O guia completo para vender cursos com webinars.

Webinar de sucesso: O guia mais completo!

O avanço da tecnologia, a facilidade de comunicação e a interação entre as pessoas via meio digital, fez com que webinar, cursos online ou EaD tivessem maior procura nos últimos anos. Isso fez com que muitas instituições aderissem em sua grade esses cursos, e consequentemente muitos profissionais começaram a produzir e realizar a venda de cursos online na internet.

Para quem deseja divulgar o seu conteúdo e não quer se preocupar com a parte técnica, a melhor opção é utilizar uma plataforma pronta que receba e gere esse conteúdo. A Eadbox é uma plataforma EAD que oferece esse serviço, ou seja, você produz o conteúdo e utiliza a ferramenta para fazer a transmissão e distribuição do seu serviço.

Porém, antes de qualquer coisa, o profissional deve planejar e ter em mente o público-alvo, o conteúdo a ser apresentado, as tendências de mercado e a qualidade de transmissão. Assim, poderá pensar na melhor forma de vender cursos online. E qual seria a melhor maneira de fazer isso?

Uma das opções seria utilizar uma das estratégias de marketing de conteúdo, como por exemplo, Ebooks, webinars, infográficos e vídeos. E uma das melhores delas é o webinar, um tipo de conferência digital transmitida ao vivo e online na qual os espectadores podem assistir a partir de uma plataforma para a disseminação do conteúdo.

 

O que é um Webinar?

Como funciona: os webinars permitem que os especialistas compartilhem seus conhecimentos e conteúdos por meio de uma transmissão ao vivo, dinâmica e fácil. Só é necessário ter um computador com webcam, microfone e acesso à internet. Uma das vantagens do webinar é a possibilidade de interação entre os produtores de conteúdo e o público, ou seja, é uma experiência de duas vias. Mas quais são os benefícios?

Para os profissionais, tornam-se referência sobre o conteúdo apresentado, ótima ferramenta para divulgação de conteúdo, custo benefício e aumento da lista de clientes.

Para quem assiste webinars, meio rápido e prático de aprendizado e possibilidade de troca de experiência com os profissionais.

transmissão ao vivo de webinar na plataforma lms Eadbox

 

Razões que mostram como Webinars são Impactantes

Webinar é uma mistura entre o pessoal e o impessoal, entre o individual e o grupo. Veja as razões que as tornam tão impactantes:

    1. Aumentar lista de contato

      É o que te da acesso direto aos clientes para educar, inspirar e vender para eles. Quanto maior a lista, maior o número de pessoas para converter, para se inscrever no seu webinar. Sempre que você hospedar um webinar, qualquer pessoa que se inscrever para o evento, automaticamente estará adicionando o seu e-mail para sua lista de assinantes.

 

    1. Converter leads como um campeão

      Mesmo que o seu webinar tenha ocorrido em um único dia, é possível continuar captando leads e lucrando com ele. Para isso é importante ter o conteúdo gravado.

      Após a finalização do webinar ele ficará retido na plataforma de sua escolha e pode ser assistido em outros horários levando em conta a vontade e a disponibilidade do usuário, assim você aumenta a chance de proporcionar valor para aquele participante.

 

    1. Construir um relacionamento com as empresas

      Semelhante a uma entrevista de trabalho, o webinar te oferece a chance de alcançar os influenciadores e colegas de uma forma significativa. Hospedar webinars é unir ou associar, é uma ótima maneira de construir uma indústria de relacionamento.

 

    1. Dominar seu mercado de trabalho

      Não há nada como dar um treinamento há várias pessoas para gerar depoimentos e prova social sobre o seu conteúdo.

 

    1. Fazer sua marca crescer

      Trabalhar com parceiros, treinar grandes grupos  de pessoas e se tornar mestre de sua própria indústria vai ajudar, e muito no crescimento de sua marca.

 

    1. Engajamento de grupo

      Quando você cria e passa a gerenciar um webinar, você passa a ter contatos para a vida. Isso porque apesar de ser para várias pessoas, é possível conversar individualmente com cada pessoa em um bate-papo. O que não é possível em outra mídia. O fato de poder gerenciar duas vias com centenas de pessoas é no mínimo incrível. 

 

  1. Criar conteúdo reutilizável

    Se você criar um conteúdo incrível, será possível reutilizá-lo para outros canais, claro que será necessário fazer alguns ajustes, mas o importante é ter um conteúdo que funcione tanto para blog quanto para vídeo, por exemplo. Webinars fazem o trabalho de conteúdo para eles mesmos e não o contrário.

 

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

 

Instrutores estão usando Webinars para Vender Cursos Online

Além da geração de lucro com relação aos cursos online, existem outros benefícios de hospedagem para webinars ao vivo.

    1. Criação de uma lista de e-mail

      Usar o webinar é a maneira perfeita para a criação de uma lista de e-mail, isso porque as pessoas precisam se registrar para comparecer ao seu webinar usando um endereço de e-mail. Isso te dá oportunidade de entrar em contato com o seu público antes e depois do webinar. Isso acontece mesmo se a pessoa que fez o registro não pode estar presente no webinar.

 

    1. Atrair conexões importantes

      Qualquer pessoa que fez o registro para assistir a sua apresentação esta dentro do grupo de pessoas qualificadas para se tratar do assunto. Hoje em dia, tempo e atenção não podem ser desperdiçados, então se eles estão usando esse tempo para assistir a sua webinar eles realmente estão interessados.

 

    1. Conecte-se com seu público

      Montar um curso online com webinar te dá a chance de criar uma conexão com o seu público em tempo real. Durante ou após a sua apresentação você poderá responder as questões das pessoas e isso ajuda a criar confiança, além de perceber as necessidades e indagações do público.

 

    1. Você não precisa ser o expert da ferramenta

      Mesmo se você não se considera tecnicamente esclarecido, ainda assim é possível hospedar um webinar ao vivo >com sucesso. A maior parte das ferramentas de hospedagem do webinar são de fácil utilização, o que significa que você pode aprender a usar em pouco tempo.

 

    1. Custos baixos

      Isso serve para você e para os participantes. Webinars são equivalentes a um evento ao vivo, e a principal diferença é que eles são eventos virtuais. Ou seja, pessoas de várias partes do mundo podem participar do seu curso, mas sem ter despesas com viagem e acomodação que teriam se fosse um evento em um local físico (como uma conferência em uma sala de hotel). Sendo que vários webinar suportam 1.000 participações ou mais ao mesmo tempo, pode-se perceber que webinar é extremamente rentável, ou seja, a venda de cursos com webinar cresce cada vez mais.

 

  1. Educar antes de vender

    Uma das melhores maneiras de vender um produto ou serviço para alguém é dar um suporte antes de perguntar se essa pessoa quer comprar ou não. Quando você ajuda alguém de graça, a probabilidade de reciprocidade é maior, ou seja, a pessoa pode criar interesse em comprar seu serviço, seu curso online. O webinar dá oportunidade de compartilhar conteúdo valiosos de graça com o público antes de divulgar seu cursos online e pedir para vender. Nem todos os participantes vão continuar e comprar o curso, mas todos vão receber o treinamento gratuito que acontece antes da apresentação.

 

Veja também: Como criar cursos online: Aprenda a Planejar, Construir e Vender Cursos Online

 

Como criar um Webinar?

Veja o passo a passo de como criar webinars ao vivo:

    1. Preparação

      Escolha o seu tema

      A dica é escolher um conteúdo do curso online que tenha feedbacks positivos, dessa forma você tem uma certeza de que o tópico escolhido será de interesse geral. Pense em cada detalhe para o título do webinar ao vivo.

       

      Dê um nome ao seu webinar

      Pense da mesma maneira quando deu nome ao curso. Seja o mais claro possível, as pessoas devem entender na primeira leitura sobre o que trata, não deixe que criem dúvidas sobre o conteúdo. Também liste algumas coisas que os clientes vão encontrar no seu webinar, deixe-os curiosos para que eles se inscrevam e comprem o curso online. O que acha de criar seus webinars agora?

       

      Crie suas landing pages para o webinar

      Landing Page de um webinar na academia da plataforma lms eadbox

      São três páginas que devem ser criadas, elas podem ser configuradas através de ferramentas específicas da Eadbox, e não esqueça de dar maior atenção à página de agradecimento.

        • Página da inscrição: serve para explicar sobre o que é seu webinar, quem será o profissional ou profissionais que irão participar, quando vai acontecer, etc.
          • Aqui é importante colocar um título atraente e instigante para que as pessoas se inscrevam, seja direto. Resuma os tópicos que serão tratados, use uma marcação para descrever os principais temas que serão abordados durante o webinar. Informe quem irá comparecer ao webinar, com nome, título e credenciais, aqui o objetivo é se posicionar como autoridade sobre o assunto. Coloque a data e hora que irá acontecer o webinar, também é legal colocar um relógio com contagem regressiva;

       

        • Página de agradecimento ou página de confirmação: mostra quem irá comparecer ao webinar depois de realizada a inscrição e quais os próximos passos a seguir. Aqui você deve agradecer aqueles que se inscreveram no seu webinar, explique como eles podem baixar o conteúdo, entre outras coias que foram colocadas. Coloque o link com mídia social para compartilhamento de participação do webinar, assim as pessoas que se inscreveram podem compartilhar em suas mídias sociais que irão realizar esse curso.

       

      • Página do vídeo: espaço onde vai aparecer o curso online.

       

      Crie sua página de promoção

      É muito importante criar uma marca que se destaque para promover seu webinar. A sacada é fazer uma versão da sua imagem para cada mídia social para que elas fiquem proporcionais.

 

    1. Promoção

      Escreva seus e-mails de venda como se fossem páginas de vendas.

      Mande dois ou três lembretes

      1. Mande o primeiro lembrete 3 dias antes do webinar
      2. Mande novamente 1 dia antes do webinar
      3. Mande na manhã do dia do webinar

       

      Escreva posts relevantes

      Personalize cada webinar que você apresentar, crie pop-ups para o evento, mencione no seu blog colocando um link para a inscrição, use a ferramenta SumoMe para aumentar o tráfego no seu site e coloque um anúncio na sua página inicial. Tudo isso para que você consiga aumentar as vendas do seu curso online.

       

      Use as mídias sociais para promover

      Lembre-se de usar as imagens com o tamanho correto para essa mídia social, aproveite para escrever sobre o curso e compartilhe informações várias vezes ao dia de maneira sutil para lembrar aos interessados sobre o curso.

      Como Divulgar e Promover meus Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

       

      Seja criativo

      O bom de criar sua própria página é a possibilidade de deixá-la com a sua cara, chame a atenção das pessoas com cores, links e conteúdos que sejam interessantes, dessa forma conquistando mais clientes para o seu curso.

 

    1. Montagem

      Tire um tempo para você e pratique. Quando você estiver se organizando para dar o curso, reserve um tempo para se organizar e preparar sua apresentação principalmente se for sua primeira vez, fique calmo e não tenha pressa.  Antes de ir ao ar, pratique sua apresentação do webinar algumas vezes para que não tenha problemas na hora.

       

      Fale sobre você, mas seja discreto

      Fale sobre suas experiências no começo do webinar, mas não fale sobre sua vida pessoal, fale sobre seus trabalhos relacionados aos tópicos do webinar. Ou seja, compartilhe o que for necessário e relevante.

       

      Apresente o tema

      Se o público ainda não foi convencido sobre o assunto ou não mostrou nenhum interesse, você vai precisar mostrar porque aquele tema seria de interesse deles, porque é um problema que deve ser resolvido e que pode mudar a vida deles se eles se inscreverem no curso.

       

      Mostrar importância

      Você precisa convencer as pessoas que é especialista no assunto, e mostrar o porque eles deveriam investir esse dinheiro no seu curso.

       

      Você também pode gostar de: Como Criar Webinars que Convertem de Verdade

       

      Transição para o campo

      Fazer uma pergunta para seu público e pedir para eles responderem com o que aprenderam.

       

      Mostrar, não fazer

      Independente de qual seja seu plano, ele será bem melhor se você representar ele de maneira visual.

       

      Urgência e bônus

      Tática para criar urgência nas pessoas para comprar na hora. Para fazer isso é necessário fazer ações rápidas de 24 horas. A ação rápida de bônus chega no final do webinar enquanto você ainda esta ao vivo, a segunda ação bônus é um pouco menos valiosa e a última acontece após o término do webinar.

      Lembre-se de usar apelo nas ações, enfatizando que é importante e mostrar as pessoas o processo do check-out para que elas não fiquem confusas ou surpresas.

       

      Sua oferta

      A melhor maneira de agregar valor ao curso que você esta vendendo é oferecê-lo com outras mercadorias. Sugestões:

      • Curso online + serviço (consultoria);
      • Curso online + bônus (novo módulo, oficina, etc.);
      • Curso online + software (pacote completo de habilidades);
      • Curso online + outro curso ou webinar.

 

    1. Postar

      Postando 12 horas após o webinar é possível triplicar as vendas. Também é interessante encaminhar o e-mail. Esses e-mail devem ser pessoais e última chance para conquistar as pessoas a agirem.

      • O lembrete de resposta: deve ser enviado o mais rápido possível depois do webinar, não esqueça de incluir a pesquisa;
      • O e-mail lembrete: enviar logo de manhã, colocar um senso de urgência para comprar e explicar a oferta, funciona como uma venda;
      • O e-mail urgência: deve ser enviado apenas algumas horas antes da oferta acabar. Coloque quantas pessoas compraram, quanto tempo resta e que é a última chance.

 

    1. Oferecer um plano de pagamento

      Em muitos casos, algumas pessoas que frequentaram o seu webinar e assistiram a sua apresentação de vendas no final vão querer comprar o seu curso online, mas não podem pagar o valor total do curso. Por essa razão, você deve sempre oferecer a escolha entre pagar para todo o seu curso inicial ou pagar por ele durante um longo período de tempo com um plano de pagamento mensal.

 

    1. Oferecer um desconto

      Se você não tem bônus adicionais para adoçar o negócio, você pode oferecer um desconto sensível ao tempo. Claro que você corre o risco de ganhar menos se as pessoas não comprarem pelo preço total, portanto, tente apenas fazer isso, se você não teve sorte você com a opção de preço total. Você também pode criar um cupom que expira automaticamente após um certo tempo para gerar essa urgência.

      Em muitos casos, algumas pessoas que frequentaram o seu webinar e assistiram a sua apresentação de vendas no final vão querer comprar o seu curso on-line, mas não podem pagar o valor total do curso. Por essa razão, você deve sempre oferecer a escolha entre pagar para todo o seu curso inicial ou pagar por ele durante um longo período de tempo com um plano de pagamento mensal.

 

    1. Grave o webinar

      Sendo que grande parte das suas vendas de curso seja de pessoas que assistiram ao seu webinar, é muito importante gravar para que você tenha uma gravação para enviar as pessoas que compraram o curso. Após o final de seu webinar, mande o link da gravação por e-mail para todos que se registraram pelo webinar.

 

    1. Divirta-se!

      Não tenha medo de mostrar sua personalidade no webinar. Seja animado, compartilhe algumas histórias, faça algumas piadas (aquelas apropriadas, é claro!). Se você não se divertir com seu conteúdo, o público provavelmente não vai desfrutar dele também.

 

Dicas para Aumentar as Vendas de Cursos Online com Webinars

Um dos piores erros que as pessoas cometem quando usam o webinar é agilizar o processo do discurso de vendas, pois muitos acreditam que a venda é uma das partes na qual as pessoas ficam mais desconfortáveis.

Os profissionais gostam de ensinar para o público, então eles se dedicam em fornecer um conteúdo valioso durante a apresentação, mas na hora de apresentar o curso, às vezes perdem a confiança e o público percebe.

Quando você segue o modelo planejado, você oferece ao público a oportunidade de aprofundar o tema através da compra de seu curso como um passo natural. Ou seja, você esta convidando eles a se tornarem clientes, e assim não fica tão difícil de vender.

Boa sorte!

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias