Pesquisa de mercado: Como definir seu público alvo

Pesquisa de mercado: como definir seu público-alvo?

Um dos principais desafios de um produtor de conteúdo é atingir o público ideal para o seu curso. Quanto mais assertivo você for, menor vai ser o custo para converter o prospect em cliente e maior será a rentabilidade, fazendo com que seu curso pague o investimento inicial para que você continue a produzir mais conteúdo para este público.

Saber definir para quem você está vendendo é fundamental para traçar a sua estratégia de vendas. Para que você consiga vender sua videoaula as pessoas precisam saber que você existe. O marketing digital (ou inbounding) é uma excelente estratégia, com ele você trabalha uma série de conteúdos que são complementares ao que você desenvolve em seus vídeos, despertando o interesse e criando a necessidade do seu aluno se aprofundar neste assunto, levando ele a cumprir a jornada do consumidor.

 

Veja também: 

dicas de marketing para vender cursos online

Dicas de marketing para vender cursos online

 

Mas ter uma estratégia de marketing definida não adianta nada se você não souber quem é o seu público. Neste texto você vai saber como descobrir o público-alvo da minha videoaula.

 

Para quem você vai produz sua videoaula?

Logo após definir o tema da sua aula esta pergunta é a primeira que você deve se fazer. Identificar quem você deseja impactar com sua videoaula é o segredo para delimitar o seu público-alvo. Qual a faixa etária dominante, faixa de renda e até mesmo se o seu público é casado ou solteiro pode ser importante, por exemplo: em uma videoaula de economia domiciliar todas estas características acima são de fundamental importância. Por exemplo, se o seu curso for voltado para pequenos investimentos em uma carteira que seja segura e para longo prazo, o público será diferente de uma videoaula sobre como poupar no dia a dia para viajar para Europa em um ano. Cuidado para não se ater em questões irrelevantes para o que você precisa saber, mantenha sempre o foco.

De acordo com o tema da sua videoaula e os tópicos que você vai abordar, você já consegue definir o seu público majoritário, mas lembre-se que que o mercado considera um profissional que faz muitas coisas um especialista em nada, e quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém. Lembre-se, quanto mais segmentado seu público for, maior a chance de construir uma imagem de referência.

Definindo meu público-alvo antes da minha primeira videoaula

Se você ainda não possui uma base de alunos, nesta parte de definição de público-alvo é importante não confundir o gosto pessoal com o gosto do seu consumidor. Tenha muito profissionalismo e deixe de lado os seus gostos, coloque-se como um aluno. A atitude “se é bom pra mim é bom pra todo mundo” não vai ajudar e precisa ser abandonada imediatamente, certo? Então vamos lá.

Esta é a hora de levantar uma série de questionamentos sobre o público dos seus concorrentes e fazer uma pesquisa de mercado. Procure por outros produtores de conteúdo com um tema igual ou parecido com o seu. Se você encontrar, qual é o público que você imagina consumir este produto? Quem são as pessoas que costumam comprar este curso?

Você precisa entender qual é a demanda do seu aluno, ao conhecer o produto do seu concorrente você vai perceber que ele se propôs a auxiliar o aluno dele na resolução de algum problema. Por exemplo, um diretor de Recursos Humanos que acompanha uma videoaula sobre “como manter seus funcionários felizes gastando pouco” está preocupado em diminuir a rotatividade dos colaboradores da empresa que ele trabalha, além de otimizar o trabalho da sua equipe. Você precisa identificar o problema que seu aluno precisa resolver e os desafios que ele vai enfrentar.

 

Definindo meu público-alvo depois da minha primeira videoaula

Se você já possui uma videoaula no mercado é a hora de se aproveitar dos contatos dos seus ex-alunos para entender melhor o seu público. Para conquistar este cliente até fechar a venda você pegou o contato de e-mail e telefone.  Mas se você já ainda não possui um formulário para captar o contato do seu consumidor, pare tudo o que está fazendo e crie agora uma landing page, pois além de uma maneira de pegar o contato do seu aluno é uma ótima ferramenta de vendas.

Já que você possui o contato do seu ex-aluno, envie um e-mail, um questionário simples sobre a sua aula. Faça perguntas chaves e que sejam de fácil compreensão, que elas ajudem você a compreender qual é o perfil deste ex-aluno, o que ele buscava quando comprou a videoaula e se ele saiu satisfeito. Quando mais recente for a compra, mais suscetível a responder o questionário ele vai estar.

 

Crie seu aluno ideal

Ao juntar todas estas informações, está na hora de você desenvolver o perfil do seu aluno ideal, as personas. No marketing, as personas são representações visuais do seu público-alvo, estes perfis vão ajudar você a entender como é o comportamento de compra e consumo de conteúdo destas pessoas “semifictícias”. Entre quatro e seis perfis são suficientes e para desenvolvê-los, você precisa seguir estes quatro passos.

O primeiro deles é descobrir quem é este seu aluno ideal, traçar qual é o seu background, a demografia da qual ele faz parte e identificar o comportamento e a preferência de comunicação, se ele prefere que você entre em contato por e-mail ou por telefone.

Depois de compreender quem é o seu aluno ideal, você precisa compreender o que ele pretende com o curso, quais são os objetivos dele, quais são suas metas e seus objetivos. Depois de definir isso, aplique como o conhecimento absorvido em seu curso vai ajudar ele a solucionar estas questões.

Compreender o que o aluno espera é importante, por que ele acredita que deve fazer, e ainda, por qual motivo ele não estaria interessado em comprar o seu conhecimento?. E é alinhada com esta parte e somando tudo o que você aprendeu neste texto que vem a questão que vai definir a sua estratégia de venda: como você descreve o seu curso para o cliente, desenvolvendo um discurso curto e claro sobre a sua solução para os problemas que ele enfrenta no dia a dia.

Quer ajuda para criar as personas da sua videoaula? Então clique aqui e ganhe 15 dias grátis da plataforma Criando Alunos Ideais, da EAD Box.

 

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

 

Categorias