desafios do treinamento EAD

Conheça os principais desafios do treinamento EAD6 min read

O ensino a distância ganha cada vez mais adeptos. Com a possibilidade de oferecer cursos de variados temas e sem barreiras geográficas, essa modalidade de ensino conquistou o mercado e se tornou opção ideal para muitas pessoas que desejam aumentar sua qualificação profissional ou até mesmo aprender novos hobbies sem precisar sair de casa. Porém, esse formato de ensino também traz consigo alguns obstáculos. Conheça os principais desafios do treinamento EAD – e, assim, você estará mais preparado para lidar com eles, caso surjam.

Isso acontece porque: quando você conhece as possíveis falhas e pontos fracos de algo, automaticamente se torna mais apto a saber lidar com essas questões. Assim, os desafios do treinamento EAD não se tornarão um ponto negativo para você, mas sim questões a serem superadas. Afinal, tudo na vida possui desafios e metas a serem cumpridas, certo? Então, aqui iremos ajudar você a identificar os obstáculos do EAD – e, é claro, maneiras de lidar com essa questão. Confira!

desafios do treinamento EAD

Quais são os desafios do treinamento EAD?

Os pontos positivos do EAD são muito claros. A comodidade de poder aprender sem se preocupar com deslocamento e distâncias físicas e a flexibilidade de horários são apenas dois deles. Também, é importante ressaltar e economia financeira, já que é comum que os cursos EAD requerem um menor investimento. É claro, sem perder a qualidade do que é ensinado.

– Veja também: Conheça 3 vantagens e desvantagens do EAD

Porém, aqui o nosso intuito é tratar mais especificamente sobre os desafios do treinamento EAD. Isso porque contar com colaboradores bem preparados é um diferencial competitivo importante para os dias atuais. Sendo assim, conhecendo os obstáculos que serão enfrentados, você terá melhores argumentos e saberá quais ações tomar em cada situação.

1. Promover o engajamento e a interação das equipes

O contato físico é algo extremamente importante para o relacionamento pessoal, sim. Porém, é possível aumentar e otimizar o engajamento dos profissionais por via de treinamentos EAD. Para isso, uma boa solução da empresa é pensar em ações que envolvam comunicação e relacionamento híbrido, ou seja: um pouco via EAD e um pouco via presencial.

Como fazer isso? Entendendo que a tecnologia e a criatividade devem ser utilizadas a favor da empresa. Também, é importante ressaltar que as ações via EAD são de grande auxílio para corporações que não conseguem reunir seus funcionários, por exemplo. Às vezes é difícil para uma empresa fazer com que todo um setor fique parado por muito tempo, por exemplo. Com os treinamentos via EAD isso não acontece.

Também, para promover o engajamento e interação via EAD, é possível oferecer bons espaços de aprendizado virtual. Assim, nesse local eles poderão interagir, trocar ideias e compartilhar conhecimentos.

– Confira: Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA: como utilizar

2. Comprovar ROI para a diretoria

Outro dos grandes desafios do treinamento EAD é conseguir provar para diretoria da empresa que essa ação realmente é válida. Como fazer isso? Utilizando dados de ROI.

Assim sendo, ao tentar convencer a diretoria sobre a necessidade de investir em treinamentos a distância, o gestor deve ter seus objetivos, dados estatísticos e argumentos bem definidos. Dessa maneira, conseguirá comprovar o quanto os treinamentos EAD podem ser benéficos para a empresa.

Após convencer o gestor e oferecer o treinamento, também lembre-se sempre de concluir a ação com avaliações que comprovem o aprendizado absorvido pelos colaboradores. Assim, esses dados positivos poderão ser utilizados na próxima vez em que considerar necessário a realização de um novo treinamento via EAD.

3. Depender da maturidade e vontade de cada um dos colaboradores

Treinamentos a distância oferecem uma maior flexibilidade e comodidade para os participantes. Porém, por outro lado, isso significa depender da maturidade de cada um.

Assim sendo, tenha em mente que o público a ser treinado precisa ter o compromisso consigo mesmo de realizar o curso de maneira adequada. Apesar de os treinamentos normalmente serem encerrados com a realização de uma prova avaliativa, é preciso que os participantes tenham sua própria maturidade para estudar e absorver o conhecimento.

Apesar de não ser problema para algumas pessoas, esse pode, sim, ser considerado um dos desafios do treinamento EAD. Isso porque são muitas as pessoas que possuem dificuldades para se organizar sozinhas. Assim sendo, essa também é uma oportunidade para os colaboradores desenvolverem habilidades extras, que vão além do ensino. Podemos citar a disciplina, o autodesenvolvimento e a autonomia como características que serão desenvolvidas com o treinamento via EAD.

– Para saber lidar melhor com a organização pessoal, confira: Checklist: como se organizar no trabalho e aumentar a produtividade

4. Oferecer uma estrutura de qualidade

Para um treinamento presencial, é preciso contar com um bom tutor/professor e sala de aula bem equipada. Com treinamentos EAD isso não muda, apenas acontece de maneira remota. Assim sendo, é preciso que todos saibam lidar com essa estrutura online.

Também, assim como uma estrutura física está sujeita a problemas – como falta de luz e/ou demais materiais – os cursos EAD também podem passar por essas questões. Nesse caso, é possível que os alunos e/ou tutores ainda não possuam tanta familiaridade com o ambiente virtual. Assim sendo, é preciso que a empresa tenha paciência para instruir seus funcionários nesse novo formato de ensino. Também, é claro, é importante oferecer materiais de qualidade e bons profissionais para comandar o treinamento.

5. A cultura da empresa

Investir em treinamentos EAD em muitos casos significa que está havendo uma mudança na cultura da corporação. Assim sendo, é importante que a empresa sempre ressalte o motivo de estar investindo nesse novo formato de aprendizado. Ainda, é essencial que mostre para os seus colaboradores que essa mudança é algo que está sendo feita para o bem de todos.

Ademais, também vale lembrar que a cultura de uma empresa são aquelas ações observadas diariamente na rotina de todos. Na forma de interação, comunicação interna e externa, visão de mundo, entre outros.

Assim como as outras áreas da empresa passam por mudanças e avanços, a cultura empresarial também evolui. Conseguir implementar essas alterações no dia a dia da empresa pode ser um dos desafios do treinamento EAD.

– Você também pode se interessar por: Como melhorar a cultura organizacional com o ensino a distância

Agora você sabe quais são os principais desafios do treinamento EAD

Tendo em mente essas questões, você está mais preparado para aplicar treinamentos a distância para os seus colaboradores.

Conhece mais algum desafio a ser vencido nesse formato de ensino? Compartilhe conosco!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias