Conheça 3 vantagens e desvantagens do EAD3 min read

Devido a facilidade que a tecnologia oferece, já não é mais novidade que o ensino a distância vem crescendo exponencialmente no Brasil. Poder estudar de qualquer lugar, ser seu único colega de classe e até mesmo pausar seu ensino, pode ser o sonho de muitos estudantes por aí.  No entanto, como qualquer outro método de ensino, ele possui benefícios e malefícios. Confira nosso blogpost e conheça as 3 principais vantagens e desvantagens do EAD.

Será que esse tipo de ensino é o que você anda buscando, mas não sabia como encontrar?

Leia também – Novo marco regulatório EAD: o ensino a distância se fortalece

vantagens e desvantagens do EAD

Vantagens do Ensino a Distância

A vantagem mais conhecida do ensino a distância é a flexibilidade. Mas além da possibilidade de estudar no momento que quiser, quais outras vantagens do EAD? Confira os principais benefícios que te farão pensar em fazer EAD hoje!

1. Locomoção

Morar nas regiões centrais onde o câmpus é do lado de casa não é a realidade de todos, muito pelo contrário. Para resolver esse tipo de empecilho, optar pelo ensino a distância pode ser uma ótima estratégia. Afinal, você pode estudar de onde estiver.

2. Adeus timidez

Fobia social ou até mesmo a conhecida timidez são realidades para muitos estudantes. Com o Ensino a distância é comum que existam diversos fóruns para tirar dúvidas. Para essas pessoas é muito mais fácil expressar as dúvidas no ambiente virtual, do que o presencial. Assim eles conseguem se comunicar sem qualquer receio.

3. Economia

Entre ensino presencial e a distância, o segundo sai bem mais em conta. Além da locomoção e alimentação, o custo de uma mensalidade de um curso a distância é bem menor do que de uma modalidade presencial. Mas no final ambas as modalidades irão oferecer o mesmo diploma.

Esse com certeza é um fator que muitos brasileiros levam em consideração na hora de pensar as vantagens e desvantagens do EAD.

Veja também: como ser um empreendedor individual.

Desvantagens

Quando falamos em desvantagens, é importante relatar a relatividade do assunto. Afinal nem todos relatam sentir as mesmas dificuldades. As principais desvantagens do EAD mencionadas são:

1. Completa autonomia

Existe quem vá falar que autonomia é uma vantagem, mas algumas pessoas a relacionam como desvantagem. Acontece que não há ninguém para ‘’cobrar’’ resultados, com isso o aluno se torna responsável pela própria disciplina de estudo, o que pode se tornar uma bola de neve com o comportamento de ‘’deixar para depois’’.

2. Conexão lenta

Só de ler o título do item muita gente já se arrepia. Ocorre que o ensino a distância depende e muito do equipamento que o aluno tem disponível.

Uma conexão lenta, por exemplo, pode dificultar um pouco o ensino rápido, fazendo com que o aluno perca um pouco de paciência ao esperar o conteúdo carregar.

3. Preconceito

Novamente frisando que é relativo. Existem algumas áreas em que as pessoas acreditam que um curso online não é tão bom quanto um presencial. Isso é falta de informação, pois a educação EAD oferece a mesma capacidade de ensino presencial.

Para resolver isso basta apresentar esse post e outros materiais sobre o assunto. Pensar que ensino a distância perde para outras modalidade na verdade só é falta de informação.

Complemente com – Metodologias EAD: saiba as diferenças e leia dicas

E você? Quais são as dúvidas que tem sobre as vantagens e desvantagens do EAD? Conte pra gente! Ah, não se esqueça de ajudar aquele seu amigo que está em dúvida se começa ou não o Ensino a Distância.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias