como usar o evernote

Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

A cada dia são desenvolvidos novos aplicativos para inúmeras funções. Para o mundo corporativo existem alguns que se tornam cada vez mais indispensáveis – como os apps de bancos, redes sociais, despertadores, calendários e de anotações. Um que se destaca nesse último quesito é o Evernote. Mas você sabe como usar o Evernote? Se você ainda não faz uso desse app, aproveite para baixá-lo ainda hoje e organizar a sua rotina.

O Evernote é ideal para quem trabalha com textos e notas. Não à toa ele se destaca em um mercado crescente. Isso porque possui uma interface extremamente intuitiva e funções muito importantes. Também está disponível para smartphones com sistema Android ou iOS.

Ainda, o Evernote tem tamanha flexibilidade e funcionalidade que permite criar anotações e separá-las em cores e listas. Também oferece a opção de anexar desenhos feitos à mão, adicionar datas e lembretes.  

Se você ficou interessado no aplicativo, confira esse texto até o final e confira quais as funcionalidades do app. Também aprenda como usar o evernote da melhor maneira possível, explorando ao máximo seus inúmeros recursos.

– Veja também: Aprenda a fazer sua organização pessoal e melhore a produtividade

como usar o evernote

Evernote: um bloco de notas multitarefas e eficiente

É importante adaptar a nossa vida às mudanças que vem ocorrendo. E investir na utilização dos aplicativos corretos é uma grande ajuda nesse aspecto. Eles não devem ser entendidos como uma perda de tempo, mas sim como um auxílio para a vida pessoal e profissional. Saber como usar o Evernote é apenas uma prova disso.

Esse é um aplicativo gratuito, de fácil manuseamento e inúmeras funções úteis. Não existe uma maneira correta de usá-lo, cabe a você adaptar as funções ali presentes na sua vida cotidiana. A nossa dica principal é: não tenha medo e explore. Isso vale tanto para aprender a como usar o Evernote quanto para qualquer aplicativo que você decidir baixar.

Tire um tempo para investigar as ferramentas ali presentes. Com o passar do tempo, vá adicionando novas funções do Evernote na sua vida. Quando perceber, sua vida estará mais organizada. Com isso, você ficará mais tranquilo, pois não precisará se preocupar com inúmeras situações: o Evernote fará isso por você. Basta você personalizá-lo da maneira mais adequada ao seu dia a dia.

Como funciona o Evernote?

Como dito anteriormente, o Evernote é um aplicativo com inúmeras funções úteis. Separamos aqui algumas que merecem destaque:

1. Criando e manuseando os cadernos do Evernote

O próprio aplicativo cria um caderno padrão. Nele, é possível que o usuário faça suas anotações, assim como faria em um bloco de notas. Porém, uma das funcionalidades do app é oferecer a opção de criar mais de um caderno. Você pode criar quantos quiser e nomeá-los da maneira que considerar mais fácil de organizar.

Dentro desses cadernos você pode adicionar notas, lembretes, anexos e demais itens que considerar importante.

2. Movendo e excluindo as notas

Quer excluir alguma anotação ou movê-la de um caderno para o outro? É possível. Basta manter pressionada a nota que você deseja mover/apagar e logo aparecerão as opções disponíveis para ela.

Ps.: aquilo que for mandado para a lixeira pode ser recuperado depois.

3. Organizando: datas, lembretes e formatação

O aplicativo permite que você coloque seus prazos finais, datas e lembretes em dias e horários específicos. Também permite que as informações sejam colocadas em formatações diferentes – como destaque, negrito, itálico, sublinhado, utilização de cores, entre outros. Essa funcionalidade é de grande auxílio para o apelo visual.

4. Utilização de tags / etiquetas

Esse é um item essencial para saber como usar o Evernote. Para isso, basta tocar no símbolo da etiqueta da nota e categorizá-la. Essa função é muito importante para manter a organização em dia, afinal, auxilia a definir os temas para notas guardadas em um mesmo caderno. Um bloco de anotações dos hábitos cotidianos pode ter a sua lista de compras do supermercado, por exemplo.

Você ainda pode usar várias tags em uma mesma nota – assim, não precisará se preocupar em perder esse conteúdo de vista.

5. Diferentes formatos

O Evernote permite que você adicione anexos às suas anotações. Podem ser imagens, áudios, vídeos, documentos, entre outros. Se você fez uma entrevista ou assistiu a uma palestra, por exemplo, você pode adicionar esses áudios à uma nota do Evernote.

6. Checklists

Fazer checklist é um método muito indicado para qualquer pessoa que deseja ser organizada. O Evernote permite que você faça a criação deste formato de lista. Assim, você pode anotar as coisas a serem feitas e, após a realização, colocar o sinal de concluído (ou um X, caso não seja feito).

– Veja também: Checklist: organize suas tarefas e aumente a produtividade

Dica extra: cadernos para você criar, se inspirar e utilizar além das questões profissionais

Para você começar a mexer no aplicativo e pegar familiaridade com ele, faça cadernos com coisas que você ama/se inspira. Se você é uma pessoa que gosta muito de viajar, por exemplo, use o Evernote para anotar todas as informações de uma viagem: data e horário de voos, hotéis, compromissos a serem feitos no destino, número dos documentos, etc.

Você também pode usar o Evernote para anotar receitas, caso se interesse por gastronomia; assuntos relacionados à esporte – como o horário do próximo jogo do seu time; informações financeiras, para controlar melhor os gastos, entre outros.

Esse app também pode ser muito bem aproveitado por estudantes, que podem anotar ali as aulas que já assistiram, os exercícios que precisam ser feitos, datas de provas e entregas de trabalhos, entre outros.

O que queremos deixar claro com essa dica extra é: o Evernote pode ser usado tanto na vida profissional quanto na pessoal. Basta aproveitar ao máximo as suas funcionalidades.

Agora você já sabe como usar o Evernote

Com essas dicas em mãos, você já sabe a teoria de utilizar o Evernote. Basta apenas baixar o aplicativo e testar todas as funcionalidades ali presentes. Não tenha medo e invista um tempo nisso.

Você já conhecia e/ou usa o Evernote? O que acha do aplicativo? Conhece mais algum app que auxilia na organização de atividades para o dia a dia? Compartilhe conosco suas opiniões.

CTA Academia 1

academia eadbox

 


Categorias