você ou sua empresa.

 

17 – Surpreenda

Faça com que seus leitores se sintam bem, surpreenda eles com alguma recompensa relaciona ao conteúdo, como por exemplo, eBooks, webinários, vídeos gravados, infográficos, entre outros. É importante criar um ambiente amigável entre o leitor e a empresa, faça com que aconteça um retorno entre os dois, uma troca.

 

18 – Links

Quanto mais links, maior a chance deles serem clicados. Chame a atenção do leitor para o conteúdo e mostre porque os links podem ser complementos fundamentais.

 

19 – Call to action

Deixe o link em um local de fácil acesso para que o leitor não tenha problemas em encontrá-lo.

 

20 – Continue testando

Não deixe de testar novos modelos de títulos, formatos e conteúdos, só assim você saberá se funciona ou não.

 

21 – Use botões

Se você quer que as pessoas cliquem em um link do email, use botões. Você pode utilizar botões com efeito 3D, com uma cor constante, um espaço em branco em torno dele, uma seta apontando qual ação tomar. Isso ajuda o leitor a encontrar o que precisa dentro do conteúdo do email.

 

22 – Segmentação

Personalização é a peça chave na construção de um email, e o envio de conteúdos gera maior impulso de vendas e valor para os leitores que demonstraram interesse na sua empresa.

 

23 – O poder da marca de seus parceiros

Se o seu produto faz integração com outros produtos/serviços, você ganha pontos com seu leitor e está a frente de muitas empresas que não praticam esse tipo de relacionamento. Citar uma empresa parceira ajuda a aumentar a autoridade e influência da sua marca.

lançar cursos online

24 – Diga obrigado

Dizer um muito obrigado é uma maneira simples e fácil de humanizar os seus emails e provocar um sentimento positivo para quem receber o mesmo. Lembre-se que você esta tratando com pessoas, seja pessoal e use boas estratégias tanto para quem envia quanto para recebe. Se você esta feliz com a participação de seus clientes, deixe isso claro, pois é importante eles saberem que fazem a diferença para a sua empresa.

 

25 – Faça um anúncio

Seus clientes esperam receber atualizações de produtos e serviços em seus emails, pois a maioria dos anúncios feitos pelas empresas usam uma abordagem padrão e chata, seja diferente. Crie um email com valor para os clientes, se esforce mais para trazer algo diferente e que chame a atenção de seus clientes.

 

26 – P. S.

Ao terminar, lembre o leitor de retomar algum conteúdo importante, como links relacionados ao tema que podem complementar e auxiliá-lo.

 

Ao final de todas essas dicas, pense bem em qual seria a melhor opção para o serviço que você vai oferecer, escrever bons títulos é o primeiro passo, o segundo seria a criação de textos que chamem a atenção de seu leitor e essencialmente dar continuidade de interação entre vocês. Ou seja, produza conteúdos completos e interessantes para seus leitores, faça com que eles fiquem engajados e queiram ter mais opções de conteúdos, use links, se torne próximo do leitor, tire suas dúvidas e saiba o que pode ser feito melhor.

Depois de todas essas informações, você estará mais do que preparado para enfrentar qualquer situação de email marketing relacionada ao seu curso online. E lembre-se, sua campanha de marketing só terá sucesso com a união de diversos fatores. Se prepare e organize para oferecer aos seus futuros alunos a melhor experiência que eles poderiam ter com um curso online.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

 

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

 

Categorias