5 bons motivos para começar a utilizar agora em seu negócio

Webinars: 5 bons motivos para começar a utilizar agora em seu negócio

Se você tem uma boa ideia e quer produzir conteúdo para atrair seus clientes, a resposta pode estar na câmera de seu computador, a um baixo custo, e de maneira simples. Um webinar, também conhecido como seminário online, é uma excelente estratégia de marketing de conteúdo para gerar leads e atrair novos clientes.

Se você está se perguntando o que é um webinar? É simples: em sua essência, podemos dizer que um webinar é quando alguém ministra uma palestra ou aula online, em tempo real, através de alguma plataforma. Recomenda-se que a plataforma tenha o recurso de comentários ou chat, para que possa a haver interatividade com o público, tornando-se uma via de comunicação de mão dupla, na qual a pessoa que está ministrando a aula consiga dar voz para os participantes.

O webinar é uma forma rápida e dinâmica de disseminar conhecimento. Basta um computador com webcam, microfone e a acesso à internet. Um webinar pode servir para a divulgação de aulas, palestras, reuniões, debates, encontros virtuais, apresentação de produtos, serviços e vendas, possibilitando interatividade entre o palestrante e o público.

Em uma era onde o consumo de plataforma de vídeos por streaming vem aumentando, tais como Netflix, Hulu ou Amazon Prime, o aprendizado através de plataformas de ensino a distância vêm crescendo, e muitas instituições estão baseando seus modelos de negócios em aulas ou seminários na web. Mas como começar?

Se você já produz textos voltados para o marketing de conteúdo, essa é a hora de você começar a redimensionar o seu plano de marketing e começar a utilizar agora o webinar. Se você ainda tem dúvidas, vamos listar cinco boas razões para você começar a usar hoje esta ferramenta a seu favor.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

Leads qualificados e retenção de clientes

Existem várias plataformas de transmissão de vídeo que possibilitam a interatividade direta entre quem está ministrando uma palestra e o público. De maneira rápida e simples você pode ter acesso a diversos potenciais clientes e trocar informações e conhecimento com eles.

Um webinar pode estreitar o seu relacionamento com seus clientes de uma maneira muito mais rápida eficiente do que o e-mail marketing, por exemplo. Sem contar na possibilidade de produção de conteúdo segmentado para cada fase do funil, alinhando aos variados perfis de público. Além disso, as pessoas inscritas em seu webinar se tornam leads já qualificados, ou seja, elas estão interessadas em suas vídeo aulas, elas querem saber o que você tem a dizer sobre o tema que você aborda.

Torne-se uma referência através do webinar

Com um webinar bem feito, com informações qualificadas e conteúdo interessante, aliado ao curso virtual, você não apenas permite o público aumentar o contato com você e sua empresa, como também transmite credibilidade e passa a aumentar as chances de se tornar referência em sua área. O alcance de um webinar é ilimitado, as únicas barreiras entre o seu conteúdo e o seu potencial consumidor é uma conexão de internet banda larga e o idioma.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Colete dados com mais precisão

Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que nem sempre os usuários preenchem de maneira correta seus dados. Mas com webinars a situação é um pouco diferente. A identificação do espectador com o palestrante provoca um vínculo de confiança, e o leva a querer acompanhar os seus outros vídeos. Esta fidelização faz com que o prospect só consiga ter acesso à transmissão ao vivo ao receber um link por e-mail, fazendo que a probabilidade dele inserir uma informação ou um dado errado, seja bem menor.

Utilize o webinar como conteúdo

O conteúdo de seu webinar não se perde com o fechamento da sala de aula virtual. A gravação pode ser utilizada em um vídeo no canal no YouTube, fazer parte de um texto em seu blog e ou até mesmo como uma recompensa digital. Os slides que você possa vir a utilizar podem virar um ebook ou ser disponibilizado em alguma outra plataforma. Isso vai aumentar o fluxo constante de leads qualificados, já que seus conteúdos ficam à disposição de qualquer pessoa, a qualquer momento, podendo focar seus esforços nas vendas, pois todo o processo de atração, conversão e fidelização pode ser feito através do webinar.

Fidelização a baixo custo

Quem já conhece e confia no seu trabalho tem mais chances de comprar produtos com maior frequência e recomendar para conhecidos. Quantas marcas que você conhece e foram recomendadas a você que nunca tiveram uma única propaganda na televisão aberta? A propaganda boca a boca é extremamente eficaz e o webinar é ideal para este tipo de abordagem, pois você gera o vínculo olho no olho, através do vídeo, e ainda interage através do chat.

A taxa de conversão de um webinar é de, em média, 10%. Além disso, você precisa apenas de acesso a internet, uma webcam e um microfone, que pode até ser o nativo do notebook, para começar a produzir, e a maioria das plataformas de ead não cobram a mais para produzir conteúdo audiovisual, fazendo que o custo-benefício seja mais alto que o investimento.

Dicas Bônus

Se você deseja inserir seu webinar em sua estratégia de marketing de conteúdo e começar hoje a produzir conteúdo audiovisual, se atente antes a algumas dicas importantes para que você não desperdice tempo, ou tenha algum problema na hora de fazer seu vídeo.

Sempre cheque se seus equipamentos estão em ordem. Pode parecer algo muito simples, mas a possibilidade de fidelização de um cliente quando o vídeo é bem feito e tem uma boa qualidade técnica é maior, lembre-se que no ead o importante é o conteúdo. Verifique, antes de começar a transmitir, se seus microfones estão em perfeitas condições; se sua câmera está funcionando e, claro, se a sua internet está em com uma boa velocidade de conexão.

Selecione seus conteúdos e tenha um plano de comunicação. Quando produzir um webinar, já tenha em mente qual tema você deseja explanar e qual a pessoa estará no vídeo. Isso é muito importante, na hora de você ter um plano de comunicação para seus vídeos, e divulga-los em seu blog e redes sociais. Caso queira optar por gravar o webinar, disponibilize o link em seus canais próprios e adicione o vídeo no Youtube, no futuro você ainda gera tráfego orgânico e seu conteúdo poderá te trazer bons frutos.

Se você gostou das dicas, não perca tempo e comece hoje a produzir seu webinar.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias