persona

Persona: aprenda o que é e como criar as suas

Para ter uma estratégia de marketing digital bem elaborada é necessário saber e entender muito bem quem é seu público. Dessa forma, fica mais simples entregar um produto ou serviço de qualidade. Mas só saber quem é seu público-alvo não é o suficiente, já que ele é composto por indivíduos de diferentes comportamentos e faixas etárias. Portanto, é necessário afunilar seu público para que seja possível criar uma persona, ou seja, uma figura ficcional do público que você deseja atingir.

 

persona

 

Mas afinal, o que é persona?

Se você trabalha com vendas, sabe a importância de entender seu público-alvo para manter a qualidade do seu negócio. Mas no mundo digital é fundamental ter conhecimentos cada vez mais afunilados para que os esforços não sejam em vão. Quanto mais abrangente for o seu público, mais chances de errar você terá.

Allan Cooper se aprofundou na teoria sobre o público-alvo e começou a aperfeiçoá-lo a fim de fazer com que o trabalho das pessoas dessa área fosse mais assertivo. Assim ele criou o conceito de persona, que nada mais é que um personagem para que sua empresa entenda quem é seu público. É dar uma cara e definir os comportamentos que quem compra o seu produto ou serviço.

Veja também: pesquisa de mercado: como definir seu público-alvo?

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

A definição de público-alvo é mais ampla, dando uma visão geral das pessoas que consomem e são potenciais clientes.

Por exemplo:

Homens de 25 a 45 anos, com renda mensal de R1.500,00 a R$3.000,00. Moradores das capitais do Brasil e cidades grandes de interior e que buscam um estilo de vida mais agitado.

Essa descrição é boa para ter um norte, mas para as vendas e marketing pode ser um tiro no pé.
A principal diferença de um público-alvo para a persona é que a persona necessita ser tão real quanto uma pessoa de verdade, mesmo sendo um personagem ficcional.

Já a persona é mais específica:

João SIlva, 35 anos, casado e pai de dois filhos. É gerente de marketing em uma empresa multinacional e tem dificuldades em gerir uma empresa com múltiplos perfis. Sua principal forma de adquirir conhecimento é através de portais de notícias e jornais.

Quanto mais detalhes você tiver de sua persona, melhor.

Veja também: como definir a persona do Aluno Ideal e como criar um Planejamento Digital Completo

Como utilizar a persona na sua estratégia de marketing?

O personagem é crucial para poder tomar decisões importantes na estratégia da empresa. Esses são alguns pontos que ela influencia:

  • Como se comunicar com seu potencial cliente;
  • Quais mídias utilizar;
  • Tipo de conteúdo a ser produzido;
  • Segmentação mais elaborada;
  • Quantidade de conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Entre outros.

A persona vai ser a linha delimitadora dos próximos passos que sua empresa dará, sendo o principal fator de escolha e resolução de problemas.

Estruture seu personagem

Não é tão difícil quanto parece, mas para você criá-lo e estruturá-lo é necessário conhecer muito bem seu público. Não faça isso através de “achismos”. Construa, com a sua equipe, pesquisas para definir a persona. É através de pesquisa com clientes reais e potenciais clientes que você acertará para quem deve guiar as estratégias de marketing.

Após isso, você irá criar uma personalidade para seu público, ou seja, irá transformá-lo em uma pessoa de verdade.

Coloque nome, idade, profissão, gostos, objetivos pessoais, problemas e desafios profissionais e pessoais, aspirações, comportamentos de consumo de produtos e de informação.

Se você tem serviços ou produtos diferentes é possível criar mais de uma persona para o seu negócio. Dessa forma, você terá um conhecimento mais específico de com quem está falando e terá um resultado muito mais assertivo.

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias