planejar conteúdos de cursos online

Como planejar conteúdos de cursos online

Planejar conteúdos de cursos online, principalmente se você é um criador de primeira viagem, pode não parecer fácil. Então, antes de começar a colocar a mão na massa vamos mostrar os primeiros passos para facilitar essa etapa inicial.

É preciso entender que esse modo de criação pode ser utilizado para instituições de ensino, bem como treinamento para empresas. Confira nesse artigo como planejar conteúdos de cursos online.

planejar conteúdos de cursos online

Planejar conteúdos de cursos online: Como fazer?

Algumas pessoas acabam emperrando no momento de planejar cursos online, pois sempre surgem dúvidas como “para quem e como vou ensinar?”.

É preciso ter calma neste momento. Você não precisa ser um expert ou mesmo ter experiência como professor para planejar conteúdos de cursos online. O que você precisa é ter autoridade no assunto que irá ministrar, desta forma você já estará um passo à frente para lançar seu projeto.

Planejamento

Primeiramente pense em qual assunto você irá abordar. Analise seu público e o nicho qual ele pertence e veja os principais temas que são de interesse. Agora já é possível e necessário refinar sua ideia. Antes de tudo, é preciso entender que o professor não será aquele que ensinará tudo a todo mundo. É preciso afunilar, quanto mais específico melhor.

Entenda qual é seu público-alvo e o que eles buscam aprender. Você pode utilizar as redes sociais como sua aliada ou até mesmo fazer um formulário e utilizar as respostas como base para criar suas aulas. Onde quer que esteja seu público, ache-o e descubra suas dores.

Dica: saiba quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo para seus alunos.

Crie uma planilha com todas elas e organize-a de uma forma que fique mais visual e fácil de entender os dados. Agora é preciso ter foco.

Estruturação

Agora é o momento em que você escreve o passo a passo enquanto está a planejar conteúdos de cursos online. Junte o público que você irá atingir e suas respectivas dores e mão na massa.

Se o assunto que você irá abordar necessita de um conhecimento mais avançado, crie módulos diferenciados para que seja possível aprofundar-se mais. Para que seu curso seja melhor estruturado pense em criar, pelo menos, quatro módulos.

Depois de separar o tema de seu curso divida-o em módulos – do mais básico ao avançado – para que os alunos que precisarem de um embasamento não fiquem para trás. Assim, seu conteúdo fica completo. Após isso, monte suas aulas de acordo com a densidade do módulo. Se o módulo é mais básico, dê informações que sejam base para o aprendizado posterior de seu aluno. E só assim é possível criar os roteiros das aulas e partir para a gravação.

Dica: se coloque no lugar de seus alunos e veja se as dúvidas que você listou são sanadas durante o curso. Assim, você consegue criar módulos de sequência de ensino.

Criação de roteiro

Com suas aulas já bem estruturadas está na hora de criar um roteiro, nesta etapa escreva qual o conteúdo da sua aula, do começo ao fim. Não economize palavras, descreva o que será passado nos mínimos detalhes.

Dica: para cada aula e módulo crie um roteiro detalhado, sempre pensando na experiência do seu aluno, assim as chances de erros diminuem. Lembre-se, o roteiro será a base para o conteúdo e forma de apresentação de suas aulas.

Dependendo do seu público, a forma de apresentação de suas aulas poderá ser mais visual ou com mais texto (ou a mistura dos dois).

Veja também: Como fazer um roteiro para sua vídeo aula

Chegou a hora de planejar sua videoaula

Com toda a trajetória até aqui você já tem bons materiais em mãos. Mas é preciso entender que a forma como escrevemos nem sempre é a melhor maneira de ser dita em vídeos. A linguagem é mais coloquial, então esteja atento a isso.

Faça uma reunião com todos os envolvidos com o projeto. Analise todas as ideias e organize-as para que seja produzido apenas aquilo que vale a pena ser mostrado. Dessa forma, seu conteúdo fica com boa qualidade o que demonstra autoridade no assunto.

Para que seus vídeos saiam na qualidade em que você deseja, é necessário responder algumas perguntas:

  • Já tenho datas pré estabelecidas para a gravação?
  • Em qual local serão gravados meus vídeos?
  • Tenho os equipamentos necessários?
  • Quem apresentará o conteúdo?
  • Qual metodologia seguirei para a apresentação do meu conteúdo?
  • Qual orçamento será necessário para a produção desse vídeo?

Com essas questões decididas, calendários preenchidos e roteiros devidamente feitos, está na hora de produzir!

Como produzir bons vídeos?

Conforme falamos no item anterior, é preciso saber dos equipamentos que serão necessários. Ainda não sabe quais são os mais adequados para os seus vídeos? Veja em nosso artigo qual a melhor câmera para suas videoaulas.

No dia da gravação veja se o cenário está como o planejado. Observe tudo com cuidado para que a gravação saia com bastante qualidade. Veja se há luz o suficiente, se o local está silencioso e se a bateria de sua câmera está carregada.

Com tudo nos conformes, vamos a uma das partes mais importantes: a divulgação!

Divulgar para vender

Nessa etapa, todos os dados que você separou no início serão essenciais para definir como será feita a divulgação. Separe um tempo para analisar os dados e criar uma estratégia matadora de divulgação, ela definirá o sucesso ou fracasso do seu negócio. Então, muita atenção para esse passo.

Defina a forma de monetização do seu curso: venda pontual dos cursos ou venda de assinatura (também chamada de receita recorrente, visto em modelos como Netflix e Spotify). Com a forma de venda bem definida, é necessário fazer com que sua oferta chegue até as pessoas. Isso pode ser feito de várias formas, confira:

  • Redes sociais;
  • Divulgação para sua base de e-mails;
  • Anúncios pagos.

Agora, com sua estratégia definida, está na hora de vender.

Viu como planejar cursos online não é um bicho de sete cabeças? Basta investir tempo para estruturar todos os pontos e fazer com que seu curso online atinja todos os objetivos que você e seus alunos esperam.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias