Pesquisa de mercado: saiba como fazer e comece a tomar melhores decisões

Uma empresa, antes de tomar qualquer ação, deve fazer como um de seus primeiros passos uma pesquisa de mercado. Existem várias formas para fazer essa pesquisa. Porém, o que se sabe é que é necessário fazê-la e utilizá-la como base para praticamente qualquer ação, seja para criar um novo serviço/produto ou divulgá-lo.

Saber o que os concorrentes estão fazendo – assim como o que agrada ao público, é essencial. A pesquisa de mercado também faz com que a empresa tenha uma melhor noção do preço/serviço do produto que irá oferecer – ou melhor, quanto os clientes estão dispostos a pagar. Também auxilia para melhores estratégias de vendas, conhecer os fornecedores da área, entre outros.

Se você deseja que a sua empresa cresça no mercado, é preciso compreender a importância desse passo e como fazê-lo. Isso porque a pesquisa de mercado é um grande auxílio na hora da tomada de decisões. Com conhecimento do mercado de atuação, é mais fácil acertar nessas importantes escolhas.

– Você também pode se interessar por: Pesquisa de mercado: como definir seu público-alvo?

pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado: auxílio na hora de tomar decisões

De maneira resumida, pesquisa de mercado é um método utilizado para coletar dados e informações. Essas anotações são utilizadas como base na hora de a empresa tomar decisões mais assertivas e seguras.

A pesquisa de mercado é de grande auxílio na hora de conhecer o perfil do seu cliente. Ajuda muito para a criação da persona ideal e, com isso, para a produção de serviços/produtos e a divulgação nos melhores canais. Esse formato de pesquisa fornece vários detalhes sobre o cliente, material que deve ser utilizado como base para a criação da já citada persona.

Se você possui alguma dúvida sobre esse assunto ou deseja ler um artigo mais aprofundado, confira: Aprenda o que são personas e como criar as suas.

Quais são os principais tipos de pesquisa?

De maneira resumida, são utilizados 2 formatos de pesquisa, a primária (quando as informações são coletadas e analisadas pela sua empresa); ou a secundária (pesquisa é feita por terceiros e fica à sua disposição).

Além disso, os principais assuntos abordados por uma pesquisa de mercado são:

Conhecer os hábitos de consumo dos entrevistados

Esse formato de pesquisa tem como objetivo conhecer de maneira mais aprofundada os clientes. É utilizada para saber como se possivelmente irão se comportar os consumidores de um negócio que ainda não abriu.

Saber qual a força da sua marca no mercado

Essa pesquisa é utilizada quando uma empresa deseja saber como a sua marca é vista no mercado. Saber se ela é lembrada pelo público de maneira positiva, quais os concorrentes mais citados, entre outros. Pode funcionar como um bom termômetro. Afinal, a partir dessa pesquisa de mercado a empresa sabe se precisa mudar algo no seu posicionamento.

Pesquisa de satisfação com os clientes

Essa é a pesquisa mais conhecida. Feita para saber se os clientes estão satisfeitos com os serviços/produtos/atendimento da sua empresa.

Pesquisa de satisfação com os colaboradores

Além de contar com clientes fiéis e satisfeitos, a empresa precisa ter um bom time de colaboradores. E, para isso, eles precisam estar felizes com a empresa. Uma empresa que não tem um time motivado, produtivo e engajado, não produzirá com sua máxima eficiência. Mais do que isso: não irá conseguir reter seus principais talentos.

– Veja mais sobre o assunto em: Pesquisa de engajamento: saiba qual é o nível de engajamento da sua equipe

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você sabe os principais formatos e tipos de pesquisa de mercado, é possível colocá-la em prática. Para isso, você deve seguir alguns passos essenciais. São eles:

1. Qual o objetivo da sua pesquisa?

Nada pode ser feito sem ter um objetivo claro e definido. Assim sendo, é preciso pensar: o que você deseja descobrir ao final dessa pesquisa de mercado?

Seus objetivos podem ser os mais variados possíveis: ajustar o preço dos seus serviços/produtos, ter uma noção do mercado, definir detalhes sobre os serviços/produtos que serão oferecidos/comercializados, entre outros. Foque no objetivo claro e seja direto.

2. Qual é o tamanho da pesquisa? Quantas pessoas você precisará entrevistar?

Após a definição de objetivo, é mais fácil saber quem será o público alvo da pesquisa. Nesse momento é isso o que você irá fazer: definir o público (de acordo com a sua persona, já desenvolvida). Essa pesquisa tem como foco os seus consumidores, seus concorrentes ou seus fornecedores?

Também decida qual o tamanho da amostra da sua pesquisa de mercado, ou seja: quantas pessoas irão respondê-la.

3. Pense na melhor forma de entrevistar essas pessoas e faça um roteiro básico de perguntas

Você fará entrevistas presenciais ou via internet? Individuais ou em grupo? Após decidir por essa questão, é hora de elaborar um questionário básico das perguntas a serem feitas. Ao fazer essas perguntas, lembre-se de questões importantes.

  • As perguntas devem ser imparciais;
  • Devem ser questões diretas e simples, sem margem para duplo significado;
  • As perguntas devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas ao público. Assim, outra pessoa poderá analisar se as questões estão de fácil entendimento;
  • Analisar se as perguntas contêm todos os seus objetivos: contempla todas as dúvidas que você deseja sanar.

Após, aplique a pesquisa com o público-alvo.

4. Reúna os dados, analise as respostas e faça relatórios à partir dessas informações

Ao analisar as respostas, é possível que sejam observados padrões. Pegue-os e transforme-os em gráficos com porcentagens. Isso torna a avaliação do resultado mais fácil e visível. Quando essa visualização é mais fácil, a tomada das decisões também é mais certeira.

Sua empresa faz – ou já fez – alguma pesquisa de mercado?

Sua a sua empresa deseja:

  • Conhecer melhor o seu mercado de atuação;
  • Aproveitar de maneira mais eficiente as oportunidades que surgirem;
  • Melhorar o relacionamento com o seu público;
  • Saber quem são seus principais concorrentes.

Então está mais do que na hora de aplicar uma pesquisa de mercado eficiente. Isso porque todas essas características podem ser avaliadas e descobertas por meio da pesquisa. Agora que você sabe disso, já pode começar a planejar a sua.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias