Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais

Como divulgar cursos online nas mídias sociais

Não faz ideia de como divulgar cursos online nas mídias sociais? Este texto te ajudará. Focaremos no trabalho das mídias sociais e será explanada a parte básica sobre o que é necessário para saber utilizá-las. Os principais tópicos abordados serão:

  • Formas de se organizar
  • Ferramentas para otimização do seu tempo
  • Como analisar dados que as mídias sociais fornecem
  • Quais mídias sociais utilizar
  • Como gerar leads

Mas antes de tudo: Por que utilizar mídias sociais?

Na verdade, a pergunta que cabe neste caso é: por que não utilizar mídias sociais? Hoje, percebemos que a facilidade em possuir acesso a internet e uma rede social é grande. Muito difícil encontrar alguém que não possua alguma rede social, seja ela qual for.
Para o seu negócio, é de extrema importância estar presente nestas redes de relacionamento, afinal, cria uma proximidade com seus clientes e uma facilidade de contato muito maior em relação a outros meios, como por exemplo, o email.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais
Outro ponto importante é a visibilidade. Se alguém curtiu sua página, ela logo vai para o feed de notícias de outras pessoas, seja curiosos ou possíveis interessados no seu conteúdo, que irão interagir com seu negócio.

Quais mídias sociais utilizar para divulgar cursos online?

O que podemos adiantar, é que não há receita de bolo para saber qual rede social é a certa para seu negócio. Porém, o que você deve fazer para descobrir, se baseia em 2 pontos. O primeiro é: defina seu público alvo.

Ao defini-lo, você consegue entender em qual mídia eles estão inseridos, facilitando no planejamento de estratégias para chegar até eles. Não faz sentido por exemplo, você utilizar uma rede social e seu público alvo estar em outra. É importante saber quem é seu cliente atrás da tela do computador para então, ter uma noção de qual mídia é a certa. Mais uma vez: estude seu público.

Outro ponto é realizar testes. Ok, você já sabe qual é seu público, em qual mídia ele se concentra, e agora? Faça testes de horário, chamadas, até encontrar o ideal, assim você entenderá a dinâmica das redes sociais e do seu público.

Como gerar leads?

Primeiro ponto: frequência de posts. Não adianta fazer um post hoje e outro só daqui dois ou três meses, pois é um espaçamento de tempo muito grande e as pessoas que curtem sua página podem se esquecer dela e se perguntar o motivo que as levou a curti-la. Ou até, se seu negócio acabou. É aqui que aquele ditado “Quem não é visto não é lembrado” se aplica.
Então sim, deve existir uma frequência de posts com uma chamada correta e isso demanda testes.

Outra coisa: Não esqueça do conteúdo! Estamos em uma época Buzzfeed de chamadas rápidas e imagens extravagantes, que atiçam sua curiosidade, porém, não é só isso. Não adianta possuir uma chamada linda e um conteúdo pobre, que não prenda a atenção de quem está lendo. Ter um número considerável de pessoas abrindo seu link porém não absorvendo o conteúdo, não é produtivo, por isso, sempre aposte na qualidade do conteúdo para atrair pessoas interessadas e engajadas.

Ok, preciso de um conteúdo de qualidade. Mas o que é um conteúdo de qualidade?

Um conteúdo bacana, é aquilo que seu público-alvo procura. Parece simples, não é? Porém, é isso mesmo. É de extrema importância que você saiba com quem está falando. Não adianta criar conteúdo X se seu público quer Y. Esta é a base da base. Sabendo disso, você sabe para quem vai direcionar seu material.

Outra coisa importante, que vai sair um pouco do âmbito orgânico que estamos tratando, porém é de grande importância, são as campanhas pagas. As redes sociais limitam o alcance e as visualizações da parte orgânica, dando uma porcentagem X para quantidade de seguidores que você possui. Já com as campanhas pagas, essa limitação não existe e o alcance é muito maior. Porém, não vamos aprofundar muito neste quesito, afinal, nosso foco é a parte orgânica.

Ferramentas de edição de imagens

Se você não entende muito bem como utilizar softwares de edição, você pode utilizar estes sites para facilitar seu trabalho:

Todos eles são de criação de imagens. O Snappa foi um dos que utilizamos por muito tempo na Eadbox. Ele possui tudo bem sinalizado, a qualidade, o tamanho e todas as opções para cada rede social. Mas de modo geral, todas estas ferramentas facilitam bastante seu trabalho, além de serem fáceis de entender e intuitivas.

Ferramentas para análise das mídias sociais

Separamos 3 ferramentas para auxiliar você na análise de dados das suas redes sociais. Mas antes, vamos te mostrar uma que não estará listada entre elas, por ser o básico do básico, que é o próprio Facebook, ferramenta para dar o pontapé inicial em como lidar com as mídias sociais.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais
Acesse em sua página Informações > Pessoas e acompanhe os dados

O mais importante para quem está começando a lidar com mídias sociais é saber com quem está falando. Como reforçamos acima: quem é seu público. No caso do facebook, ele mostrará seus fãs, quem está curtindo e interagindo com a página.
Usando a Eadbox de exemplo, podemos perceber na imagem acima que quem predomina no número de curtidas são homens de 25 a 34 anos. Com este tipo de informação, é possível ter insights e saber com quem está lidando, para aperfeiçoar e mudar a linguagem específica para o público, se conectando com ele mais facilmente, entre outras situações.

Como foi destacado anteriormente, este é o pontapé inicial para saber qual chamada usar e como manter o relacionamento com seus seguidores.
Outro detalhe importante é analisar o horário de publicação de seus posts. O Facebook te fornece essas informações, mas de maneira bem básica, com os picos de horário que as pessoas mais acessam sua página e os dias da semana com mais usuários online. Com isso é mais fácil saber qual melhor hora para liberar seus posts.

Agora você pergunta: Por que o Facebook?

Porque é uma rede social de extrema importância, onde o alcance é muito maior e a interação também é constante. Ou seja, querendo ou não é um dos primeiros lugares que as pessoas irão buscar seu negócio.

Agora vamos lá para as ferramentas prometidas no início do tópico.

Esta ferramenta possui dois modos de utilização. A parte gratuita, e a parte paga. Você deve analisar qual das duas e encaixa melhor para as necessidades do seu negócio. A parte gratuita obviamente é mais limitada, porém, pode te ajudar. A dinâmica do site funciona da seguinte forma:

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais Página incial da fanpage karma

Ela te mostra tudo que você tem que saber sobre sua rede social, como está indo no engajamento e mais, existe a opção de procurar seus concorrentes. É claro que as informações dos concorrentes não serão detalhadas, porém, o básico que você precisa saber sobre eles.
Por exemplo, de início podemos avaliar nosso números de fãs, crescimento da semana, engajamento e ao lado a performance de perfil. Performance de perfil é uma conta que a ferramenta cria fornecendo dados sobre o crescimento da semana, ou seja, quantos likes sua página recebeu, a interação e o engajamento, e logo após faz o cálculo da porcentagem de performance.

Outra opção legal é que eles separam as tags mais pontuadas para usar em outras redes sociais, horários mais vistos e qual lugar está seu tráfego, ou seja, as pessoas estão acessando sua página de onde? Celular, computador, tablet? A ferramenta dá estas informações de maneira detalhada, o que é importante para saber qual tipo de post você fará para cada plataforma.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociaisRelatório mensal fanpage karma

Aqui é possível avaliar o relatório mensal. Ao analisarmos a imagem, vemos de onde estão vindo as pessoas que curtiram a redes sociais e o tipo de tecnologia que estão usando, seja computador ou celular.
Se preferir não optar pelo plano pago, é possível utilizar a ferramenta por 14 dias gratuitos.

Esta ferramenta está sendo utilizada atualmente por nós e a indicamos bastante, por ser completa. Em primeiro lugar, ela mostra o crescimento do período. Na imagem abaixo não está claro o período, porém, o azul claro é de janeiro e azul escuro de dezembro. O crescimento nada mais é de quantos likes você está tendo e o site faz o comparativo dos meses.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais Crescimento no período de Dez – Jan

É importante possuir esta ferramenta para saber qual rede social as pessoas estão curtindo mais para então, utilizá-la. O exemplo acima é do Facebook, porém é possível gerar dados de outras redes sociais, como Twitter, Instagram, etc.
Na imagem abaixo utilizamos o Twitter para a análise de qual o melhor horário para postagem. O mLabs indicou que a melhor hora para postar no Twitter é no domingo das 11h às 12h, então, com esta informação fica fácil possuir insights.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais Análise de melhor período para postagem no Twitter

A ferramenta Fanpage Karma gera estes dados para todas as mídias sociais, inspirando futuros posts para engajar pessoas de maneira mais efetiva.

Última ferramenta que separamos, que também é completa, principalmente por te ajudar na organização de posts. Assim como no mLabs, no RDstation é possível programar suas postagens, facilitando o dia a dia sem precisar entrar em cada rede social para postar seu conteúdo, ou seja, você pode fazer isso diretamente da ferramenta, otimizando seu tempo.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais Programação de posts no RDstation

A ferramenta fornece um calendário para saber onde estão indo seus posts e a frequência, que como abordamos no início deste texto, é muito importante e analisar quantas curtidas, compartilhamentos e alcance suas postagens estão atingindo. Resumindo, ela faz os relatórios do seu conteúdo para você extrair os dados e fazer um planejamento mais efetivo.

E agora, como se organizar para divulgar cursos online?

Na Eadbox utilizamos uma planilha de fácil acesso para que todos consigam acompanhar o planejamento e a forma de organização, além de separar os dados de maneira correta.

Webinar como divulgar cursos online nas mídias sociais
Planilha Social Media

A planilha possui dia, horário, qual a rede social utilizada, texto da chamada e o link da plataforma que disponibilizamos o conteúdo. É muito importante possuir um tipo de material assim, pois pode servir de dados futuramente em alguma análise ou então apenas para buscar alguma informação específica. Foi pensando nisso que disponibilizamos este material, para você utilizar da melhor maneira no seu negócio e divulgar cursos online da melhor maneira. E não esqueça: utilize todas as opções que estiverem ao seu alcance para otimizar seu tempo de trabalho!

CTA Trial

trial


Categorias