Saiba como identificar a persona do aluno ideal para cursos online

[FERRAMENTA] Como identificar a persona do aluno ideal para cursos online

Para conseguir ser um sucesso de vendas, conhecer o seu público-alvo é fundamental. Mas afinal, quem é o seu público-alvo? Como descobrir qual é o perfil e quais são os hábitos desta pessoa? Como identificar o aluno ideal para meus cursos online? Quais são suas motivações? Seus desejos, ambições, anseios e problemas?

Responder a todas estas perguntas para criar a persona do seu aluno ideal é muito importante para traçar uma estratégia de vendas de sucesso. Existem algumas estratégias para você desenvolver o perfil do seu consumidor, e é isso que você vai aprender neste texto, a criar o seu aluno ideal: as personas. Também terá acesso a uma ferramenta gratuita e exclusiva para auxiliar na criação da sua persona  de aluno ideal e planejamento digital.

As personas nada mais são do que personagens, representações visuais do seu público que vão ajudar você a entender melhor como é o comportamento de compra e consumo de conteúdo destas pessoas “semifictícias”.

 

Por onde começo?

Ouvir o seu consumidor é fundamental para qualquer tipo de negócio. Ao fechar a venda do seu curso online, você provavelmente fez o seu aluno preencher um questionário com telefone e e-mail, certo? Utilize estes dados para realizar uma pesquisa, quanto mais recente for a compra, mais suscetível o seu consumidor estará para responder. Colete os dados e comece a cruzar eles para traçar o perfil do seu aluno ideal.

Depois que você começar a receber as respostas vai perceber que existe um padrão. Com 50 pessoas já é possível começar a estruturar uma base fiel para construir o seu aluno ideal, mas quanto mais respostas, melhor, pois a margem de erro diminui. O número ideal de personas gira entre quatro e seis pessoas, mais do que isso não é necessário e passa a perder a efetividade, fazendo com que você desvie do seu foco.

Em tempo, se você não possui um formulário para captar o contato do seu consumidor, pare tudo o que está fazendo e faça isso agora, pois é muito importante! Além disso, ser uma excelente maneira de conquistar os leads do seu cliente, um pós-venda bem-feito pode gerar novos negócios, diminuindo o tempo que seu aluno leva para concluir a jornada do cliente e adquirir o seu curso online.

 

Veja também: O Guia Definitivo para lançar cursos online

 

Como descobrir a persona do seu aluno ideal?

O primeiro passo para encontrar quem é o seu aluno ideal é descobrir quem ele é. Se é homem ou mulher; se é solteiro, casado ou divorciado; se possui filhos e quantos filhos ele tem; e qual é a sua profissão. Estes dados podem ajudar você a começar a entender qual é o background do seu cliente. Uma mulher solteira, normalmente, possui mais tempo para focar em seus estudos e profissão, pois não precisa dividir o seu tempo com a família, por exemplo. Identificar a cidade, classe média e quem mora com o aluno ideal vai delimitar quais são as suas aspirações e seus hábitos de consumo.

Após identificar o background do seu aluno, você precisa desenhar quais são os desafios do seu público-alvo. Digamos que você possua um curso de gestão de pessoas e que o nosso aluno ideal seja uma mulher de 40 anos, diretora de recursos humanos de uma multinacional, com isso, podemos sugerir que o seu principal objetivo profissional é fazer com que seus funcionários fiquem felizes, para evitar a rotatividade do quadro de colaboradores, já o seu desafio é conseguir fazer isso com uma equipe enxuta.

Como você e seu curso de gestão de pessoas vão ajudar o seu aluno ideal a alcançar os seus objetivos e cumprir os seus desafios é a resposta que vai dar o norte para a sua campanha de marketing, neste caso seria algo com esta linha: “aprenda a otimizar sua equipe de RH para manter seus colaboradores felizes”.

 

Desenvolvemos um kit de ferramentas gratuito que oferece uma forma dinâmica e visual de criar a persona do aluno ideal e estruturar a sua estratégia de marketing digital. Baixe agora :)

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

 

Erros mais comuns ao desenvolver personas

Tome cuidado com achismos e especulações, pois o seu aluno ideal vai balizar boa parte da sua estratégia de marketing de conteúdo. Por isso você deve utilizar apenas dados reais, pois uma persona errada vai lhe trazer mais problemas do que soluções.

Mantenha o foco nas caraterísticas mais importante do seu aluno ideal, como o comportamento de compra, preferências de conteúdo e como a sua videoaula vai resolver o problema deste seu personagem.

 

BÔNUS: O que são personas negativas?

Assim como você precisa traçar o seu aluno ideal, as personas negativas são necessárias para que você não corra o risco de atingir um público que não possui afinidade ou não irá gostar do seu produto, gerando uma propaganda boca a boca negativa. Nesta hora você deve estar se perguntando: “mas o importante não é gerar vendas?”. Sim, é importante gerar vendas, mas um curso online é um produto direcionado que possui na opinião dos alunos boa parte das suas vendas.

Veja também: Dificuldade em vender cursos online? O problema pode estar no atendimento.

Imagine que você possui uma videoaula de culinária trivial, voltada para homens solteiros de classe média entre 17 e 24 anos. Digamos que seu aluno ideal seja o João, que tem 22 anos e acabou de sair de casa após concluir o curso de graduação, o objetivo dele é conseguir aprender a cozinhar e o seu desafio é impressionar sua namorada com um jantar feito por ele mesmo.

Entretanto, se a pessoa que for consumir o seu conteúdo for a Joana, uma dona de casa com 35 anos, casada e com três filhos, ou até mesmo um homem que é chefe de cozinha, eles não vão gostar do seu conteúdo, pois já possuem habilidades que extrapolam o que você tem a oferecer no seu curso. A probabilidade deles indicarem seu curso, cai, e eles ainda podem fazer propaganda negativa, colocando nas mídias sociais que não aprenderam nada com o seu curso. Identificar as personas negativas e “espantá-las”, perdendo uma venda, é um trabalho difícil, mas que vai fazer a diferença no médio e longo prazo.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias