ead ou presencial

Na dúvida entre EAD ou presencial? Tome a melhor decisão para você com nossas dicas

Até uns dez anos atrás, quando as pessoas pensavam em fazer um curso, logo imaginavam em qual instituição teriam que ir. Se essa ficaria próximo a sua casa ou ainda quando tempo deveriam economizar até juntar o montante necessário.

Com a popularização do ensino a distância essas pessoas puderam experimentar uma nova categoria de aprendizagem. No entanto, nem só de facilidade se faz esse tipo de opção. Tanto é que algumas pessoas que optaram por ead acabaram não se dando tão bem com a experiência.

Se você planeja começar uma graduação ou um curso profissionalizante, mas não sabe qual a melhor opção para você, tudo bem. Você acaba de chegar ao lugar certo para acabar com todas as suas dúvidas.

Pode ser do seu interesse – Benefícios do EAD: porque você precisa do ensino a distância

ead ou presencial30

O que é um curso presencial?

Cursos presencial é aquele com o modelo clássico que todos conhecemos, em que assim como em uma escola os alunos matriculados devem sempre ao mesmo horário. Não havendo a possibilidade de moldar a carga horária da escola ao aluno.

O que é um curso EAD?

Enquanto um curso presencial exige presença sempre no mesmo horário, um curso presencial dá ao aluno a autonomia para fazer seus próprios horários. O que coloca à prova seu comprometimento com a própria aprendizagem.

Qual é melhor? EAD ou presencial?

O conceito de melhor é definitivamente relativo, sendo que ambas as modalidades possuem suas particularidades. Entenda abaixo as principais diferenças que te ajudarão a escolher entre curso EAD ou presencial.

Leia mais – Ensino à distância: saiba como se dar bem

Você precisa de flexibilidade?

Sua rotina é regrada, sempre com os mesmos horários e te sobra pelo menos umas quatro horas diárias no período da manhã, tarde ou noite? Se sua resposta foi sim para todas essas questões, então o curso presencial é uma excelente opção. Caso contrário, o EAD pode se encaixar melhor na sua rotina.

O EAD permite flexibilidade de horário. Dessa forma você pode assistir as suas aulas quando quiser, até mesmo dentro de um ônibus depois do expediente.

Para as pessoas que mantém uma longa jornada de trabalho ou que vivem viajando por causa dos compromissos com a empresa, a flexibilidade pode ser o tópico principal na hora de decidir entre EAD ou presencial.

Você se preocupa com os gastos?

Engana-se quem acha que o país vai melhorar de uma hora para outra, crise financeira é algo que envolve diversos setores. Então, se você se preocupa com os gastos, é bom manter os olhos bem abertos para as opções que está escolhendo.

Cursos presenciais entregam um débito maior que os a distância por vários motivos. Um deles é por causa do espaço físico que as instituições de ensino e empresas são obrigadas a comprar ou locar, para só então começarem a ofertar seus conteúdos.

Além disso, existem outros custos como deslocamento, alimentação e materiais de apoio.  Evidentemente, todos esses gastos elevam os custos dos estudantes em relação ao curso, tópico que pode pesar muito nas finanças pessoais. É indiscutível que educação é um investimento. E existe forma mais acessível de investir na sua profissionalização e receber a mesma qualidade.

Busca por autonomia?

No modo de ensino tradicional, o aluno tem uma aprendizagem mais passiva, em que depende sempre do professor para levá-lo ao próximo patamar. Isso pode ocasionar problemas em alguns alunos que não são capazes de serem proativos.  

Então, se você busca por aprender a resolver seus problemas por si mesmo, quando o professor serve de apoio e não é personagem central. Seu perfil se encaixa no EAD!

No ensino a distância, o aluno faz seus próprios horários. o professor sempre estará lá, a distância de um clique. No entanto, quem buscará o ensino é o estudante, não o professor. Se você não consegue ser rígido consigo mesmo e estipular suas tarefas e horários de estudo, pode acabar se frustrando com a metodologia EAD.

Quer mais dinamismo?

Se ficar parado esperando a aula acontecer não é sua praia, pode esquecer agora mesmo dos cursos presenciais. É verdade que as instituições estão tentando ao pouco mudar essa situação, mas é um processo que caminha a passos lentos.

Por sua vez, o EAD entrega novas experiências, já que possui plataformas dinâmicas e interativas de ensino. Nelas os alunos interagem entre si e com os professores, podendo tirar dúvidas, organizar trabalhos em grupo, trocar experiência e realizar networking.

Com essas plataformas interativas ainda existe o benefício de pessoas tímidas e até mesmo com fobia social conseguirem se comunicar com mais facilidade. Pois, não se sentem tão expostas quanto estariam em uma aula presencial.

Sem estresse

Retomando a questão da locomoção e tempo, muitas pessoas sentem na pele a dificuldade que é se mover do local de ensino até em casa. Se o indivíduo faz dupla jornada, é ainda pior. Isso acarreta em falta de tempo para se dedicar às atividades extracurriculares.

No ensino EAD, todo esse tempo é economizado. Fazendo com que o estudante realmente desfrute de tudo que o conteúdo tem a lhe oferecer.

Leia também – Metodologias EAD: saiba as diferenças e leia dicas

Com essas dicas de adequação a suas preferências fica bem mais fácil de entender qual o modalidade de curso é ideal para você, EAD ou presencial. Mas lembre-se: não importa qual seja sua escolha, investir em educação e capacitação profissional é fundamental!

Leu todo o material, mas ainda não conseguiu se decidir entre EAD ou presencial? Está com alguma dúvida? Deixe suas perguntas logo abaixo e nós teremos o maior prazer em ajudar você!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias