como-vender-pelo-whatsapp

Como vender pelo WhatsApp: 7 passos para atender melhor seus clientes6 min read

Se você é dono de um negócio e ainda não sabe como vender pelo WhatsApp, é hora de aprender!

O aplicativo de mensagens tem 1,5 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. Desse total, 120 milhões de usuários são brasileiros, de acordo com o Facebook. E esse número já cresceu desde então.

Esses números servem apenas para provar que essa é uma ferramenta de conversação extremamente importante para as relações atuais. E mais do que isso, pode – e deve – ser utilizada pelas empresas.

É fácil aprender como vender pelo WhatsApp, basta saber quais são as melhores maneiras de fazer isso e conhecer as outras funcionalidades do app – que vão além da conversa via smartphone.

Se você é usuário assíduo do WhatsApp, mas ainda não o utiliza para fortalecer o relacionamento da sua empresa com os clientes, não perca mais tempo. Lembre que essa ferramenta tem mais usuários do que o Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest juntos. Assim é possível ter um tamanho da dimensão de seu alcance.

Para transformá-lo em um aliado poderoso e aprender como vender mais pelo WhatsApp, confira dicas essenciais para fortalecer o relacionamento com seus leads e clientes.

Leia também: Utilize as redes sociais como seus aliados de vendas com o social selling

vendas-pelo-WhatsApp

Vendas pelo WhatsApp: uma poderosa ferramenta de marketing digital

Deixe de lado a sua visão ultrapassada do WhatsApp. Não o enxergue apenas como uma rede de troca de mensagens. Veja-o como uma ferramenta extremamente útil de marketing digital.

O marketing digital é um conjunto de atividades que uma empresa faz, de maneira online, com o objetivo de:

  • atrair novas oportunidades de negócios;
  • criar e fortalecer relacionamentos;
  • aprimorar e desenvolver a identidade da marca.

Por meio do marketing digital, as empresas oferecem soluções para os possíveis problemas e também para saciar os desejos de clientes e leads.

Para isso, pode utilizar as várias ferramentas disponíveis e oferecidas pela tecnologia. E aprender como vender pelo whatsapp é uma possibilidade que pode e deve ser explorada pelas empresas.

7 dicas de como vender mais pelo Whatsapp

#1 Use o WhatsApp Web:

Você sabia que pode utilizar o WhatsApp no seu computador? Essa é nossa primeira dica para vender pelo whatsapp

Esse recurso facilita a sua vida e a da sua equipe na hora de mandar mensagens e entrar em contato com vários clientes ao mesmo tempo.

#2 Use as listas de transmissão

Outra dica útil de como vender pelo Whatsapp é usar a lista de transmissão. Ela é uma funcionalidade que permite que você possa enviar uma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo.

Usando essa ferramenta, os contatos não sabem que estão em uma lista ou que a mensagem enviada é para várias pessoas. Para a lista de transmissão ser eficaz o ideal é que os clientes estejam segmentados conforme seu interesse.

#3 Peça para que os clientes adicionem o seu número de celular

Dessa forma, você oferece o seu número e sabe que aqueles clientes que lhe adicionarem, possuem interesse nas informações e notícias relacionadas à sua empresa. Assim, não criará uma imagem negativa com eles.

#4 Peça autorização para adicionar os contatos

Essa é um ponto importante do aprendizado de como vender pelo Whatsapp. A empresa deve criar um pedido eficiente e gentil para que o cliente informe o número dele.

Assim, ele autoriza você a adicioná-lo e a fazer parte da sua rede de contatos. Para isso, você deve pensar em maneiras interessantes para que o cliente sinta-se estimulado para que você o adicione.

#5 Ofereça suporte aos clientes via WhatsApp

Já tendo os contatos dos clientes, você deve usar a ferramenta para otimizar o seu relacionamento com eles. Assim, ofereça suporte, responda dúvidas, entre outros.

Se necessário, utilize os outros recursos ali disponíveis para fazer com que essa conversa seja mais rica. Você pode enviar áudios, vídeos, imagens e documentos, por exemplo, para explicar situações ou mostrar novos produtos.

#6 Treine a sua equipe

Para ter sucesso com as vendas pelo  WhatsApp, treine a sua equipe para fazer isso de maneira efetiva.

Nesse treinamento, é preciso mostrar a importância de fazer um atendimento personalizado, com textos objetivos e diretos, com base na informação solicitada pelo cliente.

Mostrar os cuidados a serem tomados com o tom da conversa também são importantes. Afinal, não pode ser formal ou informal demais.

#7 Defina sua identidade visual

Apesar de o WhatsApp não permitir muitas personalizações, é possível utilizar as que estão ali disponíveis.

  • Na foto de perfil/avatar, use uma imagem da empresa – como a logo, por exemplo;
  • No “nome” e “status” destaque algum diferencial de seus produtos e serviços. Caso a sua empresa tenha um slogan, você pode usá-lo no Status.

Leia também: Saiba quais os melhores chatbots de acordo com a sua estratégia

Principais cuidados ao fazer vendas pelo WhatsApp

Para o resultado das vendas e relacionamentos via o app serem positivos, é preciso tomar cuidado com o horário e o tom da linguagem utilizada nas mensagens. Também tome cuidado quando for adicionar os contatos nos grupos: confira se há a autorização dos participantes.

Também é importante tomar cuidado no disparo de promoções para os clientes. Mande apenas as informações que sejam do interesse deles. Para saber disso com certeza, aprenda como implementar um CRM e use-o a seu favor.

Para complementar essa leitura, veja: Importância do CRM e Carreira por Mateus Rabello – Moskit.

Também é preciso levar em consideração as respostas dos seus clientes. Não ignore o feedback ou dúvidas que eles enviarem. Essas atitudes podem soar como desleixo da sua marca.

Também é preciso lembrar que (pelo menos até os dias atuais), não é possível medir o desempenho do engajamento com o cliente de forma prática por meio do WhatsApp. Também não existe uma forma de fazer com que a sua mensagem alcance um público maior – como o patrocínio de mensagens, por exemplo.

Aprendeu um pouco mais sobre como vender pelo WhatsApp?

Entendendo a importância que essa ferramenta pode ter para os seus negócios, cabe à sua empresa fazer uso dela de maneira inteligente. Feito com cautela e de maneira eficaz, o uso do WhatsApp pode resultar em uma grande contribuição para o seu negócio. Por isso, aproveite essa oportunidade.

Conta para nós: você já utiliza o WhatsApp para vender? O que acha dessa ferramenta no mundo dos negócios? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato e compartilhe conosco as suas experiências.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias