dicas de marketing para vender cursos online

Dicas de marketing para vender cursos online

Uma das coisas que você deve levar em conta enquanto desenvolve sua videoaula é como você vai divulgar e vender o seu curso online. Atrair clientes e converter estas vendas é essencial para você conseguir escalonar um crescimento saudável, gerando receita para você continuar o investimento e garantindo uma renda extra no final do mês.

Separamos algumas dicas de marketing para vender cursos online e suas videoaulas.

Após ter sua videoaula finalizada é a hora de começar a vender. Tenha em mente que para vender seu curso online você precisa ter definido qual é o objetivo do curso e o que ele vai agregar para a pessoa que está comprando. Uma maneira fácil de identificar se o seu conceito está bom é treinar o seu pitch de vendas pessoalmente. Se você não conseguir atrair o interesse de alguém pelo seu curso pessoalmente, dificilmente vai obter êxito digitalmente. Steve Jobs dizia que você precisa criar uma necessidade para seu público e então vender a solução. Sendo assim, a primeira fase do processo de lançamento do produto é alimentar o seu público-alvo de um modo que ele sinta a necessidade de aprender o conhecimento que você passará em sua videoaula. Imagine aqueles jogos de celular que possuem o conceito de “freemium”, você pode jogar de graça, mas se quiser ir para aquela outra parte do mapa que lhe dá mais pontos vai precisar adquirir um item, com dinheiro real, que vai lhe dar acesso para aquele local.

Como construir um público para minha videoaula?

Vale lembrar que este é um trabalho de construção de público e pode não ser tão fácil quanto espera. O ideal é você investir pelo menos duas semanas criando conteúdo e colhendo feedbacks, mantendo o contato com as pessoas que consomem o que você produz. Você pode desenvolver desde posts em seus blogs até webinars e vídeos que abranjam parte da temática que você aborda em sua videoaula, para deixar o gostinho de “quero mais”.

Se você já possui um site e tem essa base de audiência consolidada, liste seus melhores posts e aqueles que deram mais audiência e construa baseado nessa temática o seu conteúdo. Experimente criar e-books para captação de leads, produzindo conteúdos em formato de newsletter.

 

Trace metas e objetivos

Você já se perguntou quais canais de comunicação vai utilizar para fazer a divulgação do seu material? As redes sociais aliadas com links patrocinados e e-mails marketing, quando trabalhamos de maneira conjunta, trazem um resultado satisfatório por serem as redes mais acessadas pelos usuários de internet.

Antes de injetar dinheiro em marketing e promoção, tenha em mente qual é o objetivo da ação e quais são as metas que você deseja alcançar com ela. Faça as contas para saber se o investimento vale a pena e mire sempre no longo prazo, você pode não concretizar a venda num primeiro momento, mas se conseguir atrair o público para o seu site com um bom conteúdo, em um médio prazo ele pode começar a acompanhar o seu trabalho, deixando o processo de conversão mais fácil no futuro.

O Facebook pode ser uma ferramenta poderosa para gerar vendas, ter uma fã page é essencial. Mas vale lembrar que só o investimento no Facebook não necessariamente significa sucesso de vendas, ele pode atrair mais pessoas para o seu site, mas ainda há um caminho longo pela frente para transformar o público em consumidor. Você precisa identificar em seu público-alvo os contatos que possuem interesse no tema de sua videoaula para convertê-los em clientes, impactando eles em diferentes canais.

O mundo é conectado, lembre-se que nem todo investimento será revertido em venda pelo meio que você investiu inicialmente. O Omni Channel está cada vez mais presente e você precisa prever isso. Imagine-se como um diretor de marketing de uma operadora de tevê por assinatura: você investe grande parte do seu buget em mídias digitais, mas boa parte da conversão é feita por telefone de forma passiva. Ou seja, seu consumidor viu a promoção no digital, se interessou e telefonou para fechar a compra. Isso pode acontecer com você também, após ser impactado por seu link patrocinado seu consumidor pode levar alguns dias para fechar a compra e chegar até você por um canal diferente.

 

Faça promoções e seja atencioso

Promoções atraem clientes, eles se sentem privilegiados por conseguir desconto, brinde ou algo do gênero. Esta saída pode ser a chave para fechar aquelas vendas que o cliente está indeciso, que já visitou seu site várias vezes e fez diversas perguntas sobre o curso, mas precisa de um empurrão para fechar a compra.

Quando você fizer o lançamento de curso online, esteja preparado para receber alguma s perguntas como: “quanto tempo o acesso estará liberado?”, “tem certificado?”, “quais as formas e opções de pagamento?” entre outras que já podem ter sido apresentadas na descrição do curso. Leia e responda todas elas com simpatia e no menor tempo possível, se a pessoa parou para digitar uma pergunta ela tem interesse em seu curso.

 

Soluções de Marketing EadBox

A plataforma de ensino a distância EadBox conta com uma ferramenta de geração de cupons que gera desconto para um ou mais cursos, podendo definir a quantidade de desconto e quantas vezes ele pode ser utilizado, por exemplo: “os dez primeiros que adquirirem o curso vão receber 25% de desconto”. Você também pode definir uma data para expiração dos cupons de desconto: “no dia do lançamento do curso, quem adquirir vai ganhar 10%”.

A ferramenta de Combos também é muito interessante. Conforme você for desenvolvendo seus cursos você pode fechar pacotes para compra em grupo, por exemplo: “na compra dos quatro cursos sobre gastronomia trivial você ganha 30% de desconto em todos eles”.

Clique aqui em baixo e experimente 15 gratuitos da nossa plataforma.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias