marketing de conteúdo e o ead

O Marketing de Conteúdo e o EAD

O marketing de conteúdo parece um bicho de sete cabeças quando pensamos em um desenvolvimento de campanha para quem é leigo no assunto. Mas neste texto nós vamos mostrar que não é bem assim. Com um pouco de planejamento e vontade de aprender sobre o tema você pode fazer da sua vídeo aula um sucesso de vendas.

Mas vale lembrar, é claro, que apenas um planejamento de marketing não é o suficiente para que o seu curso online seja um sucesso, você precisa ter um bom conteúdo e contar com uma plataforma ead que seja fácil de usar.

Um bom planejamento permite que você compreenda todas as variáveis e consiga antever possíveis problemas sobre o seu negócio, economizando o seu tempo e dinheiro.

Neste texto vamos transmitir a você as premissas básicas para ter um plano de marketing vencedor e o motivo do marketing de conteúdo ser a melhor estratégia para o seu curso online.

O plano de marketing no ead

Não existe uma fórmula mágica de sucesso para o desenvolvimento de um plano de marketing de sucesso. Embora não exista uma “receita de bolo”, alguns ingredientes são necessários para fazer com que o marketing seja efetivo. A maioria das empresas morre na praia por não terem feito um planejamento completo e estruturado. Abaixo vamos listar o básico que você precisa fazer para balizar o seu plano de marketing.

  1. Analise o ambiente de marketing: essa parte não precisaria entrar única exclusivamente na parte de gestão e planejamento de marketing, mas também como planejamento de todo o seu projeto. Saber quais são as potenciais mudanças no ambiente interno e externo que podem afetar o seu negócio é primordial para o sucesso do seu curso online. Um exemplo prático é a mudança de lei ou entrada de uma grande empresa no mercado que possa tirar muitos alunos seus de uma só vez.
  2. Entenda quem são os seus clientes: muitas vezes nós confundimos quem, de fato, é o nosso cliente em potencial. É em torno deles que o plano de marketing deve ser estruturado. Analisar o mercado e o seu crescimento também é um fator primordial. Saber se o mercado está em alta ou em baixa e qual é a tendência para os próximos anos é fundamental para balizar o tamanho de investimento necessário para conquistar uma boa fatia de mercado e fazer com que o seu negócio seja sustentável.
  3. Analise os seus concorrentes: olhando para os seus concorrentes você vai conseguir compreender quais são as características que o seu público-alvo leva em consideração. Entender uma brecha de mercado e conseguir inovar baseado nas fraquezas dos seus concorrentes pode ser a fórmula do sucesso do seu curso online. Vale lembrar aqui que preço não é diferencial. Outro ponto importante para se aqui é olhar para si mesmo e identificar quais são as principais fraquezas que você ou seu plano de negócios possuem. Sabendo dessas características você consegue desenvolver um plano de marketing de modo que exalte os seus diferenciais e os seus pontos fortes, deixando de lado os seus pontos fracos.
  4. Defina suas estratégias e ações: isso é essencial em qualquer planejamento de marketing. Saber aonde você quer chegar e quais são os resultados que você deseja obter com cada uma das suas ações vai fazer com que você se aproxime cada vez mais do resultado ideal. Por exemplo, digamos que você deseja aumentar as vendas do seu curso online. De acordo com o momento atual da sua empresa e do mercado, como é mais fácil de fazer isso? Atrair quem já foi seu aluno para outros cursos que você possui ou buscar uma nova carteira de clientes? Logo em seguida vem a parte da execução: como você vai incentivar o seu futuro aluno adquirir o seu curso? Será através de promoções fidelização ou descontos?
  5. Estabeleça um cronograma: Por fim, é importante metrificar se as suas ações estão dando resultado. Estabelecer um cronograma para cada uma das ações é importante para compreender o comportamento do público frente à ação que você está desenvolvendo. Vale lembrar aqui que um plano de marketing é vivo e está em constante transformação, pois as variáveis de mercado impactam diretamente na maneira que você vai executar o seu plano.
CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

O marketing de conteúdo e o ead

Agora que você já compreendeu como funciona a estrutura de um plano de marketing, vamos fazer a aplicação deste conhecimento para produtores de cursos online. Sabemos que o seu público-alvo é consumidor de conteúdo online e fica durante muitas horas do dia conectado na internet, certo? Então você precisa impactar ele onde ele está.

Uma das premissas da publicidade é que você precisa gerar um interesse e despertar um desejo para criar a necessidade. Uma maneira de fazer isso é através do marketing de conteúdo. Vamos imaginar que você oferece vídeo aulas sobre empreendedorismo para quem está começando a montar o seu próprio negócio. É natural das pessoas que estão conectadas na internet busquem conhecimento sobre assuntos do seu interesse. Neste caso, o seu público-alvo está buscando conteúdo sobre empreendedorismo.

Atualmente, graças às mídias sociais e a ferramentas como o Facebook Ads e o Google AdWords, você consegue segmentar o seu conteúdo para pequenos grupos, individualizando ao máximo a sua publicidade e buscando seu nicho de maneira cada vez mais efetiva. Isso significa que você vai atingir menos pessoas, mas será muito mais eficaz.

Para ter um curso online você vai precisar de um site para disponibilizar a venda do seu curso, não é mesmo? Para você conseguir vender, as pessoas precisam conhecer e acessar o seu site, e é isso que o marketing de conteúdo faz. Você pode trabalhar com textos que tenham relação com o tema da sua vídeo aula.

No exemplo do empreendedorismo, você pode realizar postagens ,com periodicidade regular, que contenham algumas premissas básicas sobre empreendedorismo, como: fluxo de caixa, capital de giro, como fazer uma sociedade e até mesmo o passo a passo para abrir uma empresa. Com isso você passa a ser uma autoridade no assunto e as pessoas passam a conhecer o seu conteúdo.

Aliar o plano de marketing com o marketing de conteúdo pode fazer com que as suas vídeo aulas se tornem um sucesso de vendas.

Parte do sucesso da sua empresa está na facilidade de pagamento que o seu cliente possui. A Eadbox possui uma plataforma ead totalmente integrada com meios de pagamentos. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias de acesso gratuito para testar todas as nossas ferramentas.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias