Como Gerar Leads de maneira inovadora com Webinar

Como Gerar Leads de maneira inovadora com Webinar

O que é um Lead? Você sabe como gerar leads?

Leads é um termo utilizado para descrever o registro de pessoas e/ou empresas interessadas no seu produto/serviço que têm potencial para se tornarem clientes. Ou seja, lead é uma oportunidade de negócio que deve ser captada e cultivada para dar retornos efetivos.

Você já reparou na quantidade de ferramentas disponíveis para gerar mais leads? A verdade é que compartilhar conteúdo na web e impulsionar o marketing digital de uma empresa requer algumas estratégias e investimentos.

São diversas as opções como podcasts, e-books, textos e infográficos em blogs e redes sociais… O destaque de hoje são os webinars, a transmissão desses vídeos tem como consequência positiva a ajuda na geração de mais leads e a nutrição de leads existentes, visando o fechamento de negócios, por isso Webinars geram mais Leads, mas ainda são poucas as empresas que investem nesse formato.

Segundo o Content Marketing Institute, os webinars ocupam o segundo lugar no ranking de materiais mais eficazes em marketing de conteúdo. Eles também são ótimos para estabelecer vínculos duradouros com o público e reforçar uma marca.

Criar webinars é muuuuito fácil, prático e pode trazer muito mais retorno do que as outras estratégias.  Para ajudá-lo a aderir a essa novidade, neste post você verá as vantagens de utilizá-lo e porque eles geram mais leads que os outros materiais.

 

O que é um Webinar?

Conceitualmente, webinar (abreviação de web-based seminar) nada mais é do que um tipo de seminário online no qual a comunicação é realizada por uma pessoa ou mais pessoas que se expressam por meio audiovisual, sendo que o público assiste e pode interagir. 

Webinar, resumidamente, é uma ferramenta fantástica para falar diretamente com seus potenciais clientes, para transmitir informações e atingir  um público geograficamente disperso.

A intenção por trás dessa ferramenta é gerar valor ao invés de simplesmente empurrar conteúdo. Com o webinar você rapidamente pode ter interagir com os seus leads e já pode passar as informações para o time de vendas.

A velocidade desse retorno acontece por causa da interação em tempo real, pois ela promove uma sensação de intimidade entre o público e sua a marca. Então os webinars são, em essência, a melhor oportunidade para aumentar significativamente a propensão de venda.

Então vamos ver porque webinars é a melhor maneira de como gerar leads!

Produza vídeo aulas incríveis gastando pouco.

 

  1. Gerar Leads Sem limites de alcance

    Algumas ferramentas não são tão flexíveis quanto os webinars por uma característica principal: Transmissões ao vivo e online!
    A versatilidade desse tipo de transmissão permite que os webinars sejam abrangentes ou extremamente segmentadas, conforme você preferir. O alcance escolhido é importante para o sucesso de uma campanha na geração de leads.

    Tire o melhor proveito dessa abrangência sabendo que os vídeos online não exigem que seu público tenha uma conta específica ou que ele seja assinante de algum portal de conteúdo especializado, por exemplo. Você pode atingir qualquer um que se depare ou que receba exclusivamente o link de acesso.

  2. Hora marcada e a autonomia do público

    Nos seus primórdios, o marketing digital trabalhava com ações para um público em massa, mas, como você já deve ter percebido, a estratégia tem se modificado para uma linguagem específica para um público-alvo definido.

    Isso porque as pessoas se cansaram de uma avalanche de informações que enchia sua caixa de e-mails oferecendo produtos e serviços nos quais elas não tinham interesse.

    Hoje, com todo tipo de informação na internet, a decisão do que ler ou do que comprar está nas mãos do público. Por isso o marketing digital tem evoluído para uma estratégia personalizada, com foco em atrair as pessoas e em conversar com um perfil bem definido.

    Uma das formas de dar autonomia para as pessoas e fazê-las com que não se sintam mergulhadas num mar de conteúdo que não as interessa, é dar a opção de “conversar” com sua marca como, onde e quando elas quiserem.

    A sensação de estar no controle faz com elas procurem muito mais os conteúdos de webinars do que outros materiais.

  3. Veja o passo a passo de como criar webinars ao vivo
     

  4. Prolongue a vida útil do conteúdo abordado no webinar

    “Mesmo que o seu webinar tenha ocorrido em um único dia, é possível continuar captando leads e lucrando com ele.”

    Para isso é importante ter o conteúdo gravado. Após a finalização do webinar ele ficará retido na plataforma ead de sua escolha e pode ser assistido em outros horários levando em conta a vontade e a disponibilidade do usuário, assim você aumenta a chance de proporcionar valor para aquele participante.

    Mais um ponto para um webinar sobre os outros materiais, é que mesmo após sua palestra já ter acabado, é possível continuar captando leads e lucrando com ela. Dessa forma o conteúdo não se perde, continua informando e capacitando pessoas mesmo depois de muito tempo.
     
    Veja também: O guia completo para vender cursos com webinars

  5.  

  6. Multiaprendizagem

    É possível identificar nos estilos de aprendizagem 03 formas de percepção de informações,  são elas:

    • Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;
    • Auditiva: vale-se da audição para absorver informações e;
    • Cinestésica: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

    Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). E aqui está o pulo do gato, os webinars contemplam todos os tipos de aprendizagem: visuais, auditivos e cinestésicos.

    A combinação dos comentários auditivos, das apresentações visuais e do conteúdo interativo atinge todos os tipos de aprendizes e, efetivamente, abrange mais participantes do que só um texto ou só um áudio.

  7.  

  8. Interações e coleta de dados dos leads

    Você que trabalha com marketing de conteúdo sabe que a maioria dos usuários não preenche corretamente os dados para. A situação dos webinar é um pouco diferente, e não é por sorte!

    Nos webinars o público se identifica com o apresentador/palestrante e esta identificação promove um vínculo de confiança que o leva a querer acompanhar os demais vídeos daquele comunicador.

    Outra razão para que os participantes de webinars preencham corretamente seus dados, é que o interessado só consegue assistir à palestra online ao receber o link da mesma por e-mail. Logo, a probabilidade de inserir um endereço errado é muito menor do que nos cadastros por outros materiais.

    Além da coleta de dados, promover um conteúdo em um seminário online traz consigo uma variedade de opções para você continuar a interagir com os participantes durante a transmissão como pesquisas, chats e feedbacks.

    A partir de recursos como o chat, os participantes podem tirar dúvidas, emitir opinião, dar sugestões e estabelecer o vínculo instantâneo com o comunicador que falamos logo ali em cima.

    A interação com os participantes também traz informações valiosas e relevantes – muito além dos dados pessoais adquiridos no registro para participar do webinar, como o nicho e o tipo de público que se interessou pelo conteúdo.

    Com os comentários é possível identificar com rapidez se o conteúdo está agradando os espectadores e isso dá a chance de ser mais assertivo nos próximos webinars.

    Para gerar os leads mais qualificados possíveis é importante investir em opções certeiras, por isso sugerimos neste post os webinars como uma maneira mais fácil, rápida e eficiente para compartilhar conteúdo e aumentar os resultados. Se puder aliar todos os materiais disponíveis, será ainda melhor.

 

Quais equipamentos preciso para uma videoaula profissional

Se está com vontade de aderir aos webinars para conquistar cada vez mais clientes, temos mais algumas dicas para concluir com êxito o processo de conversão da venda:

  • As redes sociais são poderosas ferramentas de divulgação, então procure postar sobre o webinar nelas para despertar o interesse e distribuir o link em que os visitantes poderão fazer o  cadastro.
  • Se alguém entrou na página e fez o cadastro, significa que já existe interesse sobre o tema ou pela empresa. Mesmo que esse visitante não assista ao webinar, com os dados dele em mãos você já tem um passo importante para transformá-lo em cliente;
  • É importante não fazer muitas perguntas na hora do cadastro, PEC apenas os dados essenciais como nome, telefone e e-mail, dessa forma o formulário não se torna cansativo e os visitantes mantém o interesse;
  • Tenha em mente que webinars criados com boas palavras-chaves e links podem ser encontrados com mais facilidade em sites de busca e tendem a trazer maior tráfego para o evento;
  • Os vídeos para empresas feitos como webinars também são úteis para cursos online, ou seja, são uma boa opção de capacitar e atualizar profissionais de forma mais econômica.
  • E não se esqueça de montar com a sua equipe um  plano de acompanhamento para transformar leads de cadastro em clientes reais.

 

Com os webinars você cativa o cliente e o conduz através do funil de vendas. E para que isso aconteça, priorize um bom conteúdo e palestrantes especializados (pode ser você mesmo ou os profissionais da sua equipe).

Inscreva-se também nos nossos webinars gratuitos que realizamos com frequência na EadBox. Você vai ver que os webinars são uma solução interessante seja para gerar leads ou nutrir os contatos que a empresa já tem.

 

Gostou das dicas? Viu que não importa o que você vende, você possui meios de como gerar leads?
Você já faz um webinar? Compartilhe conosco sua experiência!

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias