música para vídeos

Música para vídeos: confira dicas para criar os seus

Se você já viu filmes clássicos já deve ter reparado que as trilhas sonoras são extremamente marcantes. Imagine filmes como Senhor dos Anéis, Star Wars e O Poderoso Chefão sem as músicas. O impacto e energia se perdem em meio às cenas. As músicas têm o poder de construir e intensificar as emoções do momento, fazendo com que você crie um vínculo maior com o filme. E é exatamente por isso que música para vídeos é um fator que faz diferença.

 

música para vídeos

 

Isso acontece também nos vídeos em geral, pois com as músicas é possível dar o tom que faltava no resultado final. Mas de nada adianta o vídeo ser de entretenimento e comédia e a música ter a tonalidade mais dramática. É necessário que a música seja condizente a mensagem passada no vídeo.
Quer saber como escolher a música certa para seus vídeos? Veja nossas dicas:

Qual o jeito certo de escolher música para vídeos?

Primeiro de tudo é necessário saber sobre o que é o vídeo, assim já é possível pensar no que você imagina que seu público irá sentir ao assisti-lo. Com isso bem definido, busque músicas que se relacionem com o seu tema central.

Por exemplo, seu vídeo é sobre um drama familiar e você quer que seu público sinta tristeza em algumas cenas. Para harmonizar o conteúdo você busca por músicas mais tristes e calmas para colocar na ilha de edição.

Para ter boas ideias de trilhas sonoras o ideal é buscar inspiração em outros vídeos com o mesmo tema. E a dica premium é: assista muitas produções audiovisuais, assim você tem uma ampla noção de como produzir um vídeo.

Cuidado com os direitos autorais

As músicas para vídeos precisam ser autorizadas para uso ou você deve escolher por músicas sem copyright. Existe uma enorme variedade de músicas grátis que podem ser utilizadas e o melhor, não te dão dor de cabeça depois.

Se você ainda não conhece o universo de músicas sem direitos autorais, veja em nosso artigo completo e conheça essa facilidade.

Mantenha sempre um único volume

Quando estamos fazendo um vídeo, o áudio tem um volume padrão e, quando acrescentamos uma música pode ser que ela destoe do volume do restante do áudio. Por isso, é necessário dar bastante atenção à sonoridade.

Você já deve ter visto algum vídeo em que a fala está em um tom – baixo, na maioria das vezes – e quando tem uma música ela está mais alta. O susto é certeiro e passa a sensação de que quem produziu não é profissional.

Edição na música para vídeos

Escolher a música para vídeos pode parecer super complexo, mas é mais fácil do que parece. Depois de todo processo de escolher a música certa, é necessário partir para a edição.

Se você não entende muito bem dessa área, veja nosso artigo completo sobre os melhores programas para edição de vídeo. Dessa forma você já consegue fazer o processo todo e tem mais autonomia.

Agora que você já sabe a importância da música para vídeos, que tal começar a colocá-las em seus vídeos?

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias