ferramentas de pesquisas online

Conheça seu mercado com ferramentas de pesquisa online

Você faz pesquisas com o seu público de maneira frequente e contínua? Também conhece as principais ferramentas de pesquisas online?

Lembre-se que não é de hoje que a pesquisa e o planejamento são etapas essenciais na hora de oferecer um novo produto/serviço. Ou até mesmo para medir a aceitação e nível de aprovação de um produto já existente. Agora, com o auxílio da tecnologia, saber a quantas anda o seu mercado – e conhecer profundamente o seu público – se tornou tarefa mais fácil. Ainda assim, esse continua sendo um passo essencialmente importante para a consolidação de uma marca.

Dessa maneira, utilizar as ferramentas de pesquisas online corretas pode ser um grande auxílio para a sua empresa se destacar no mercado. Para saber mais sobre o assunto e saber como aplicar essas ferramentas, confira esse artigo até o final.

ferramentas de pesquisas online

A importância da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é a ação que oferece informações essenciais sobre a realidade do mercado e a mentalidade dos clientes. Ainda, informa sobre os concorrentes e fornecedores. Assim, é mais viável investir em uma empresa, serviço ou produtos. Isso porque passa-se a ter uma noção concreta sobre quem é o seu público e o quanto ele está disposto a investir no seu produto ou serviço.

Essas são apenas algumas das questões que podem ser levantadas com as ferramentas de pesquisas online. Elas são completamente maleáveis de acordo com as suas necessidades e exigências.

Ou seja: a pesquisa de mercado é o processo inicial para descobrir se realmente vale a pena investir em um negócio ou projeto. Também pode servir como importante índice sobre o que deve ser mudado na empresa. Assim sendo: se uma corporação deseja obter sucesso crescente, ela precisa fazer pesquisas de mercado. Essa deve ser enxergada como uma etapa essencial do planejamento.

Como fazer pesquisa de mercado online?

Independe da sua área de atuação e tamanho da empresa, existem algumas ações que podem ser adaptadas para a realização da pesquisa. Assim sendo, investir em ferramentas de pesquisas online é uma grande saída para todas as corporações. Isso porque, como você verá abaixo, existem inúmeras opções de plataformas para pesquisa.

Antes de tudo, para iniciar a sua pesquisa, é preciso que você determine para quem ela será aplicada. Para isso, sugerimos que você complemente a leitura com: Pesquisa de mercado: como definir seu público-alvo?

As melhores ferramentas de pesquisas online disponíveis

A internet oferece inúmeras ferramentas para realizar pesquisas. Aqui, separamos as mais populares, gratuitas e pagas, que podem ser utilizadas pela sua empresa. Lembramos também que existem várias outras plataformas disponíveis. Por isso, fazer um trabalho de pesquisa é essencial.

1. Survey Monkey

A americana Survey Monkey é considerada atualmente a maior empresa que oferece ferramentas de pesquisas online. Ela possui uma interface amigável e vários exemplos que podem lhe ajudar na hora de produzir os questionários.

Essa ferramenta funciona na língua portuguesa e possui versões gratuita e paga. A gratuita permite a inserção de até 10 perguntas por questionário e um total de 100 respostas para cada um deles. A ferramenta gera gráficos e tabulação automaticamente nos formatos csv,. xls., e sav..

Já a versão paga, que custa a partir de 299 reais ao ano, oferece acesso a formulários e respostas ilimitadas e permite cruzar dados. Também permite que os dados sejam salvos em outros formatos para apresentação – como PDF e PPT.

2. Sua Pesquisa

O Sua Pesquisa é uma espécie de versão brasileira para o Survey Monkey. Assim como o aplicativo do item anterior, o Sua Pesquisa permite que sejam feitos questionários, divulgadas a pesquisa e a coleta de dados para a posterior tomada de decisões. A ferramenta oferece uma versão gratuita que permite enviar um formulário e obter até 30 respostas. Também possibilita o cruzamento dos dados.

3. Typeform

A espanhola Typeform é uma das ferramentas de pesquisas online que tem ganho cada vez mais adeptos. Isso acontece porque ela é uma plataforma mais aberta às novidades. Ou seja: permite que sejam feitas perguntas e oferece opções de respostas que incluem desenhos, curtidas, corações e outras reações.

A ferramenta é extremamente prática e de fácil utilização. Além disso, a sua interface de resposta possui uma grande qualidade: ao rolar para baixo o scroll do mouse, a página continuará descendo até você terminar de responder a pesquisa. Ou seja: não é preciso apertar botões do tipo “continuar”, “próxima pergunta” ou “próxima página” ao responder o questionário. Pode parecer pouco, mas ao precisar fazer essa ação muitas pessoas deixam de preencher o formulário de maneira completa.

Da mesma maneira que a Survey Monkey, a Typeform também oferece uma versão gratuita, porém, mais limitada. São permitidas 10 perguntas por questionário e a coleta de 100 respostas por mês.

– Veja também: Pesquisa de mercado: saiba como fazer e comece a tomar melhores decisões

4. Redes sociais e Google Drive

Você já parou para pensar que, dependendo do seu público e da amostra necessária, as redes sociais podem ser utilizadas para a realização de pesquisa de mercado e coleta de dados?

É claro que, como dito anteriormente, é preciso que haja um cuidado na hora de escolher quem será o seu público. Assim, é preciso saber exatamente qual será o seu produto/serviço a ser oferecido. Dessa maneira, você pode jogar a pesquisa e grupos que contem com pessoas desse interesse. No Facebook, por exemplo, existem milhares de grupos. Se a sua empresa trabalhará com alimentação saudável, você pode participar de grupos sobre o assunto e interagir, fazendo perguntas pontuais.

Também pode publicar, nesses mesmos grupos, o link de um questionário desenvolvido no Google Drive. Vale lembrar que os questionários desenvolvidos pelo Google Drive só reúnem as respostas. Dessa forma, o dono da pesquisa precisa saber interpretar e cruzar os dados para análise

5. Survio

A Survio é uma das ferramentas de pesquisas online extremamente útil. De fácil utilização, oferece a possibilidade de criar formulários em mais de 1300 modelos e em 13 idiomas diferentes – inclusive, é claro, em português.

Sua versão gratuita é limitada, permitindo apenas 100 respostas por mês. Porém, o número de questões e de questionários a serem elaborados é ilimitado – diferentemente do Typeform e Survey Monkey.

Dentre as suas inúmeras ferramentas do plano pago, o Survio oferece gráficos em tempo real, visualização de respostas individuais e quadro com estatísticas das pesquisas.

Quais as suas ferramentas de pesquisas online preferidas?

Agora que você conhece 5 das principais ferramentas de pesquisas online, quais são as suas preferidas? Ou você utiliza alguma outra ferramenta e nos indica?

Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias