orçamento de plataformas ead

Saiba como comparar orçamento de plataformas EAD com nossas dicas!5 min read

Contar com o auxílio da tecnologia já se tornou essencial para muitas empresas. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre quais funcionalidades são necessárias e quais as melhores opções no mercado. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar a fazer o melhor orçamento de plataformas EAD para a sua corporação.

Primeiramente, a empresa que irá contratar a plataforma precisa colocar essa como uma de suas prioridades. É preciso que a empresa e o gestor acredite e esteja engajado nessa novidade. Independemente de ser uma empresa multinacional ou um negócio local, as plataformas EAD são essenciais para auxiliar na capacitação e atualização de colaboradores.

Se você está em busca da plataforma ideal para você, que caiba no seu orçamento e ofereça as funcionalidades que você precisa, leia esse artigo.

– Veja também: Saiba como a migração de plataforma EAD pode ser a solução para seus desafios!

orçamento de plataformas ead

Conhecendo as plataformas de ensino  

Para fazer o seu orçamento de plataformas EAD, é preciso, antes de mais nada, entendê-las melhor. Para isso, faça uma extensa pesquisa de mercado sobre as principais plataformas existentes.

Importante: por esse ser um mercado relativamente novo, é possível se deparar com orçamento de plataformas EAD completamente diferentes. Fique atento nas promessas de cada empresa.

Durante esse extenso e importante processo de pesquisa, você observará que existem milhares de opções disponíveis. Mais do que isso, terá certeza que não existe plataforma certa ou plataforma errada. Existe a plataforma que mais se adequa aos seus objetivos naquele exato momento. Para acertar em cheio na hora de escolher qual a sua plataforma ideal – e antes mesmo de pedir e comparar o orçamento de plataformas EAD, você precisa definir algumas questões. São elas:

– Para que eu vou usar a plataforma?

– Quais as ferramentas eu preciso que a plataforma ofereça para mim?

– Eu mesmo farei a gestão ou vou terceirizar a produção e manutenção da ferramenta EAD?

Vale lembrar que as plataformas oferecem o armazenamento, distribuição e monitoração do seu conteúdo. Porém, cabe à você produzir a estratégia do treinamento, o material que será oferecido e o instrutor e/ou professor que conduzirá o possível curso/treinamento.

Com essas questões base entendidas e definidas, é hora de pesquisar o mercado.

– Você também pode se interessar por: Aprendizagem virtual, entenda como é o aprendizado no EAD

Hora de fazer o orçamento de plataformas EAD e definir os critérios de decisão

Você já sabe o que as plataformas fazem e as suas necessidades. Agora sim é hora de pesquisar o mercado. Você pode optar pelas ferramentas gratuitas ou pelas pagas. É claro que as pagas oferecem uma maior disponibilidade de recursos, mas, como dito anteriormente: cabe à você definir quais as estratégias e necessidades da sua empresa.

Para definir o que é melhor para você, entre em contato com as empresas que oferecem serviços/produtos lhe interessam. Ao conversar com uma fornecedora, aproveite para conhecer demais informações sobre a empresa, por exemplo: o posicionamento da marca, tempo de mercado, principais clientes, qual o principal serviço/produto que oferecem, entre outros.

Como as plataformas EAD são relativamente novas, uma dica é optar por uma plataforma que atue também com consultoria. Ou seja: tenha amplo conhecimento do assunto e auxilie a tomar decisões. Esse auxílio é importante pelo menos no começo da implantação da ferramenta, afinal, podem surgir várias dúvidas a serem solucionadas.

Cuidados com o orçamento de plataformas EAD

Após entrar em contato com a comunicação das plataformas, você receberá o seu orçamento. Não se deslumbre e opte direto pelo mais barato – ou pelo mais caro. O mais barato não significa que é o pior, assim como o mais caro não é garantia de qualidade. Como dito anteriormente: você precisa analisar o que é melhor para você naquele momento.

Para isso, é importante observar qual o seu cenário atual, orçamento disponível e objetivo a ser alcançado. Quais mudanças precisarão ser feitas para implantar a plataforma EAD? Quanto tempo será necessário para efetivar essa transição?

O importante é optar por sistemas flexíveis, que ofereçam personalização e sejam intuitivos. Isso porque: apesar de contar com uma empresa terceirizada para a produção de conteúdo, se for o caso, é importante que os gestores da empresa também tenham conhecimento sobre a plataforma e saibam mexer nela.

– Confira também: Ferramentas para EAD: quais são e como aplicá-las

Atenção aos seguintes fatores:

Ao fazer o orçamento de plataformas ead e optar pela sua preferida, fique atenta às seguintes situações – e veja quais são as suas prioridades:

1. O suporte oferecido pela plataforma é eficaz?

Se os responsáveis pela plataforma demoraram para retornar e-mail ou não possuem um bom suporte: fique atento!

2. A plataforma oferece relatórios com informações atualizadas?

De nada adianta contratar uma plataforma que faz mil promessas, mas oferece relatórios falhos, com dados faltando. Por isso, certifique-se disso logo no momento de fazer o orçamento.

3. É possível personalizar o conteúdo da plataforma de acordo com a identidade visual da sua marca?

Esse é um fator muito importante na hora de oferecer cursos ou quaisquer informação via EAD. Verifique todas as possibilidades para encontrar o que melhor atenda às suas necessidades nesse quesito.

4. Existem custos extras que foram mal explicados?

Ao adquirir a plataforma você já tem acesso a todas as suas funcionalidades ou é preciso pagar algum extra para ter outras ferramentas? Pesquise e pergunte sobre pacotes extras, módulos, templates, plugins, softwares, entre outros.

Com o conhecimento dessas informações, é hora de fazer o seu orçamento de plataformas EAD

Após essa leitura, você já:

  • Conhece o mercado das plataformas EAD;
  • Sabe quais as necessidades que a sua empresa possui – e devem ser cumpridas pela plataforma escolhida;
  • Sabe os cuidados que precisam ser tomados na hora de tomar a decisão final;
  • Tem um bom planejamento das ações a serem feitas por meio da plataforma EAD.

É hora de decidir qual a melhor solução para a sua empresa. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco que adoraremos ajudar!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias