jogos empresariais

Conheça os jogos empresariais e utilize-os para engajar sua equipe6 min read

Quer aumentar o engajamento e motivação da sua equipe, mas não sabe por onde começar? Então, conhecer um pouco mais sobre jogos empresariais pode ser uma ótima saída para a sua empresa.

De maneira resumida, os jogos empresariais possuem, como objetivo, proporcionar aos jogadores – nesse caso, os colaboradores da empresa – um espaço para que possam testar e comprovar suas habilidades, competências e conhecimentos. Assim, agregam novas capacidades e perspectivas. Ainda, aumentam a convivência com os colegas de trabalho e compartilham experiências.

Também, é importante ressaltar que existem jogos empresariais de várias modalidades e com vários objetivos. Podem ser feitos envolvendo toda a empresa ou setores separados. Pode ter a duração de meia hora ou um período maior. Ou seja: as possibilidades são infinitas.

Porém, para conquistar um bom resultado corporativo, é importante ter noção de algumas situações que envolvam os jogos – como o objetivo do jogo em questão, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto e começar a implementar a cultura de jogos empresariais na sua empresa, leia esse artigo até o final.

jogos empresariais

Jogo empresarial: gamificação

O conceito de jogos empresariais não é algo recente. Porém, com o passar dos anos, adaptou-se e tornou-se ainda mais essencial para garantir um bom clima na organização e aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores. Atualmente, esses jogos também podem ser chamados de “gamificação”.

– Veja também: Gamificação para empresas: entenda essa estratégia

A importância dos jogos empresariais para o engajamento corporativo

Dentre os pontos que devem ser destacados para a utilização de jogos corporativo, é importante ressaltar que eles garantem um melhor aprendizado. Isso porque, durante essas atividades, os colaboradores não possuem pressão para realizar as ações e nem obrigações de acertar. Assim, estão mais livres para exporem quem realmente são e ganham a chance de melhorar suas habilidades.

Ainda, os jogos empresariais podem ser usados como a simulação de situações pré-definidas – como uma gestão de crise, por exemplo. Assim, o gestor também poderá utilizar os jogos para conhecer um pouco mais sobre a personalidade dos seus colaboradores. Quais são aqueles que tomam iniciativa? Quais possuem habilidades de relacionamento interpessoal? Quais estão dispostos a compartilhar as suas ideias e abertos a novos aprendizados?

Ou seja: com isso, queremos ressaltar que os jogos empresariais são importantes tanto para a empresa, que passa a ter melhor noção sobre o seu time, como para os próprios colaboradores, que se sentem estimulados e engajados para colocar em prática suas habilidades.

Quais os objetivo dos jogos empresariais na sua empresa?

Antes de colocar em prática a gamificação, é preciso definir qual é o objetivo da atividade em questão na sua empresa. Assim sendo, as principais motivações que fazem com que uma corporação invistam em jogos empresariais são:

Ensinar técnicas

Os jogos podem ser utilizados a fim de ensinar novas técnicas empresariais – como a utilização de novas máquinas e softwares. O objetivo é fazer com que os colaboradores tenham maior familiaridade com aquilo que fará parte das suas rotinas daqui para frente. Assim, é possível contar com uma melhora na produtividade.

Desenvolver treinamentos pessoais

Nessa estratégia, o objetivo é oferecer e desenvolver nos colaboradores a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, porém semelhante à situação real. Ou seja: é possível propor desafios que poderão ser enfrentados na rotina – e sugerir que pensem em boas soluções para eles. Assim, sairão dessa situação com aprendizado e experiência de vida.

Ainda, em jogos empresariais que visam o desenvolvimento pessoal, também podem ser observadas e potencializadas as seguintes skills: cooperação, capacidade de trabalhar em equipe, gentileza e cordialidade, confiança mútua.

Fazer pesquisas empresariais

Os jogos também podem ser de grande auxílio para descobrir maneiras de resolver problemas empresariais. Também, com essas pesquisas, se aperfeiçoam as relações interpessoais entre os colaboradores.  

– Confira também: Jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe

Características essenciais dos jogos

Independente do motivo da realização do jogo e do seu objetivo, o ideal é que a ação siga algumas 3 características básicas. São elas:

  • Possuir regras claras, objetivas e bem definidas para os participantes;
  • Estimular a interação entre todos aqueles que irão jogar;
  • Não expor ninguém a situações desconfortáveis ou constrangedoras;
  • Incentivar e motivar a criatividade e a participação de todos – ressaltando o quanto cada um é importante para o sucesso da equipe naquele jogo;
  • Ser adaptável de acordo com a rotina e funções de cada empresa.

Colhendo os frutos da gamificação

Às vezes pode parecer difícil mensurar o resultado dos jogos corporativos de maneira concreta. Porém, esse não deve ser um empecilho na hora de incorporar essas ações na sua empresa. Isso porque sim, é possível medir os resultados concretos após as ações de gamificação.

Para isso, você pode levar em conta os números de absenteísmo e produtividade, por exemplo. Ainda, de maneira mais subjetiva, pode avaliar o clima organizacional, colaboradores que se destacam em suas funções e novas soluções para problemas que estavam incomodando a corporação há um tempo.

Ainda, a gamificação auxilia a empresa a contar com profissionais mais seguros e preparados para novas situações. Isso porque, por passarem por situações de simulação, esses aprendem quais são as melhores ações a serem tomadas em cada ocasião. Assim, mesmo que não façam as melhores escolhas durante os jogos, ficarão conscientes do que pode ser melhorado e otimizado nas próximas atividades.

E agora: qual é o seu objetivo em implementar os jogos empresariais?

É importante ressaltar que os jogos empresariais não podem ser uma ação pontual. Essa deve ser uma atividade que se torne parte da cultura da empresa. Assim, também poderá ser um diferencial importante na hora de conquistar, reconhecer e reter seus principais talentos.

Também, a empresa que oferece ações de motivação e engajamento passa a ter uma melhor produtividade e a chamar maior atenção no mercado de maneira positiva. Assim, se destaca entre a concorrência, fornecedores, clientes e na hora de contratar novos funcionários.

Sua empresa já realiza alguma ação de gamificação? Quais são os resultados observados? Comente e compartilhe conosco as suas impressões sobre essas ações.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias