Saiba quais os melhores chatbots de acordo com a sua estratégia

É essencial investir no relacionamento com os clientes. O mercado oferece cada vez mais opções para realizar essa ação e as empresas com cada vez mais certeza dessa afirmação usam novas ferramentas para aproximar essa relação. Os chatbots são ferramentas que ganharam muito espaço no mercado e, aqui, citaremos os melhores chatbots para você utilizar.

As ferramentas de chatbots permitem que haja um atendimento personalizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cada cliente. Os melhores chatbots são o verdadeiro futuro do relacionamento entre empresa e clientes.

Os chatbots já podem ser utilizados em várias ferramentas, como WhatsApp, Telegram, Skype e Facebook. O chatbot do Facebook Messenger merece menção honrosa, pois é um que já conquistou várias empresas. Você entenderá o motivo disso logo mais – assim como também aprenderá mais sobre os melhores chatbots disponíveis.

Complemente a leitura com: Conheça as ferramentas de chatbots e aplique essa estratégia

chatbots-facebook-whatsapp

Melhores chatbots: o ápice da transformação no relacionamento digital

O relacionamento entre cliente e empresa sempre foi importante. A diferença, é que essa relação, até pouco tempo atrás, era feita apenas de maneira presencial. Ou os vendedores batiam na porta dos clientes e ofereciam seus produtos/serviços ou ficavam nas lojas. Após a chegada da internet, começaram as relações online e via e-mail. Depois, começaram a surgir fóruns e redes sociais.

Apesar de toda essa mudança, algo se mantinha constante: era uma pessoa falando diretamente com a outra – pessoalmente ou via online. Com os chatbots isso muda. Porém, a sensação deve continuar sendo a mesma.

Utilizando a ferramenta dos assistentes virtuais, o cliente tem contato direto com um “robô” e não com outra pessoa. Porém, o objetivo é programar esse software de maneira extremamente eficaz – tão eficiente que o atendimento possa ser mais completo do que seria por um humano. Isso porque não existe horário de atendimento específico, por exemplo.

É claro que sempre terá uma equipe responsável pelo atendimento. Porém, ao ter um bot bem programado, essas pessoas poderão focar em outras ações ou em responder questões mais específicas de cada cliente.

Para que haja essa transformação digital e ela seja eficiente, a empresa precisa conhecer e investir nos melhores chatbots disponíveis, testar e descobrir qual a melhor para a sua estratégia efetiva.

Leia mais: Veja como desenvolver uma cultura de inovação nas empresas.

Chatbot Facebook Messenger

Ter uma página empresarial no Facebook é importante para toda empresa. Hoje, mais do que autoridade e presença online, o Facebook hoje permite várias novas funcionalidades. Entre elas, a utilização de um chatbot eficiente.

Esse assistente virtual otimiza o relacionamento entre empresa e clientes e pode – e deve – ser utilizado por empresas de todas os segmentos e tamanhos.

O chatbot Facebook Messenger ganha destaque por ser de fácil utilização e gratuito. É um investimento que o próprio Facebook fez nesse formato de relacionamento entre empresa e clientes e que as empresas devem aproveitar ao máximo.

O ideal é programar respostas para as possíveis perguntas frequentes que os clientes e/ou leads possam lhe fazer via Inbox como:

  • horário de funcionamento;
  • localização da empresa;
  • um pequeno descritivo sobre a empresa;
  • formas de pagamento, entre outros.

Como é um ferramenta simples de configurar – basta ter ou criar uma conta no Facebook para empresas – este é um dos melhores chatbots para usar atualmente.

Conhecendo e explorando outras ferramentas de chatbots

Porém, além do chatbot Facebook Messenger, já existem outras ferramentas eficientes nesse sentido que merecem destaque. Aqui, selecionamos alguns dos melhores chatbots atuais. Cabe a sua empresa analisar cada um deles e ver qual se adapta melhor para as suas necessidades atuais. São eles:

Também existem duas ferramentas brasileiras que merecem destaque, são elas: a Blip e a Bluelab.

Para essas sete ferramentas serem selecionadas, levamos em consideração os seguintes critérios:

  • Os diferenciais de cada ferramenta de chatbot;
  • Os planos que cada uma oferece;
  • Os formatos de pagamento permitidos por cada um;
  • Os preços de cada serviço.

Vale lembrar que existem, sim, outras ferramentas. Optamos por citar essas levando em consideração os critérios citados acima. Essas ferramentas listadas podem ser gratuitas, pagas, ter várias funções ou serem mais restritas. Vale o responsável analisá-las com atenção para decidir qual mais se adapta à realidade da empresa.

Também vale ressaltar que essas ferramentas são atualizadas constantemente no mercado. O Chatbook WhatsApp, por exemplo, também já começou sua estruturação.

Por isso, mesmo que você opte por uma das ferramentas disponíveis, vale a pena manter a pesquisa sempre em dia. Assim, é mais garantido que você encontrará os melhores chatbots disponíveis para você.

– Complete sua leitura com: Entenda o que é SaaS, seus benefícios e como usar

Quais as principais vantagens de contar com chatbots?

Ainda está com dúvidas em investir nos chatbots para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes? Então veja algumas das principais vantagens de contar com o auxílio desses assistentes virtuais:

  • Oferecer atendimento básico, personalizado e em tempo real. Isso tudo sem precisar ter alguém disponível para fazer essa função durante 24 horas, 7 dias da semana;
  • Melhorar a fidelização de clientes, pois eles serão atendidos de maneira personalizada e imediata. Saberão que podem contar com a sua empresa – e esse pode ser um diferencial na hora da decisão de uma compra;
  • Os chatbots também são mais uma ferramenta na hora de captar clientes indecisos. Isso porque os bots tiram as dúvidas necessárias no momento em que os clientes precisam.

Veja também: Satisfação do cliente: como conquistar fãs para sua marca

Colocando em prática os melhores chatbots

Agora que você sabe sobre a importância de contar com os melhores chatbots para o funcionamento efetivo da sua empresa, é preciso fazer a pesquisa sobre o assunto e definir qual é a melhor solução para você.

Pense que esse é como será feito o relacionamento com os clientes em um futuro próximo. Se você começar a se preparar para isso desde já, estará pronto para quando os assistentes virtuais assumirem esse papel.

Aproveite e compartilhe conosco: qual a sua opinião sobre os chatbots? Quais as melhores ferramentas de bots que você conhece e/ou usa?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias