educação a distância

Educação a distância: O que é e qual sua importância

A educação a distância é uma metodologia de ensino que utiliza os recursos tecnológicos disponíveis hoje para diversos conhecimentos. Os envolvidos no processo de aprendizado (alunos e professores) não compartilham o mesmo espaço físico durante as interações. Mas isso de forma alguma impacta na eficiência do que é ensinado. Diferente da modalidade de ensino padrão presencial, o ensino a distância é mais moderno, prático e acessível.

 

Educação a distância

 

Como funciona a educação a distância?

Através de diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje, as aulas e interações são feitas de forma prática entre os alunos e os professores e/ou tutores.

A diferença da educação a distância está principalmente na possibilidade de adaptação à rotina de cada um que está aprendendo. Os alunos acessam os conteúdos quando podem e fazem os cursos dentro do próprio ritmo e rotina.

Os conteúdos devem estar disponíveis em algum site ou plataforma online de ensino. Da mesma forma, o contato entre o grupo de aprendizado e os tutores também deve acontecer dentro desse ambiente virtual.

Educação a distância é o futuro da educação?

Com os avanços tecnológicos a tendência é que diversos setores tenham que se adaptar para acompanhar essas evoluções que são transformadoras. A modalidade a distância é uma ótima ferramenta para a educação. Uma vez que é uma opção acessível e independente de amarras físicas. Essa característica é muito valorizada na nossa sociedade, que busca por mobilidade e conectividade em todos os tipos de interação.

Leia mais: a importância da tecnologia educacional na aprendizagem

Cada vez mais pessoas têm acesso a internet de qualidade e vivemos hoje em uma sociedade que está conectada quase todo o tempo. Com essa nova forma de enxergar o mundo, são perceptíveis também mudanças de comportamento. Além de mudanças no consumo e relações com ensino e trabalho. Buscando por dinamismo, fácil acesso às informações e interatividade de forma remota.

A procura por recursos digitais para consumir conteúdo e se relacionar é cada vez mais intensa, conseguindo entregar assim o que as novas gerações buscam. A tecnologia e as ferramentas disponíveis funcionam como verdadeiras extensões do nosso corpo. Levando-nos mais longe do que poderíamos ir com as a obrigatoriedade presenciais. Tudo, em qualquer lugar do mundo, passa a estar ao alcance das nossas mãos.

Se o crescimento de profissionais autônomos e que trabalham em home office ou como nômades digitais cresce, por que com a educação seria diferente? A possibilidade de não precisar estar presente fisicamente é o que impulsiona o crescimento da educação a distância em todo o mundo.

Leia mais: educação e tecnologia: combinação de benefícios

 

Educação a distância quebra barreiras

É através da educação a distância que pessoas em qualquer localidade e dentro do tempo disponível individualmente podem acessar conteúdos das mais diversas áreas e ampliar os seus conhecimentos e habilidades.

E é levando todos esses fatores em consideração que podemos dizer que a educação a distância, que hoje já é um recurso amplamente utilizado, tem ainda um potencial de crescimento exponencial e vai continuar transformando a forma como entendemos a educação.

 

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias