Ferramentas para EAD: quais são e como aplicá-las

De alguns anos para cá, o ensino a distância tornou-se bastante popular fazendo com que o mercado desta área aumentasse cada vez mais. Com o avanço da tecnologia essa modalidade de ensino trouxe aos alunos uma maior experiência de aprendizado. Para que você possa colocar em prática essa modalidade em sua empresa vamos te apresentar algumas ferramentas para EAD.

Veja também: qual o momento certo para investir em uma plataforma EAD?

 

ferramentas para ead

 

Conheça as melhores ferramentas para ead

Para que um curso em ead seja bem executado é necessário conhecer as ferramentas para ead disponíveis e usá-las.

Cada uma das ferramentas têm suas particularidades e podem ser ou não utilizadas juntas. Veja a lista de ferramentas que separamos para você analisar e utilizar as que mais se adequam a sua realidade:

1- AVA

O AVA (ambiente virtual de aprendizagem) é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas. Nela ficam armazenadas todas as outras ferramentas que poderão ser utilizadas dentro do curso. Por exemplo, os materiais de estudo que serão lidos, links para artigos, vídeos ou áudios que possam complementar o aprendizado, entre outros.

O AVA pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada um e oferece uma melhor experiência para o aluno que for utilizar.

2- Fóruns

Dentro de cada aula ou módulo é possível deixar um espaço para um fórum de discussão. Para que assim os alunos participem, interagindo com outros alunos. Essa ferramenta possibilita a troca de experiências e conhecimentos.

Os fóruns de discussão são fixos e visíveis para todos os participantes, sendo um ótimo local para que alunos e professores compartilharem links e materiais de apoio.

3- Chat

O chat, diferente do fórum, é um espaço para interação durante uma aula. Dessa forma, alunos e professores conseguem trocar experiências sobre o assunto. Essa ferramenta visa a criação de vínculo entre os participantes.

4- E-mail

Apesar de haver locais dentro da plataforma para troca de experiência, o e-mail é uma ótima ferramenta para contato direto entre alunos e professores. Com ela, alunos com dúvidas mais específicas, problemas relacionados com o conteúdo ou a plataforma, ou mesmo contato para a posterioridade, podem entrar contato com o professor.

5- Blog

O blog é uma das ferramentas para ead que possibilita um aprendizado mais profundo de conteúdos relacionados com o que é apresentado nas aulas. Nele é possível disponibilizar conteúdos diversificados, servindo como um material auxiliar ao apresentado em curso.

Além disso, é um excelente canal para divulgação do seu curso. Nele é possível compartilhar de textos, áudios, vídeos e imagens sobre o conteúdo abordado, sendo uma ferramenta de fácil manuseio e edição.

6- Biblioteca virtual

É dentro das bibliotecas virtuais que os alunos podem consultar materiais que serão apoio durante o curso. Por exemplo, o professor cita uma obra em que o conteúdo todo é embasado, ele pode disponibilizá-lo para os alunos na biblioteca virtual.

 

Agora que você conhece as melhores ferramentas para EAD, veja qual se adequa mais com sua realidade e comece a utilizá-la para melhorar a experiência de seus alunos.

Gostou? Deixe um comentário com sua opinião.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias