como fazer um webinar

Como fazer um Webinar de sucesso

O webinar nada mais é do que um tipo de seminário online na qual uma pessoa se comunica com outras através de um meio audiovisual. Embora comunicação por áudio e vídeo seja apenas em uma via, é possível utilizar o chat para manter uma comunicação entre o apresentador e a sua audiência. Esta ferramenta pode ser de grande valia para produtores de conteúdo que desejam aumentar a quantidade de vendas dos seus cursos virtuais, ou até mesmo estreitar o relacionamento com os seus clientes, sejam eles prospects ou ex-alunos.

Se você souber como utilizar, o webinar é uma ferramenta de marketing muito eficaz. Vale lembrar que toda ação de marketing necessita de um objetivo e metas bem definidas. Através do webinar você consegue:

  • Gerar leads para alimentar o funil de vendas da sua empresa;
  • Qualificar os leads fazendo com que ele entre em contato com o conteúdo relevante para fazer luz avançar em seu funil de vendas;
  • Converter seus vídeos avançados em clientes através de demonstrações do seu curso online;
  • Se relacionar com sua base de clientes, aumentando assim a retenção dos seus alunos, diminuindo a evasão e mantendo um relacionamento visando novas oportunidades de negócios com seu público-alvo.

Neste texto você vai descobrir 3 tópicos necessários para você fazer um webinar de sucesso, além de como planejar e executar essa transmissão. Vamos lá.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

1 – O que preciso para fazer um webinar?

A primeira coisa que você precisa para fazer um webinar é de um planejamento. Saber desde o início qual será o objetivo da transmissão ao vivo é necessário para definir o conteúdo que você irá desenvolver. Um webinar voltado para o topo do funil de vendas possui um conteúdo diferente de uma transmissão voltada para manter o relacionamento com os seus ex-alunos.

Definir a data e horário da transmissão é de suma importância. Lembre-se: o webinar deve ser focado em seu público alvo, ou seja, o dia da semana e horário deve ser baseado no melhor para o seu público, que não necessariamente é o melhor para você. Se você já possuir uma base de alunos e ex-alunos, você pode até mesmo publicar uma pesquisa para ter a certeza do melhor horário, garantindo assim uma audiência maior.

Se este é o seu primeiro webinar, é interessante você convidar algum outro produtor de conteúdo que tenha um tema parecido com o seu. Fazer uma transmissão ao vivo sozinho não é nada fácil, mas se você tiver alguém ao seu lado que tenha um bom conteúdo como o seu, será mais dinâmico e instrutivo para os espectadores. Com esta estratégia vocês também garantem uma audiência maior para o seu webinar e podem alcançar mais pessoas.

Aqui vai uma dica importante para quem pretende fazer um webinar pela primeira vez. Parece fácil apresentar e fazer a interação com o público, mas só parece. Convide sua namorada ou um amigo para ficar responsável em captar as perguntas no chat e fazer a interação com os espectadores. Isso garante a interatividade e dinâmica na sua transmissão online.

Antes de continuar  confira o vídeo que o Rafael Silvério, Head de marketing da Eadbox fez :

2 – Como divulgar o webinar

Para que as pessoas participem do seu evento você tem que registrar a inscrição delas. Para isso você precisa captar pelo menos o e-mail, para ter uma forma de contato. Um jeito prático de fazer isso é através das landing pages. Nesta página é importante ter todas as informações do seu webinar, como data, horário e tema. Dica importante: capriche no texto de divulgação, não basta ter uma transmissão ser interessante, o texto de divulgação precisa fazê-la parecer interessante, caso contrário, não haverá conversão.

Se você já possui uma base de leads, agora é a hora de você enviar um e-mail promocional com os detalhes sobre o evento. Produza um e-mail convidando os seus prospects para o webinar. Insira o tema, o que será abordado durante o webinar e também o link para a inscrição. Não se esqueça de fazer com que a transmissão ao vivo pareça interessante, por isso, capriche no texto.

Você precisa usar todas as ferramentas disponíveis para divulgar o seu webinar e garantir uma audiência relevante. Aposte nas mídias sociais convidando o seu público para assistir a transmissão e direcione-os para sua landing page. Se você tiver verba para anúncios pagos, invista em Google AdWords e Facebook Ads. Impulsionar a postagem no Facebook sobre o webinar vai aumentar de maneira significativa o alcance do seu post.

Por último, mas não menos importante, no seu plano de marketing deve conter o marketing de conteúdo, certo? Insira banners em seu site e faça chamadas nos posts com links direcionando as pessoas para a landing page.

3 – A transmissão do webinar

Um dia antes da sua transmissão, vale a pena disparar um e-mail marketing para os seus contatos adquiridos através da landing page, relembrando eles da transmissão do dia seguinte. Vale a pena inserir a data e a hora, e também um texto chamativo para que eles participem da transmissão.

No dia do webinar você precisa tomar alguns cuidados e providências. Teste a internet para não ser surpreendido com a falta de conexão. Organize o local que as imagens vão ser captadas certifique-se de que todo o material que você irá precisar durante a transmissão ao vivo está ali. Lembre-se: se você vai ter outro convidado ele vai precisar estar no enquadramento e iluminado da mesma maneira que você. Ao final da transmissão, lembre-se de agradecer quem participou da transmissão. Dê os recados finais e lembre a sua audiência do seu curso online.

Por fim, responda os comentários que você não teve tempo de responder na transmissão. Procure não deixar ninguém sem resposta. Envie um e-mail marketing com o link permanente do webinar para uma consulta posterior e aproveite para fazer uma pesquisa de satisfação. Quanto antes você disparar a pesquisa, maior será a resposta do público.

Você pode fazer a sua transmissão ao vivo através da sua plataforma ead. A plataforma EadBox conta com todas as funcionalidades que você precisa para fazer o seu próprio webinar. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar todas as funcionalidades da plataforma EadBox.

 

CTA Trial

trial


Categorias