como gravar vídeo aulas

Saiba como gravar vídeo aulas com nossas dicas

O mundo audiovisual está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Isso é possível observar no aumento de consumo de vídeos dentro das redes sociais e plataformas que suportam esse tipo de formato. Portanto, utilizar os vídeos como forma de estratégia para aumentar o engajamento em suas aulas é uma alternativa que, se bem executada, é uma ótima alternativa para melhorar seus resultados. Se você não tem conhecimento nessa área de atuação, continue lendo nosso post e saiba como gravar vídeo aulas.

Veja também: vídeo aula: Segredos para Construir, medir, aprender.

 

como gravar vídeo aulas

 

Aprenda como gravar vídeo aulas

Para começar a planejar as vídeo aulas é necessário, antes de tudo, ter um planejamento do conteúdo a ser apresentado. Esse planejamento será o norte e ponto central do andamento de suas aulas. Sem ele é impossível dar início a um projeto, pois a chance de não dar certo é grande. Se você não tem ideia de como começar a fazer seu planejamento, leia nosso post “como planejar conteúdos de cursos online”.

Após esse planejamento feito é necessário dividir o conteúdo por vídeo. É importante salientar que vídeos funcionam de formas diferentes que o conteúdo escrito. Cada tema dentro do seu cronograma pode ser separado em um roteiro para que não seja apenas um conteúdo jogado dentro do seu vídeo. No mundo audiovisual cada detalhe é importante e faz toda diferença para o sucesso de seu curso.

Aprenda a gravar vídeo aulas

Para aprender como gravar vídeo aulas é necessário fazer um planejamento e roteirização do conteúdo a ser apresentado. Para criar os roteiros de suas aulas é necessário adequar a linguagem a ser usada em seus vídeos. Lembre-se que em um vídeo é possível utilizar artifícios audiovisuais para que seus alunos entendam melhor o conteúdo. Dessa forma, a linguagem mais rebuscada e coloquial não caí bem. Quanto mais claro e direto você for, melhor. Isso não quer dizer que você precisa usar gírias, apenas ser o mais objetivo possível.

Talvez seja interessante para você: como fazer um roteiro para sua vídeo aula.

Depois do planejamento e roteiros prontos é hora de começar a colocar em prática. É normal não se sentir à vontade em frente às câmeras, para isso comece treinando.

Se você não possui equipamentos para fazer dar início a suas vídeo aulas, é possível fazê-lo diretamente de seu computador. Pode ser através de uma webcam ou, em notebooks que já possuem um câmera imbutida. Caso você tenha interesse em fazer um investimento em equipamentos para seus vídeos, leia nosso artigo completo. Nele descrevemos os modelos mais usados, suas funcionalidades, dessa forma, você pode escolher o que mais se adequa com suas necessidades.

Agora que você sabe como gravar vídeo aulas com esses passos simples comece a colocar em prática essa estratégia. Para que o resultado seja ainda mais satisfatório faça uma edição que conquiste visualmente seus alunos. Leia nosso artigo completo e saiba quais as melhores ferramentas de edição que se adequem às suas necessidades.

 

Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias