Como lançar seu curso online? O Guia Definitivo

Como lançar seu curso online? O Guia Definitivo

Para lançar seu curso online é necessário pensar estrategicamente.

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa pensar em qual tema seria de interesse dos seus futuros leitores, e para descobrir isso é importante passar por alguns passos essenciais: fazer uma lista com seus melhores posts ou vídeos de seu blog e lista atual de conteúdos populares, analisar as categorias de seus posts mais populares e conteúdos atuais para encontrar o tema de maior interesse e transformar sua categoria mais importante em conteúdo.

Depois de realizar esses passos e escolher o tema principal, você deve produzir uma lista de email e criar ao menos 20% do conteúdo. É importante lembrar que a sua lista de contatos é o suporte principal de seu negócio e são para essas pessoas que você irá produzir o conteúdo e com o qual irá manter contato e direcioná-los ao seu novo produto.

Além disso, com a sequência correta de emails você pode construir confiança, antecipação e urgência no aumento de vendas. Os emails normalmente dão resultado mais efetivo, ou seja, reserve um tempo só para organizar sua lista de emails e foque bastante em seus contatos.

Com relação ao conteúdo, aqui vai uma dica, você não precisa finalizar todo o conteúdo antes de começar as vendas de seu curso. Mas por quê? Bom, você direciona os seus leitores pelo conteúdo, então se o seu conteúdo é bom e eles te derem um feedback positivo, eles vão continuar acessando e indo atrás do seu curso a cada novo post. Tente reunir depoimentos que o ajudem a converter e a te motivar cada vez mais.

Estratégia de lançamento

estrategias lançar cursos online

 

Sua estratégia deve ser dividida em duas partes:

 

1 – Preparação: lista de contato

2 – Vendas: vender para essa lista

 

Na fase de preparação é essencial familiarizar-se com o público e fazer eles pensarem sobre o tema do seu produto e quais pontos devem ser melhorados. Aqui o objetivo é gerar demanda para o que você está ensinando, preparando e criando, aumentando a necessidade de um benefício e construindo confiança através de um conteúdo de alta qualidade. Essa primeira fase pode durar até  14 dias, dependendo de quanto tempo você quer dispor para construir a sua lista de contatos. É fundamental enviar a seus leitores um conteúdo incrível a cada 2 ou 3 dias. Agora você deve enviar:

– posts do blog;

– webinars;

– vídeos;

– treinamento em grupo;

– qualquer tipo de conteúdo que mostra aos alunos o que você tem para oferecer.

Dessa forma você está mostrando o tipo de conteúdo que tem a oferecer e a qualidade que os leitores podem esperar.

 

Criar Conteúdo para seu Curso Online

 

 

Programação

Dicas de uma boa programação para entregar aos seus leitores:

 

1 – Instrução: os emails devem seguir em formato de newsletter.

De 0 a 7 dias – enviar 4 emails

De 0 a 9 dias – enviar 5 emails

De 0 a 14 dias – enviar 6 emails

 

2 – Vendas: para garantir que sua lista de contato realize a compra siga os próximos passos.

  1. a) focar nos contatos que já mostraram interesse no curso anteriormente;
  2. b) mandar um conteúdo pré-definido para os leitores enviarem feedback;
  3. c) enviar resposta imediata para aqueles que responderam positivamente sobre a compra do curso, primeiro agradecendo ao feedback, respondendo as questões deles e enviando o link para a finalização de compra do curso.

 

 

O curso

5-Key-Guidelines-for-Managing-Responsive-eLearning-Projects

Um exemplo de passo a passo para começar o seu curso online:

Primeiro dia: escreva para seus leitores sobre o tema, falando que em pouco tempo o conteúdo estará disponível para eles via email, usando frases como “logo compartilharei novos detalhes sobre o conteúdo”, sempre mostrando entusiasmo e positividade.

Segundo dia: fale sobre o que será o curso, explique os módulos e quais são os conteúdos bônus que receberão via email. Escreva de uma maneira que o foco seja as vendas, isso vai mostrar que você tem empatia por seus leitores e quais são os benefícios no caso deles comprarem o curso.

mkt-reduzido

 

 

Terceiro dia: divulgação! Nesse dia você irá divulgar via email que seu curso está aberto, também envie o link da sua página de vendas para que as pessoas possam comprar o seu curso online. Inclua depoimentos que você obteve durante a preparação do curso, coloque infográficos, mostre que os temas serão importantes para quem comprar o curso.

Quarto dia: neste momento você responderá as questões logísticas de seu curso, para que seus leitores não fiquem com dúvidas na hora da compra do curso. Tire todas as dúvidas.

– Quanto tempo os futuros leitores têm para comprar o curso?

– Por quanto tempo eles terão acesso?

– Existe uma garantia de devolução do dinheiro?

– Existe opções de pagamento?

– O conteúdo é suficiente?

– Quanto tempo vai durar o curso?

Quinto dia: você irá oferecer um incentivo extra para convencer as pessoas a comprarem o seu curso agora. Exemplo: se você comprar o curso agora, determinado conteúdo saíra de graça. É necessário criar curiosidade, fazer com que o leitor fique tão interessado nesse conteúdo extra que não terá outra opção a não ser comprar agora o seu curso.

Sexto dia: até esse momento você está fazendo vendas há 5 dias, é hora de agradecer os seus compradores. Certifique-se de agradecer a todos por lerem seus emails e por fazerem parte do seu lançamento. Nesse momento escreva de uma maneira mais pessoal, torne-se próximo.

Sétimo dia: neste email você vai dizer que seu curso esta fechando as últimas vagas, será necessário construir um argumento lógico para convencer as pessoas a comprarem as últimas vagas do curso, dando motivos para que elas tenham que comprar o curso antes que seja tarde.

Oitavo dia: esse pode ser o dia que você terá mais lucro, pois a qualquer momento qualquer um da sua lista pode aparecer querendo comprar o seu curso e fazer parte da sua rede oficial de contatos. É por isso que você deverá mandar esses três emails:

1º – enviar às 9h: diga a sua lista que hoje é o último dia para obter o curso e enfatize o por que você tem que fechar esse grupo para começar o curso;

2º – enviar entre as 15h e 16h: envie um lembrete dizendo que hoje é a última chance de fazer parte desse grupo, agradecendo aqueles que compraram e mostrando que esse curso será incrível;

3º – enviar 1 hora antes de fechar o curso: email rápido, mostre que é a última chance de comprar o curso, que essa é a última oportunidade de participação.

Após o fechamento do curso e o sucesso de vendas, lembre que você é a pessoa que melhor conhece seu público alvo, sabe o que eles gostam e odeiam, mostre em cada conteúdo a sua personalidade, faça diferente e deixe sua marca. Esse pode ser o primeiro de muitos, faça o seu melhor.

 

Dicas imperdíveis

 

dicar para lançar cursos online
Aqui você verá algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora da produção de seu conteúdo. Veja quais são elas:

 

1 – Vender seu curso individualmente como prova de um conceito ideal

Muitos produtores de conteúdo ficam mudando de conteúdo sem antes passar pelo processo de tentar vender eles individualmente. Se você não consegue convencer alguém pessoalmente que aquele curso vai beneficiá-los de alguma maneira, dificilmente você conseguirá via email ou mídia social, isso porque você não vai conseguir fazer uma campanha de marketing boa o suficiente para alguém comprar o seu curso. Isso comprova que você não soube fazer uma descrição correta do seu curso ou que não soube identificar qual era o foco do seu público alvo.

2 – Gastar com divulgação via facebook não garante que seu curso será rentável

Gastar muito com anúncios no facebook não garante alto índice de vendas, pois se você não souber identificar o seu público alvo, provavelmente a sua lista de contatos não será de grande valia. Quando você não verifica se seus contatos têm interesse no assunto de seu curso, há grandes chances de você perder possíveis clientes, saiba identificá-los. Outro problema que você pode enfrentar é estar executando de maneira errada os anúncios da sua página, dessa forma não ocorrendo conversão.

CTA Ebook Vendas

Banner_Ebook-5Dicas-para-vender-seus-cursos-online_Eadbox

 

3 – Você vai acabar deixando de lado as coisas mais importantes, porém tente priorizá-las

Você vai deixar a coisa mais importante para a última hora, como por exemplo, deixar para terminar sua página de vendas ou apresentação webinar, mas pense que o quanto antes terminar, melhor será o resultado. Quando antes sua página de vendas for construída, mais feedback você terá, dessa forma antes mesmo de seu curso ir para o ar você saberá o que funciona e o que pode ser melhorado. Uma vantagem por apresentar um webinar delineado e pronto antes da apresentação é que você pode praticar a sua entrega, isso reduz o estresse e melhora os seus resultados.

4 – Você não precisa de uma série de vídeos para um bom lançamento

Muitos acreditam que o formato de seu curso vai fazer diferença na hora de vender um curso, mas não é só isso que conta. Para um bom lançamento é necessário enviar uma mensagem clara sobre o seu produto.

5 – Não baseie seu curso no modelo de outra pessoa

Ás vezes achamos que o que a outra pessoa faz pode funcionar muito bem com o nosso modelo de curso, mas muitas vezes isso muda de um conteúdo para o outro. Verifique o que fica melhor com a sua maneira de trabalhar e seja criativo.

6 – É seu trabalho realizar as vendas

Você pode fazer ótimas parcerias, mas não é função desses parceiros promover o seu curso. Vai depender de você alcançar os seus objetivos.

7 – Ofereça vários planos de pagamento

Colocar um preço no seu curso é uma das tarefas mais difíceis, e o número de vendas que você faz pode ser influenciado pelas formas de pagamento que você oferece. Dê opções de pagar em parcelas para tornar mais fácil as pessoas a comprarem o seu curso.

8 – Se preocupe com o nome do seu curso

Muitas pessoas decidem se vão fazer o curso pelo seu nome, saiba escolher, pode levar um tempo, mas executá-lo com precisão valerá a pena.

9 – Lançar um curso significa responder perguntas sobre o assunto

Esteja presente para responder as perguntas sobre o curso, pode parecer perda de tempo, mas fazer isso é essencial para um bom relacionamento com seu futuro público alvo e bom para criar feedbacks.

10 – Gaste tempo escrevendo seus emails

É muito importante seu email estar bem escrito, sua capacidade de escrever emails pode ajudar a convencer as pessoas a abrir links relacionados aos assuntos e a clicarem em páginas de vendas e conteúdo, isso é a chave para um curso bem sucedido.

 

11 – Tempo + Vendas

tempo - lançar cursos online
Disponha de mais energia e tempo para escrever sobre vendas, pensar em palavras chaves para alavancar suas vendas é muito importante e muitas vezes fundamental para ter sucesso.

Vender Cursos com Webinars
CTA Academia 1

Conhecer Academia Eadbox

 

12 – Não invista tanto em tecnologia, até precisar

Se você consegue oferecer o que prometeu sobre o curso sem a utilização de tecnologia, perfeito, pois no começo não é necessário investir tempo e dinheiro. Faça isso quando sentir que precisa complementar o seu conteúdo, utilizando outros tipos de ferramentas.

13 – Design e experiência

A marca e o design importam e muito, esses formatos se comunicam diretamente com as pessoas, e conseguir que o seu público se interesse pelo que você oferece é essencial. Entregar o que prometeu fará com que as pessoas acreditem ainda mais que seu curso vale a pena.

14 – Shit happens

Mexer com tecnologia é isso, às vezes elas falham. Não importa quantas vezes você testar, imprevistos acontecem e problemas podem surgir a qualquer momento quando usamos a tecnologia.

15 – Muitas pessoas não terminam seus cursos online

Algumas pessoas começam seus cursos na melhor das intenções, mas quando estão muito ocupados acabam deixando de lado e focam em outra coisa. O seu trabalho como criador de curso é tornar mais fácil para as pessoas terminá-los e mais importante, ser capaz de oferecer um conteúdo com resultados esperados.

16 – Não deixe para descobrir novas tecnologias de última hora

Você não vai querer deixar o material técnico para a última hora, descubra quais sistemas você estará usando antes para que você tenha tempo de verificar se tudo está funcionando bem.

17 – Altos e baixos

Durante o lançamento de um curso ocorre vários altos e baixos, desde a criação do curso até o lançamento e feedbacks dos usuários.

18 – Podem lançar um curso parecido com o seu

É incrível como os cursos que outras pessoas estão lançando pode afetar sua confiança como um empreendedor. Não deixe isso te afetar. Se você é realmente apaixonado sobre o tema e acredita que pode ajudar as pessoas, então não se importe com os outros cursos. Na verdade, a competição é geralmente um sinal de que há um mercado para o tipo de produto que você está pensando em criar.

19 – Promoção de lançamento

Quando acontece um lançamento de alguma promoção, é normal as pessoas ficarem atualizando a página para saber quais são as novidades, isso é muito importante para efetuar as vendas. Saiba utilizar bem esse produto para chamar ainda mais a atenção de seus futuros usuários.

20 – Participação

Antes de colocar no ar um webinar, o criador normalmente fica um pouco nervoso, independente de quantas pessoas estiverem participando. Ainda assim é normal achar que você poderia ser melhor ou feito algo diferente. Isso acontece, mas o mais importante é saber que você superou as expectativas e conseguiu entregar o prometido a seus alunos.

21 – Deadline

O prazo traz um incentivo para as pessoas se inscreverem nos cursos online. Se todo o seu negócio é construído a partir de um modelo de grande lançamento inicial, ele pode “queimar” você e sua equipe. Pois pode trazer algumas incertezas financeiras, sendo que o seu lançamento deve atingir determinados objetivos para que o seu negócio mantenha uma rentabilidade.

22 – Se dedique

Ser dedicado pode ajudá-lo a aguentar muitas horas de trabalho pesado e responder um monte de perguntas sobre o seu curso na mídia social também faz parte desse cenário. Essa dedicação acontece principalmente quando há lançamentos, que normalmente são intensos e rápidos, mesmo assim é necessário ter foco e manter o ritmo.

23 – Dúvidas vão aparecer

Você pode pensar em cancelar os e-mails que você tinha planejado em vender, mudar completamente o que já estava pronto para mídias sociais e muitas vezes vai ter vontade de desistir de tudo. Mas não faça isso, a maioria das vendas vêm na última hora e o último lançamento é normalmente o mais rentável. Ou seja, vá até o final!

24 – Criar um curso online dá muito trabalho

E isso acontece por três razões:

– há o trabalho de planejamento de seu lançamento – este é 1/3 do tempo que você leva para criar um produto de sucesso;

– há o trabalho de lançar o curso em si – este é o tempo que leva para dizer ao mundo sobre o seu novo curso de uma forma convincente e eficaz (Dica: não faça isso de noite);

– há o trabalho de criação do currículo do curso e entrega de conteúdo – esta é normalmente a parte onde a maioria das pessoas começa a planejar, mas as outras duas partes são tão importante e crucial para um curso rentável!

Essas são algumas dicas para você lançar um curso online rentável, outras dicas poderiam ser inseridas, mas com essas já é possível ter uma ideia de como seria um curso online de sucesso. Criar um curso online dá muito trabalho, mas no final, com todas as vendas e os feedbacks dos usuários você vai se sentir muito mais capacitado e animado, quem sabe fique com vontade de criar cada vez mais cursos para que as pessoas possam se especializar. Reserve um tempo para fazer as suas escolhas, pense bem em cada detalhe e não desista!

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

 

Categorias