Planeje sua video aula

Planeje e tire sua videoaula do papel

A cabeça do ser humano trabalha a todo o momento, e conseguir focar no desenvolvimento de um projeto enquanto as turbulências do dia a dia da vida não param, não é uma tarefa fácil. Este texto contém algumas dicas para você planejar e começar a gravar as suas videoaulas, fazendo entrar aquele dinheiro extra no final do mês.

Quando empresários começam um negócio do zero, eles desenvolvem um business plan completo com análises e riscos. Embora a produção de conteúdo seja um negócio, não é necessária tamanha análise, mas alguns pontos devem ser observados antes de começar a produção, para que ele não morra na praia

Como todo e qualquer projeto, fazer uma estimativa de custos é sempre bem-vinda, e até mesmo necessária. O primeiro passo é fazer um levantamento dos equipamentos necessários para gravar.

 Levantamento de custos

Captação de vídeo e áudio é a primeira coisa que você deve se preocupar. Atualmente os celulares de ponta possuem câmeras poderosas que podem servir para o início, mas lembre-se que um celular possui uma “câmera de bolso”, e sua qualidade pode deixar a desejar, principalmente quando os alunos começarem a comparar as suas aulas com a de outros professores do mesmo tema. Para captação de vídeo, quanto mais luz, melhor. Experimente iluminar o cenário com algumas softbox, afinal de contas estamos na era da informação, não na idade das trevas.

A captação de áudio é muito importante, pois é através deste canal que você transmitirá o conteúdo para os seus alunos. Os smartphones possuem uma captação omnidirecional, ou seja, capta as ondas sonoras vindas de todas as direções. Embora captação de áudio dos celulares seja melhor do que os microfones incorporados das câmeras DSLR, este deve ser um “quebra galho”, saiba como ter uma captação de áudio profissional para seus vídeos.

Você também vai precisar de um ambiente para gravar, seja na sala ou no escritório de sua casa. O importante aqui é conseguir um local que tenha o mínimo de ruído possível e que você não seja incomodado durante as gravações. Para deixar o ambiente mais bonito e trazer um diferencial para as suas aulas, coloque na ponta do lápis quando custa para você montar um cenário temático para seus vídeos.

A pós produção também é importante, afinal, poucas pessoas no mundo conseguem ficar uma hora desenvolvendo um conteúdo sem errar, se atrapalhar nas palavras ou sem se desviar do assunto. Se você entende de edição de vídeos, a única coisa que deve se preocupar é com a quantidade de tempo que dedicará a cada edição. Se souber mexer em softwares de edição, existem vários tutoriais espalhados pela internet que podem lhe auxiliar, mas vale a pena uma pesquisa de preços para terceirizar este serviço, pois o tempo necessário para aprender a trabalhar com softwares de edição podem ser investidos em outros pontos do projeto.

Tempo é investimento no sucesso

Um ponto importante para tirar qualquer projeto do papel é saber quanto tempo você pode investir para que ele dê certo. Uma maneira fácil de ter um controle assim é com um planejamento semanal. Se você vai produzir este conteúdo paralelamente ao seu trabalho, leve em conta que ainda possui os afazeres da casa, a vida social e o lazer. Já dizia o filósofo: “tempo é questão de prioridade”. Não coloque prazos que não vai conseguir cumprir, pois quando isso ocorre é desgastante, além de desmotivador.

Considere que você vai precisar de tempo para planejar o conteúdo do seu curso, montar e desmontar o cenário (se você não puder deixa-lo fixo), gravar o conteúdo e editar o material (a não ser que você possua um terceirizado para fazê-lo). Leve em conta também um tempo para a publicação e divulgação das suas vídeoaulas. Com tudo isso na ponta do lápis, gerenciar seu tempo vai ser uma tarefa mais fácil.

 Planejamento financeiro

Você já colocou no papel quantos cursos precisa vender para atingir o break even (quando a receita é a igual despesa) da sua videoaula levando em consideração o tempo e o dinheiro investido? Faça as contas de quanto tempo você precisa dedicar para desenvolver uma videoaula completa, desde sua elaboração até a publicação e divulgação. Tem dúvidas de quanto tempo vai levar? Faça um piloto, teste! Produza uma videoaula experimental e mostre para os seus amigos e familiares e aproveite o feedback para aparar as arestas. A partir daí você começa a ter uma noção de quanto cobrará para cada matrícula em seu curso.

Se você chegou até aqui merece os louros devido à força e a determinação, mas é agora a hora de executar o seu projeto. Com o material gravado e editado você precisa de uma plataforma para disponibilizar o seu produto, colocá-lo no mercado e conquistar seus alunos. Utilizar uma plataforma que não atende a expectativa do aluno pode acarretar em uma experiência ruim para o usuário final, não por conta da qualidade do seu produto, mas pela usabilidade da ferramenta.

 

Como Divulgar e Promover meus Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

capa-divugação

 

 

A Eadbox oferece uma plataforma completa. Crie um Trial e teste grátis por 15 dias, é só clicar aqui abaixo:

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

A plataforma EADBox gera relatórios completos, mostrando em gráficos exatamente o que deve ser melhorado e em determinado curso e em qual tempo. Lista de chamada, calendário de atividades e certificados de finalização de curso automatizado presentes na plataforma vão otimizar o seu tempo. E o mais importante, suporte para a pesquisa de satisfação ou aviação de reação, para que você possa compreender o que os alunos acharam do seu curso, como foi a recepção do conteúdo e em quais pontos você pode melhorar a experiência deles, aumentando a satisfação dos alunos e consequentemente as suas vendas.

Com a noção de tempo e dinheiro investido e uma plataforma que ajude a entender o comportamento do seu público é a hora de traçar projeções para dar novos passos para as suas aulas, como adquirir novos equipamentos, contratar uma edição profissional e, por que não, uma agência para trabalhar a sua imagem e divulgar o seu conteúdo.

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias