11 de maio de 2018
Ao buscar por um curso online, as pessoas sempre desejam um certificado que comprove o tempo investido e o conteúdo aprendido. Com isso, muitas delas pretendem comprovar suas qualificações, incrementar o currículo ou, até mesmo, protocolar horas na faculdade.
Dessa forma, o produtor digital que ainda não sabe como emitir certificados para seu conteúdo online, acaba perdendo esses consumidores.
Quer aprender como emitir certificados para seus cursos? Então continue sua leitura e torne-se um verdadeiro especialista em emissão de certificados!
O que você vai ler nesse artigo?
Por que emitir certificados?
Todo usuário que investe em um curso presencial ou online quer, além do conhecimento adquirido, o seu certificado. Afinal de contas, o indivíduo concluiu o curso, investiu seu foco, disciplina, tempo e até mesmo dinheiro.
Ainda não está satisfeito com a resposta? Então confira abaixo outros bons motivos para emitir os certificados de seus cursos online:
É emocionante
Com certeza você não esperava que esta razão estivesse no topo da lista. Mas, após se dedicar tanto a um curso, seja ele presencial ou online, receber um certificado é também um símbolo de uma etapa que acaba de ser concluída.
E é natural celebrarmos cada vitória em busca de nossos sonhos com algo que nos remeta à importância disso.
Na graduação, temos os diplomas e, nos cursos, os certificados. Prova disso é o cuidado que as pessoas têm em armazenar esse material. Muitas os plastificam, outras os mantêm no envelope, e há aquelas que até os enquadram.
As empresas cobram
Quando as empresas buscam novos funcionários, é normal focar nas qualificações que eles possuem. Principalmente nas informações que constam nos currículos, já que são o primeiro contato da empresa com os futuros colaboradores. No entanto, o currículo em si não comprova se os indivíduos realizaram os cursos de verdade.
Dessa forma, é indispensável que os profissionais possuam os certificados de conclusão, sendo uma segurança tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Além das empresas de maneira geral, diversos concursos públicos também exigem a apresentação dos certificados para a posse dos cargos.
Serve como comprovante de horas complementares
Durante o período universitário, é convencional que os centros acadêmicos peçam aos estudantes atividades externas para complementar o ensino.
Dessa forma, é preciso utilizar o certificado dos cursos como validação para as horas complementares serem computadas.
Dessa forma, conseguimos analisar previamente que diferentes grupos utilizam os certificados para diversas funcionalidades.
No entanto, note que, apesar de serem grupos diferentes, todos buscam os certificados. Logo, quem não sabe como emitir certificados está perdendo consumidores e alunos.
Cuidados ao emitir certificados
Outra grande dificuldade de quem precisa emitir certificados é saber ao certo como funciona a regulamentação desses casos. Caso seja uma de suas dúvidas, vamos te ajudar!
Certificados para cursos técnicos
Como o próprio nome indica, os cursos técnicos têm por objetivo fornecer formação técnica aos alunos. Muitas pessoas buscam cursos técnicos devido à sua alta taxa de empregabilidade.
Um impeditivo para emitir os certificados para essa categoria pode ser o Ministério da Educação (MEC). Isso porque é necessário que o MEC reconheça seu curso como capacitador técnico. Para isso, os cursos devem variar de 3 meses a 3 anos, dependendo da área de atuação.
Certificados para cursos profissionalizantes ou livres
Para os cursos que visam agregar, atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes, não há necessidade de serem reconhecidos ou aprovados pelo MEC.
Nessa categoria podem ser emitidos certificados simples que comprovem a participação do indivíduo no curso.
Como emitir certificados para cursos?
Agora que você já entendeu a importância da emissão dos certificados, chegou a hora de aprender, de fato, como emitir certificados. A boa notícia é que, na verdade, isso é muito mais fácil do que parece. Confira:
1. Escolha a forma de emissão
O primeiro passo é escolher a forma de emissão dos certificados. Isso significa que você deverá escolher entre emissão física ou digital.
Na primeira situação, você deve emitir todos os certificados, assiná-los e depois enviar aos alunos. Na segunda, você pode apenas disponibilizá-los digitalmente e cada aluno pode emitir o próprio certificado ao final do curso.
Saiba que as emissões físicas são muito mais trabalhosas, demandam mais tempo e estão passíveis de erros, como:
- Extravio;
- Mudança de endereço;
- Envios para locais errados.
Dessa forma, se torna evidente que os certificados digitais são bem mais baratos e possuem chance quase nula de algo dar errado.
Caso opte pela emissão física, lembre-se de organizar esses custos a mais.
2. Saiba quem são os participantes
Tanto por questão de organização quanto de facilitação, possuir uma lista de todos os participantes do seu curso te oferece um panorama de organização, desenvolvimento e quantidade de concluintes. Sendo esse último aspecto fundamental para o envio ou disponibilização do número de certificados que devem ser ofertados.
3. Use modelos prontos
Para otimizar a sua produção, ao invés de se sentar na frente do computador e desenvolver do zero, é possível utilizar modelos já prontos, que devem ser alterados de acordo com as informações de cada estudante.
Eles podem ser encontrados em vários softwares, pagos ou não, ou na própria internet.
4. Cuide do envio
Para quem optar por emitir os certificados na própria instituição, a maneira de envio é por meio do endereço de cada participante.
Para quem os disponibilizará digitalmente, existem algumas outras opções, como: enviar o certificado em PDF para o e-mail da pessoa ou também disponibilizá-lo na própria plataforma do curso.
O que não pode faltar?
Os certificados podem variar um pouco de acordo com a área, instituição, entre outros aspectos. No entanto, algumas informações são essenciais a todos, como:
- Carga horária;
- Assinatura;
- Local e data;
- Logo;
- Nome do estudante;
- Nome do curso;
- Nome da instituição.
Caso ache todo esse processo muito trabalhoso, é possível automatizá-lo. Ou seja, utilizar uma ferramenta que realiza todas essas atividades com pouquíssimos cliques.
Emita seus certificados na HeroSpark
Utilizando a plataforma da HeroSpark, você não precisa se preocupar com a burocracia da emissão de certificados. Isso porque a ferramenta oferece três modelos prontos e editáveis para você agregar ainda mais valor ao seu curso.
Com o editor de certificados da Hero, você só precisa escolher o modelo que mais combina com o seu curso e adicionar o logo do seu negócio.
Dessa forma, seu infoproduto também será divulgado todas as vezes que seus alunos exibirem os certificados nas redes sociais. Não é legal?
Depois é só configurar o pré-requisito para emissão, como, por exemplo, a conclusão de 100% do conteúdo do curso online. Assim, seus alunos vão emitir os certificados automaticamente após o fim das aulas.
Entre as vantagens de emitir seus certificados na HeroSpark estão:
- Incentivo para conclusão do curso;
- Geração de autoridade digital;
- Aumento da credibilidade.
Ainda lhe resta alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo e nós ajudaremos você!
Se você tem interesse em criar um curso online, desenvolver um negócio digital lucrativo e escalável, temos uma boa notícia:
Começaram as inscrições para o nosso Programa de Mentoria Impulso Digital!
Com a Mentoria Impulso Digital você vai aprender:
- Todos os segredos para criar um infoproduto irresistível;
- Como estruturar o valor do seu produto digital;
- Ter foco, investindo tempo e dinheiro apenas no que é realmente necessário para o seu sucesso;
- Como funciona a metodologia de sucesso da HeroSpark.
Seguindo uma metodologia de negócio validada que já mudou a vida de milhares de infoprodutores.
Então, se você está sério e comprometido em transformar o seu conhecimento em um produto digital escalável, reserve agora o seu lugar no Programa de Mentoria Impulso Digital! Esperamos você!
Categorias