vender cursos online via facebook

Vender curso online utilizando o Facebook

O curso online, com o avanço das redes sociais e meios de divulgação conectados, ganhou uma força de crescimento muito grande. As plataformas digitais de ensino a distância têm aberto um novo canal de comunicação com seu público e novas ferramentas para ampliar seus negócios.

Uma das principais ferramentas para impulsionar um negócio é o Facebook, a rede social com mais usuários no mundo. Segundo o gerente de assuntos estratégicos da companhia, Ime Archbong, o número de usuários ativos no Brasil em 2016 chegou à casa dos 99 milhões, sendo destes 89 milhões ativos todo mês.

Os dados revelados pela empresa, mostram o alcance e o potencial que a marca Facebook atingiu em âmbito nacional. Com tais marcas expressivas, há de se considerar o potencial criado pela ferramenta para a propagação e a venda de curso online.

A rede é a única do estilo a proporcionar dois tipos distintos de vendas. A primeira, pelo chamado marketing de conteúdo, e a segunda, pela ferramenta própria de comercialização da plataforma, chamada f-commerce.

É importante distinguir tais ferramentas, já que a programação que faz o Facebook funcionar vem sendo aperfeiçoada e está sendo, cada vez mais, adaptada no sentido de proporcionar ganhos reais e palpáveis a quem está disposto a investir em divulgação e publicidade dentro da própria rede.

Quando se imagina a venda por meio do Facebook, o primeiro princípio é o de usar os espaços destinados às publicações para rentabilizar seu produto. Usar fotos, publicações, vídeos, time-lapses, entre outros recursos multimídia, são formas de propagar a marca e ganhar alcance por meio de outras pessoas, já que os indivíduos conectados à sua rede precisam também disseminar a sua informação para que uma publicação tenha real alcance.

Por este motivo, o Facebook lançou, há pouco mais de dois anos, uma forma de impulsionamento pago para as publicações ‘profissionais’. Tal forma possibilita o alcance das informações para pessoas que tem interesse no assunto, mas que não tenham necessariamente conhecimento da sua página, o que aumenta as chances de uma publicação se tornar um relacionamento que resultará em venda, já que alcança um potencial consumidor que ainda não tem ligação com a empresa.

A outra forma é pela plataforma f-commerce. Similar a uma loja de e-commerce, o comércio eletrônico pelo Facebook tem suas vantagens, principalmente quando se pensa na questão do engajamento do cliente e nas possibilidades de informação que podem ser trocadas por meio da plataforma. Por ser uma forma mais direta de comunicação, a sensação passada ao consumidor é a de ‘atendimento total’, ou seja, ele vai à página querendo saber tudo o que consegue sobre o produto antes de comprar, e voltará caso seja bem atendido e o produto suprir suas necessidades.

Uma forma não é excludente da outra, porém, quando transformada de perfil em fan page, uma página pode abrigar um f-commerce e, ainda assim, a propagação e impulsionamento das publicações não deixa de ser fundamental, já que a forma como seu produto será vendido é tão importante quanto a venda propriamente dita.

 

Conheça seu público

A questão não é apenas vender por meio da rede social, mas também, para quem vender. Definir o seu público alvo e saber a forma como ele interage e se comunica dentro e fora das redes sociais, é o primeiro passo para se definir uma estratégia que se provará bem sucedida para a venda de um curso online.

Para se estabelecer e ter sucesso no Facebook, precisa saber o que o consumidor espera de seu produto, o que ele gosta e suas preferências em geral, independente de consumo ou não, para adequar suas vendas a tal perfil. Uma maneira fácil de conhecer o perfil do seu público é através de personas. Clique no link abaixo e confira a plataforma Aluno Ideal, da EadBox.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

As características do Facebook

Para investir certo e ter a certeza de que terá o retorno esperado, você precisa saber algumas das principais características desta ferramenta de comunicação, que pode ser o segredo da venda do seu curso online.

O primeiro e mais importante princípio da rede é a interação. O conceito fundamental das redes, é o fato de serem uma união de pessoas e organismos, conectados por uma mesma plataforma, na qual compartilham valores e objetivos comuns. À priori, quando se entra no Facebook com o objetivo de propagar a marca e vender um produto, o retorno que se recebe do público é o ponto inicial a se analisar para formular a estratégia de vendas.

De nada adianta investir, modelar e iniciar o projeto se não existe interação entre quem está vendendo e quem está comprando. Segundo especialistas, como a professora Juliana Bulhões, da UFRN, da interação constante e bem trabalhada surge a conexão e o relacionamento de uma pessoa com uma marca.

Crie o relacionamento

Uma vez estabelecido um relacionamento entre a empresa e sua clientela, é necessário ‘cultivá-la’. Não basta à empresa simplesmente conseguir um número grande de seguidores e ‘curtidas’ em seu perfil, sem que posteriormente tal contato e acessibilidade sejam mantidos e ampliados.

Uma das principais características deste meio é a frequência, comumente chamada de periodicidade. É importante ter constância em redes sociais, já que o público tende a se acostumar e buscar informações de perfis na rede baseada na frequência que está habituada a ver em sua atividade.

Para conseguir tal feito, é preciso planejamento e execução. Produzir pouco conteúdo pode acabar passando a imagem de abandono na página, o que acaba por transmitir tal imagem à corporação. Produzir demais acaba por deixar as publicações maçantes e tediosas, o que ajuda apenas a afastar potenciais consumidores.

Existe uma linha tênue entre frequência, que leva à relevância e excesso, que leva à ojeriza. É essencial para qualquer companhia que pretende se fazer presente no Facebook buscar o efeito ‘bola de neve’.

Tal princípio é a forma como o usuário vê sua publicação, se interessa graças à chamada feita e compartilha o conteúdo. Tal compartilhamento é visto na rede como uma espécie de sugestão, uma recomendação qualificada de seu serviço, o que acaba agregando valor à marca. Porém, para desfrutar de tal audiência, é preciso qualificar as postagens do Facebook.

Acerte nos posts

Existem algumas formas de aumentar a eficiência de suas publicações. Investir em boas imagens é uma das primeiras medidas a ser adotada. Segundo estudos do Facebook, 95% das postagens feitas na rede que usam imagens apelativas conseguem maior taxa de engajamento, acumulando 50% mais curtidas e dobrando a taxa de comentários.

Outro aspecto levado em conta quando se fala de engajamento é a relevância. Trazer conteúdos que tragam benefícios ao público, com informações, dicas úteis e possíveis benefícios que o produto pode trazer, são também uma forma de ampliar o interesse do usuário em sua página. Aposte na temática do seu curso online e temas que façam o seu aluno possuir um benefício intelectual, para gerar o interesse.

Mais uma forma de ampliar o sucesso no Facebook é combinar o tráfego de outras redes. Mesmo que a fan page da empresa seja bem sucedida, deixar de lado outras plataformas é desperdiçar seu potencial. Chamar público para sua página na rede social através de outras plataformas, pode acabar agregando valor também a sua estratégia, gerando mais interesse, além de aumentar o tempo de permanência que o público terá nas redes da empresa e também, o tempo de exposição da marca gerando mais engajamento.

Por ser hoje uma via de mão dupla, em que tanto a empresa pode interagir com seu cliente como o contrário, a rede social é uma ferramenta poderosa para gerar o sentimento de união entre produto e consumidor, algo que no cenário atual de competitividade, é indispensável para qualquer empresa que pretenda crescer neste ambiente digital.

Outro ponto importante para crescer no ambiente digital é a qualidade da sua plataforma ead. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma eadBox.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias